Na próxima terça-feira, dia 27 de junho, o corpo técnico do Tribunal de Contas do Distrito Federal vai visitar hospitais públicos do DF para avaliar a oferta dos serviços de endoscopia, principal exame para detecção de alterações e doenças em órgãos como o esôfago, o estômago, o duodeno e o intestino. Os auditores de Controle Externo do Tribunal vão verificar, entre outras questões, se há equipamentos, salas e profissionais capacitados para a realização desses exames.
Nas visitas, serão analisadas também as condições dos ambientes, a oferta de insumos e de medicações para a realização dos exames.
A ação faz parte de uma Auditoria em curso no Tribunal que avalia a eficácia e a eficiência na prestação dos serviços de endoscopia na rede pública de saúde do Distrito Federal, incluindo a oferta, o tempo de espera e os sistemas de gerenciamento das demandas por exames endoscópicos, bem como os contratos de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos utilizados.
Recentemente, o TCDF acolheu uma representação que também apontou insuficiência de aparelhos para exame de colonoscopia disponíveis para a população (00600-00002127/2023-90-e). Segundo o documento, dos 12 aparelhos de colonoscopia existentes no Hospital de Base do Distrito Federal, apenas dois estariam em funcionamento, afetando significativamente o atendimento à sociedade. Segundo a representação, a longa espera por exames de colonoscopia resultou em grande volume de ações judiciais contra a SES/DF, condenada diversas vezes a pagar por exames na rede privada.
COLETIVA DE IMPRENSA
Os veículos de comunicação interessados em acompanhar uma das visitas deverão encaminhar nome, telefone para contato e veículo de comunicação para o e-mail imprensa@tc.df.gov.br até segunda-feira, (26/06). Ao final da fiscalização, haverá coletiva de imprensa com o relator do processo de auditoria.