TCDF

Solenidade marca posse para nova gestão do TCDF

Na tarde desta quarta-feira, 1º de fevereiro, os Conselheiros Márcio Michel, André Clemente, Manoel de Andrade, Paulo Tadeu e Renato Rainha participaram da cerimônia de posse como presidente, vice-presidente, corregedor, ouvidor e regente da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Distrito Federal, respectivamente. A sessão solene foi transmitida ao vivo pelo YouTube e contou com a participação de servidores da casa e convidados.

A eleição para a gestão durante o Biênio 2023/2024 ocorreu em dezembro. Os mandatos, que têm duração de dois anos, começaram em 1º de janeiro de 2023 e seguirão até 31 de dezembro de 2024, conforme art. 15, §1º do RI/TCDF.

Durante a cerimônia, o novo presidente do TCDF, Conselheiro Márcio Michel, fez um agradecimento especial à sua mãe, dona Dolores, aos demais conselheiros, e ressaltou a importância de todo o quadro do Tribunal para uma gestão de sucesso. “Espero que o TCDF seja referência entre os tribunais que temos no Brasil. Para que isso aconteça, conto com a colaboração de todos conselheiros, membros do MPjTCDF, servidores, colaboradores e terceirizados do TCDF. A Presidência desta casa só terá sucesso se os senhores me ajudarem nesta missão”, enfatizou.

O Conselheiro Inácio Magalhães elogiou a iniciativa do presidente Márcio Michel em realizar a cerimônia de posse, algo inédito no Tribunal. “Entrei aqui em 1992 como auditor de controle externo e nunca houve uma posse solene como esta. A iniciativa é importantíssima, inclusive para dar publicidade ao novo corpo deliberativo de gestão do Tribunal”, enfatizou.

O Regente da Escola de Contas, Conselheiro Renato Rainha, se comprometeu em dar continuidade ao trabalho realizado pela Escola de Contas e colaborar para que ela se fortaleça como entidade de formação, qualificação e excelência do Tribunal.

O corregedor, Conselheiro Manoel de Andrade, ressaltou a trajetória profissional do agora presidente Márcio Michel como delegado e deputado distrital e seu conhecimento sobre as questões que permeiam a fiscalização a serviço da sociedade do Distrito Federal.

Já o Conselheiro Paulo Tadeu, presidente do Tribunal na gestão anterior e agora empossado como ouvidor, enfatizou sua confiança de que o Conselheiro Márcio Michel irá continuar cumprindo a missão constitucional do TCDF para garantir o bom funcionamento dos serviços públicos no DF.

Por fim, o vice-presidente, Conselheiro André Clemente, salientou a importância do TCDF para a manutenção da democracia. “O respeito ao Estado Democrático de Direito, às suas instituições e às suas leis passa necessariamente pela entrega de políticas públicas. E esse Tribunal tem uma função primordial no fortalecimento do Estado Democrático de Direito. Que sejamos exemplo de entregas, fiscalização e controle externo para a sociedade do Distrito Federal.”

Para o Biênio 2023-2024, o presidente Márcio Michel elencou como prioridade de sua gestão a qualidade na execução dos processos de trabalho, a celeridade processual, o gerenciamento de riscos e uma atuação sistêmica.

Sair da versão mobile