A solenidade foi realizada no Plenário do Tribunal, com público reduzido, respeitando as medidas preventivas contra a Covid-19. A posse também foi transmitida ao vivo pelo canal do TCDF no YouTube.
O presidente do TCDF, Conselheiro Paulo Tadeu, ressaltou a capacidade técnica e operacional da Corte de Contas para fiscalizar os gastos públicos do DF. “Por suas competências, pelo quadro de auditores e pelo caráter obrigatório de suas decisões, o Tribunal de Contas constitui a primeira trincheira de combate à fraude e à corrupção na administração pública”, disse.
O Conselheiro também frisou a importância do papel pedagógico do TCDF – seja por meio das capacitações oferecidas aos jurisdicionados, seja por meio da atuação preventiva nas fiscalizações, em que o Tribunal se coloca como orientador para que os prejuízos sejam evitados.
Ele destacou ainda o investimento que o TCDF tem feito em ferramentas de transparência ativa e controle social. Como exemplo, citou o site Fiscaliza Covid e o Painel de Acompanhamento da Gestão Orçamentária e Financeira do DF, lançados no ano passado.
O Conselheiro André Clemente lembrou que o Tribunal de Contas tem a responsabilidade de aprimorar políticas públicas e de aperfeiçoar entregas em áreas importantes como saúde, educação, segurança, infraestrutura, além de áreas sociais.
Já o Conselheiro Márcio Michel chamou atenção para o papel do TCDF na fiscalização dos gastos públicos e para a qualidade do trabalho desempenhado por membros e servidores da Corte.
Além de ressaltar que o concurso para auditor do TCDF é um dos mais difíceis do Brasil, o conselheiro Renato Rainha salientou que o trabalho exercido por esses servidores pode influenciar positivamente na qualidade de vida da sociedade, especialmente da população mais carente.
O conselheiro Manoel de Andrade também ressaltou o papel do Tribunal para assegurar ao cidadão comum o acesso a recursos e ações governamentais.
Já o procurador-geral do Ministério Público junto ao TCDF (MPjTCDF), Marcos Felipe Pinheiro Lima, lembrou que o TCDF e o MPjTCDF estão sempre abertos para receber de qualquer pessoa denúncias a respeito da má aplicação de recursos públicos ou de mau funcionamento dos serviços públicos. O procurador do MPjTCDF Danilo Morais também destacou a relevância do Controle Externo para a sociedade do DF.