TCDF

Palestra, homenagens e emoção marcam os 10 anos da Escola de Contas do TCDF 

Numa tarde recheada de histórias, homenagens, memórias e emoções, a Escola de Contas do Tribunal de Contas do Distrito Federal celebrou sua primeira década de existência.   

Servidores, colaboradores, membros e instrutores da Escon participaram da uma cerimônia realizada nesta quinta-feira, 5 de dezembro, que contou um pouco da trajetória dos 10 anos da Escola. 

Na abertura do evento, o conselheiro e regente da Escon, Renato Rainha ressaltou o papel da unidade para o controle externo e para a sociedade e agradeceu aos conselheiros que apoiaram a Escola de Contas desde a criação (em 2013). Rainha ainda enalteceu o trabalho realizado pela equipe. “Estar como regente da Escola de Contas foi o maior presente que eu recebi deste tribunal, trabalhar com essa equipe extraordinária foi um imenso prazer. Tenho certeza de que avançamos muito e assim continuaremos na próxima gestão”, defendeu. 

        

O decano da Corte, conselheiro Manoel de Andrade também exaltou o papel pedagógico desenvolvido pela Escon. “Esse trabalho que a Escon faz de qualificar, educar, traduzir o trabalho do Tribunal de forma didática, direta e simples é essencial para aproximar a sociedade da Corte de Contas.”, elogiou.  

A diretora da Escon, Ivana Dessen, lembrou da trajetória da escola desde a fundação e expressou orgulho “Eu vejo sentido no meu dia a dia ao ver que o lugar onde eu trabalho muda a história, muda a vida das pessoas do tribunal e do nosso quadradinho. Nós temos um propósito na Escon e sabemos claramente qual é.”, confessou.  

        

Já o chefe do Núcleo de Excelência em Gestão, Paulo Daltro, fez questão de exaltar a participação dos instrutores da Escola de Contas. “Ser instrutor da Escola de Contas é mais do que cumprir um programa de ensino é assumir também uma responsabilidade de formar cidadãos que sejam comprometidos com a gestão pública eficiente, transparente e ética. Hoje nós estamos aqui não apenas para reconhecer o conhecimento técnico, mas a confiança e, sobretudo, a coragem em assumir a missão de ensinar.”, reconheceu.  

A cerimônia também contou com homenagens aos instrutores, ex-servidores da Escon e servidores de outras unidades que colaboram para que o trabalho realizado pela Escola alcance mais pessoas.  

Por fim, uma palestra com o montanhista e autor de livros Gustavo Ziller, um dos poucos brasileiros a conquistar o Monte Everest, inspirou os participantes do evento.  

      

Sobre a Escola: Fundada em 2013, com o objetivo de promover a qualificação e o desenvolvimento profissional dos membros e servidores da Corte, sociedade civil e órgãos do governo, a Escola de Contas do TCDF se firmou como importante instrumento de educação, difusão do conhecimento e fortalecimento do controle social. 

Sair da versão mobile