TCDF

Presidentes de Tribunais de Contas visitam futuro laboratório de asfalto do TCDF

Reunidos em Brasília para debater o fortalecimento das instituições de Controle Externo, os presidentes dos Tribunais de Contas Estaduais e Municipais de todo o país visitaram as instalações do futuro laboratório de asfalto do Tribunal de Contas do Distrito Federal. A ideia da Corte é atuar no momento em que a obra está sendo realizada para acompanhá-la em tempo real. Assim, será possível determinar que as empresas contratadas façam a correção dos erros encontrados antes do pagamento e evitar possíveis prejuízos aos cofres públicos.

Durante a visita, o presidente do TCDF, Conselheiro Renato Rainha, contou que como o Tribunal vem implementando essa abordagem inovadora na fiscalização das obras de pavimentação do DF. Antes, o TCDF fazia apenas inspeções visuais e análise de contratos, planilhas orçamentárias e medições. A Corte inovou, primeiramente, ao contratar o maior especialista em asfalto do país para capacitar os auditores do Núcleo de Fiscalização de Obras por meio do Curso de Obras Rodoviárias com foco na Manutenção e Recuperação de Pavimentos.

Em seguida, o TCDF passou a colher amostras do novo asfalto das vias urbanas do DF e avaliar a qualidade dessa pavimentação asfáltica. Utilizando uma sonda rotativa, os auditores do TCDF removeram mais de 300 amostras da capa asfáltica. Com esse material, são feitos vários testes em laboratórios parceiros. São avaliados, por exemplo, os índices de compactação; o traço do asfalto (mistura de componentes); e o percentual de ligante existente no pavimento (material que dá a liga que une todas as outras substâncias que compõem a massa asfáltica). Após a inauguração do espaço, que está marcada para o dia 21 de setembro de 2016, esses exames serão feitos no laboratório do próprio TCDF.

Sair da versão mobile