A programação teve início com o debate sobre “Os desafios da gestão dos resíduos sólidos no Distrito Federal”. “Precisamos encerrar dos lixões e melhorar a gestão de resíduos sólidos no Brasil. Isso é urgente. Daí a importância de eventos como esse, com a presença de diversos atores debatendo o tema. Diálogos permanentes promovem resultados mais rápidos e eficientes”, disse o regente da Escola de Contas do TCDF, conselheiro Antônio Renato Alves Rainha, durante a abertura do seminário.
A mesa de conversa contou com a participação do professor da Universidade de Brasília (UnB) Paulo Celso dos Reis Gomes; das servidoras do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) Fernanda Ferreira e Andréa Almeida; e do secretário de Fiscalização Especializada do TCDF, Alexandre Pedrosa Pinheiro.
A presidente do Ibraop, Adriana Portugal, agradeceu a presença do vice-presidente do TCDF, Conselheiro André Clemente, e de todos que prestigiaram o evento. “No início do ano, compus a mesa de abertura do Seminário “Inovação em Gestão e Valorização dos Resíduos”, em Recife (PE). E o case do Aterro Sanitário de Brasília foi citado e pensei: por que não levar esse tema para debate no Distrito Federal? Foi quando surgiu a ideia desse evento”, disse.
A Nova Lei de Licitações e Contratos é o tema do painel que será apresentado no período da tarde, por Pedro Jorge Rocha de Oliveira, que é auditor aposentado do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) e ex-presidente do Ibraop.