TCDF

TCDF lança sistema ADA para monitoramento automatizado de decisões por gestores distritais   

Nesta semana, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) lançou oficialmente o sistema Análise de Decisões Automatizada (ADA) na internet, com a participação de gestores da Controladoria-Geral do DF (CGDF), da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) e do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges/DF). A ferramenta permite obter rapidamente dados sobre o cumprimento das decisões da Corte pelos órgãos públicos distritais.  

O ADA, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TCDF, utiliza Inteligência Artificial (IA) para analisar as decisões do Tribunal e apresentar o percentual de cumprimento das decisões e recomendações do Tribunal nos últimos cinco anos. A ferramenta também permite verificar decisões cumpridas parcialmente. Além da visão geral, é possível verificar a situação quanto ao cumprimento de itens de decisões do TCDF em cada órgão público distrital ou em cada processo.  

O presidente do Tribunal, Conselheiro Márcio Michel, destaca que a ferramenta é especialmente útil para gestores públicos e para o controle interno distrital, pois facilita o monitoramento do cumprimento das decisões da Corte de Contas. “Com o sistema ADA, quando um gestor assumir uma Secretaria de Estado, por exemplo, ele poderá saber de imediato como aquela Secretaria está em relação às decisões do TCDF e adotar providências para garantir conformidade com as determinações do Tribunal de Contas”, explica.   

A ferramenta também reforça o compromisso do TCDF com o controle social, pois as informações estão disponíveis para qualquer cidadão, que pode cobrar os órgãos distritais diretamente.

O sistema ADA está disponível no menu lateral direito do site oficial do TCDF (www.tc.df.gov.br) ou diretamente pelo link: https://ada.tc.df.gov.br/. 

Sair da versão mobile