SINJ-DF

PORTARIA Nº 428, DE 06 DE SETEMBRO DE 2018

O SECRETÁRIO DE ESTADO DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO DO DISTRITO FEDERAL, no exercício de suas atribuições regimentais e tendo em vista o disposto no art. 2°, § 1º, inciso VII, do Decreto n° 39.133, de 15 de junho de 2018, alterado pelo Decreto nº 39.160, de 29.06.18, e o disposto no § 4º, da Lei nº 6.129, de 7 de março de 2018, RESOLVE:

Art. 1º Dar publicidade ao ato conjunto elaborado por esta Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal - SEPLAG/DF e o Serviço de Limpeza Urbana - SLU/DF, nos moldes determinados na legislação, o qual estabelece as especialidades e as atribuições específicas dos cargos Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, Assistente de Gestão de Resíduos Sólidos e Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, da Carreira Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos, na forma dos Anexos I e II, respectivamente.

Parágrafo único. Os servidores desempenharão as atribuições gerais do seu respectivo cargo contidas na Lei Distrital nº 6.129, de 07 de março de 2018, concomitantemente com as atividades do cargo e as específicas definidas neste instrumento.

Art. 2º Tornam-se desnecessárias as especialidades não descritas nesta Portaria.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário.

RENATO BROWN JORGE RIBEIRO

ANEXO I

CARGOS E ESPECIALIDADES DA CARREIRA GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

CARGO: ANALISTA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS.

ESPECIALIDADES:

1- ADMINISTRAÇÃO;

2 - ARQUITETURA;

3 - BIOLOGIA;

4 - CIÊNCIAS CONTÁBEIS;

5 - COMUNICAÇÃO SOCIAL: JORNALISMO;

6 - COMUNICAÇÃO SOCIAL: RELAÇÕES PÚBLICAS;

7 - DIREITO E LEGISLAÇÃO?

8 - ECONOMIA;

9 - ENGENHARIA AGRONÔMICA;

10 - ENGENHARIA AMBIENTAL;

11 - ENGENHARIA CIVIL;

12 - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO;

13 - ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO;

14 - ENGENHARIA ELÉTRICA;

15 - ENGENHARIA MECÂNICA;

16 - ENGENHARIA QUÍMICA;

17 - GEOGRAFIA;

18 - INFORMÁTICA;

19 - MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DAS ATIVIDADES DE RESÍDUOS SÓLIDOS;

20 - SERVIÇO SOCIAL.

CARGO: ASSISTENTE DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

CARGO: AGENTE DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

ANEXO II

ATRIBUIÇÕES GERAIS E ESPECÍFICAS DOS CARGOS/ESPECIALIDADES DA CARREIRA DE GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

CARGO: ANALISTA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS.

ATRIBUIÇÕES GERAIS DO CARGO: formular, planejar, coordenar, supervisionar e avaliar atividades relacionadas ao gerenciamento dos serviços de limpeza pública e à gestão de resíduos sólidos;

executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade determinadas em legislação específica, observadas as peculiaridades da especialidade do cargo.

ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DO CARGO: realizar atividades específicas que demandem conhecimentos próprios do cargo/especialidade ou atividades da mesma natureza e nível de complexidade que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou de interesse da área e inerentes à Autarquia, observadas as peculiaridades da especialidade do cargo, determinadas em legislação; emitir parecer e prestar assessoramento técnico às unidades, em assuntos específicos do cargo/especialidade; elaborar laudos, pareceres técnicos, relatórios periódicos e atestados relativos à sua área de atuação; elaborar e revisar projetos da sua área de especialidade; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; zelar pela guarda, conservação e manutenção de materiais e equipamentos; atuar com responsabilidade social e ambiental; agir em conformidade com o Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo do Distrito Federal, e código de ética da profissão, quando houver.

1 ADMINISTRAÇÃO.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades da gestão pública que demandem conhecimentos especializados em Administração, com ênfase na área de limpeza pública e gestão de resíduos sólidos, nas diversas unidades do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU/DF; executar atividades específicas que demandem conhecimentos próprios do cargo e especialidade e/ou atividades que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou de interesse da área e inerentes à Autarquia.

DESCRIÇÃO DETALHADA: Planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades, estudos e pesquisas nas diversas áreas de sua competência; coordenar e executar atividades relacionadas ao controle de planos, programas, projetos, contratos e convênios; planejar, coordenar, supervisionar, controlar, avaliar e executar atividades de recursos humanos, cargos e salários, organização e métodos, finanças, orçamento, patrimônio, material, transporte ou quaisquer áreas correlatas à função; realizar e implementar estudos e pesquisas que visem ao estabelecimento de políticas e diretrizes administrativas; participar de estudos para dimensionamento da força de trabalho; elaborar, executar, acompanhar e avaliar a execução de programas de seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento de pessoal projetos de avaliação de desempenho; descrever e propor métodos e rotinas de simplificação e racionalização do trabalho; elaborar e revisar normas e procedimentos; coordenar e/ou participar da coleta de dados necessários à elaboração da proposta orçamentária; processar a programação e a reprogramação de recursos orçamentários e financeiros; fornecer os comandos e as informações necessárias à abertura de orçamento; subsidiar o controle dos créditos orçamentários e financeiros; gerenciar e/ou atuar nos processos de compra, estocagem e distribuição de material; coordenar e/ou atuar em sistemas de registro, codificação, catalogação e utilização dos bens patrimoniais; orientar e/ou executar inventários de materiais; elaborar notas técnicas, instruções, fluxos com as etapas de prestação de serviços; prestar informações aos órgãos de controle; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade observadas as peculiaridades do cargo e de interesse da área.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Iniciativa; liderança; capacidade de síntese, decisão, negociação e comunicação; visão crítica; Administrar conflitos; trabalhar em equipe; raciocínio lógico.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Administração fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

2. ARQUITETURA.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Planejar, coordenar, executar, monitorar, supervisionar e avaliar atividades relacionadas à área de Arquitetura nas diversas unidades do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU/DF; executar atividades específicas que demandem conhecimentos próprios do cargo e especialidade e/ou atividades que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou de interesse da área e inerentes à Autarquia.

DESCRIÇÃO DETALHADA: Conceber projetos que atendam às necessidades de trabalho da Autarquia, nos serviços de limpeza urbana; executar programas, projetos, estudos, pesquisas e outras atividades técnicas, individualmente ou em equipes multidisciplinares; analisar e emitir pareceres técnicos específicos, estudos de viabilidade técnico-econômica, relatórios, demonstrativos, tabelas, gráficos e outros instrumentos técnicos; supervisionar, coordenar, orientar e analisar projetos arquitetônicos para cumprimento de regulamentos e normas específicas; elaborar orçamentos; orientar e supervisionar a prestação de serviços contratados, para assegurar a obediência às normas técnicas e especificações contratuais; fiscalizar e orientar a execução de projetos e obras para assegurar a qualidade técnica e a viabilidade econômica e financeira; participar de comissões e grupos de trabalho, internos ou externos, atendendo às demandas do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal -SLU/DF; preparar Registro de Responsabilidade Técnica - RRT; fiscalizar e acompanhar a condução de obra, instalação e serviço técnico; desenvolver estudo e avaliação dos impactos ambientais, licenciamento ambiental, utilização racional dos recursos disponíveis e desenvolvimento sustentável; elaborar planos de emergência e contingência para manutenção dos serviços de manejo dos resíduos e limpeza urbana; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade observadas as peculiaridades do cargo e de interesse da área.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Iniciativa; liderança; raciocínio lógico, matemático e abstrato; capacidade de análise e síntese; criatividade; organização; visão crítica; objetividade; trabalhar em equipe.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Arquitetura fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

3. BIOLOGIA.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades que demandem conhecimentos especializados em Biologia nas diversas unidades do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU/DF; executar atividades específicas que demandem conhecimentos próprios do cargo e especialidade e/ou atividades que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou de interesse da área e inerentes à Autarquia.

DESCRIÇÃO DETALHADA: realizar inventário da biodiversidade; organizar coleções biológicas; planejar, implementar e monitorar todas as fases da gestão dos resíduos sólidos; classificar amostras; elaborar banco de dados; executar levantamentos socioeconômicos e ambientais; elaborar diagnósticos e prognósticos; emitir relatórios periódicos de impacto ambiental; estabelecer medidas de manejo e conservação de recursos naturais renováveis; desenvolver programas de controle de pragas, doenças parasitais e vetores; elaborar e executar projetos de desenvolvimento sustentável; planejar, organizar e coordenar atividades sobre higiene, educação sanitária e degradação ambiental; planejar, organizar e coordenar atividades de reciclagem de materiais; gerenciar, fiscalizar, controlar e avaliar atividades de defesa, proteção da coletividade humana contra moléstias epidêmicas, infectocontagiosas e imunohematológicas; executar e avaliar experiências com espécies biológicas; manter a biossegurança do laboratório; executar projetos de desenvolvimento sustentável; estudar a evolução de doenças inerentes à sua natureza e outras questões; efetuar análise e diagnóstico da água, alimentos e materiais biológicos; planejar, coordenar e relacionar pesquisas básicas e aplicadas em campo e em laboratório; fornecer dados e informações para subsidiar a elaboração das políticas de saúde, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, meio ambiente, formulação de normas, padrões, parâmetros e critérios a serem adotados; disseminar métodos para conservação e sustentabilidade da biodiversidade e ecossistemas, características, comportamento e outros dados relevantes sobre os seres e o meio ambiente; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade observadas as peculiaridades do cargo e de interesse da área.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Capacidade de investigação e ponderação; meticulosidade; trabalhar em equipe.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Biologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no Conselho de Classe.

4. CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades relacionadas à Contabilidade Pública, com vistas à elaboração orçamentária e ao controle da situação financeira e patrimonial nas diversas unidades do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU/DF; executar atividades específicas que demandem conhecimentos próprios do cargo e especialidade e/ou atividades que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou de interesse da área e inerentes à Autarquia.

DESCRIÇÃO DETALHADA: Planejar, coordenar, supervisionar, controlar, avaliar e executar atividades de registro de atos e fatos contábeis; coordenar e orientar a classificação de documentos contábeis em consonância com a legislação em vigor; analisar e acompanhar os balancetes mensais e o balanço anual do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito FederalSLU/DF; conferir e revisar os lançamentos contábeis; analisar e acompanhar os saldos das contas correntes do balanço; analisar e acompanhar normas sobre execução orçamentária, financeira e contábil, para fins de classificação de despesa pública; analisar e registrar mensalmente a movimentação de materiais do patrimônio do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal-SLU/DF; elaborar a prestação de contas anual do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal-SLU/DF; coordenar o levantamento do inventário contábil dos bens patrimoniais do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal-SLU/DF; examinar expedientes e processos em conformidade com normas e regulamentos; atender às necessidades administrativas e exigências legais que possibilitem o controle contábil e orçamentário das receitas e despesas; orientar as áreas do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU/DF sobre apuração de custos; preparar declarações acessórias ao fisco e órgãos competentes; verificar o cumprimento de normas, procedimentos e legislações; realizar e acompanhar os trabalhos de fiscalização e auditoria interna e externa; proceder a avaliação da qualificação econômico-financeira das empresas em processos licitatórios; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade observadas as peculiaridades do cargo e de interesse da área.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Atenção; Discrição; raciocínio lógico; trabalhar em equipe.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

5. COMUNICAÇÃO SOCIAL: Jornalismo.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades que demandem conhecimentos especializados em Comunicação Social - Jornalismo relativas à cobertura dos eventos e das reuniões, nas diversas unidades do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU/DF; executar atividades específicas que demandem conhecimentos próprios do cargo e especialidade e/ou atividades que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou de interesse da área e inerentes à Autarquia.

DESCRIÇÃO DETALHADA: Planejar, supervisionar, coordenar e executar atividades de política de comunicação; analisar produções e apresentações, quanto ao conteúdo, forma e apresentação das notícias; redigir, traduzir, condensar, titular, interpretar e corrigir as matérias de divulgação interna ou externa pelo órgão de comunicação; realizar estudos com o objetivo de informar e orientar a opinião pública; intermediar o relacionamento com a mídia, bem como a articulação com imprensa e a divulgação de assuntos de interesse da Autarquia; redigir e selecionar notícias, reportagens e artigos para publicação em jornais, boletins e demais periódicos internos e externos; editar publicações internas, externas e promover a imagem institucional da Autarquia; produzir o boletim diário das matérias veiculadas na imprensa, afetas às áreas; prestar assessoramento técnico em assuntos específicos de Jornalismo; efetuar pesquisas e colher informações precisas sobre os assuntos a serem divulgados; manter atualizados site, redes sociais, intranet e demais serviços ou produtos de comunicação do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU/DF; redigir textos para publicação pelos órgãos de imprensa; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade observadas as peculiaridades do cargo e de interesse da área.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Criatividade; curiosidade; imparcialidade ao informar; trabalhar em equipe.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro na SRTE - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

6. COMUNICAÇÃO SOCIAL: Relações Públicas.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades que demandem conhecimentos especializados em Comunicação Social - Relações Públicas, nas diversas unidades do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU/DF; executar atividades específicas que demandem conhecimentos próprios do cargo e especialidade e/ou atividades que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou de interesse da área e inerentes à Autarquia.

DESCRIÇÃO DETALHADA: Planejar, executar e apoiar ações voltadas à comunicação institucional para com seus servidores, usuários dos serviços de limpeza pública e sociedade; promover a imagem pública do SLU/DF; planejar, coordenar, supervisionar e executar ações de organização e cerimonial de eventos internos e externos promovidos pela Autarquia; criar política de comunicação interna capaz de promover a melhoria da qualidade de vida do público interno; assessorar a Diretoria quanto à participação em eventos, em questões relacionadas à cerimonial e protocolo; planejar, coordenar, desenvolver e executar projetos de comunicação interna e externa; criar e manter informes internos e externos a fim de informar sobre o funcionamento do SLU/DF; contatar fornecedores, usuários, jornalistas e mídia em geral; atuar como porta-voz para relacionamento com imprensa; criar press release, artigos, notas, comunicados, sugestão de pauta, jornal interno; promover intercâmbios com entidades técnicas, demais órgãos governamentais e imprensa em geral; checar informações para divulgação; divulgar informações e material para imprensa; rastrear noticiário sobre o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU/DF; produzir relatório de visibilidade do SLU/DF na imprensa; prestar esclarecimentos ao público; redigir documentos/peças e comunicados; implantar ações de relações públicas e assessoria de imprensa; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade observadas as peculiaridades do cargo e de interesse da área.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Capacidade de improvisação; criatividade; curiosidade; trabalhar em equipe.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas - CONRERP.

7. DIREITO E LEGISLAÇÃO.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Planejar, executar, monitorar, supervisionar e avaliar atividades relacionadas à área específica de Direito e Legislação nas diversas unidades do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU/DF; executar atividades específicas que demandem conhecimentos próprios do cargo e especialidade e/ou atividades que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou de interesse da área e inerentes à Autarquia.

DESCRIÇÃO DETALHADA: Coordenar, supervisionar e executar atividades de natureza jurídica, envolvendo emissão de pareceres técnicos, análise de processos, elaboração de contratos, convênios, projetos de leis, decretos, regulamentos e registros; compor comissão de licitação; assessorar o SLU/DF na elaboração de instrumentos contratuais; orientar sobre o cumprimento das decisões judiciais e administrativas; pronunciar-se sobre recursos administrativos em licitações; preparar e executar atos referentes a processos administrativos; manifestar-se sobre práticas de atos ilegais; propor revisões de atos e contratos administrativos; cumprir e fazer cumprir prazos legais; formalizar parecer técnico; analisar legislação para atualização e implementação no SLU/DF; criar/manter atualizada a coletânea de leis, decretos, jurisprudência e outros documentos de natureza jurídica de interesse da Autarquia; analisar a norma jurídica para embasar decisões da Diretoria do SLU/DF; apreciar e propor alterações legislativas com relação às matérias de interesse da Autarquia; acompanhar o andamento de processos de interesse da Autarquia; realizar estudos doutrinários e jurisprudenciais; acompanhar e analisar a legislação e as inovações relacionadas à área de atuação; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade observadas as peculiaridades do cargo e de interesse da área.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Iniciativa; liderança; capacidade de síntese, negociação, decisão e análise; visão crítica; administrar conflitos; trabalhar em equipe.

FORMA DE PROVIMENTO:Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

8. ECONOMIA.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades da gestão pública que demandem conhecimentos especializados em Economia nas diversas unidades do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU/DF; executar atividades específicas que demandem conhecimentos próprios do cargo e especialidade e/ou atividades que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou de interesse da área e inerentes à Autarquia.

DESCRIÇÃO DETALHADA: Planejar, definir, coordenar e atuar na implementação de metodologias e na execução de pesquisas e estudos econômicos e financeiros, elaboração de propostas orçamentárias, projeções de despesas, custos de serviços, projeções de balanços, acompanhamento orçamentário e outros assuntos econômico-financeiros; orientar e participar da elaboração e execução, do acompanhamento e controle da programação físico-financeira; elaborar e executar projetos de pesquisa econômica, de mercado e de viabilidade econômica e afins; realizar estudos, pesquisas, análises e interpretações da legislação econômico-fiscal e orçamentária; verificar o cumprimento de normas, procedimentos e legislação; avaliar políticas de impacto coletivo para o governo; acompanhar a evolução e a aplicação dos índices econômicos; realizar estudos econômicos e financeiros para a emissão de pareceres sobre assuntos relacionados à área de atuação; efetuar cálculos de estimativa de custos, análise de planilhas de formação de preços de fornecedores, cálculos de reajustes, revisão, repactuação e reequilíbrio econômico de contratos, e cálculos de incidência de juros e multas; executar trabalhos relacionados ao controle de convênios, contratos e outros; participar da implementação de sistemas de dados automatizados; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade observadas as peculiaridades do cargo e de interesse da área.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Aplicar métodos quantitativos; trabalhar em equipe; raciocínio lógico e abstrato.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Economia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

9. ENGENHARIA AGRONÔMICA:

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Planejar, coordenar, executar, monitorar, supervisionar e avaliar atividades relacionadas à área de Engenharia Agronômica nas diversas unidades do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU/DF; executar atividades específicas que demandem conhecimentos próprios do cargo e especialidade e/ou atividades que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou de interesse da área e inerentes à Autarquia.

DESCRIÇÃO DETALHADA: Planejar, coordenar, supervisionar, controlar, avaliar e executar atividades de agronomia e de gestão de resíduos sólidos; estudar viabilidade técnicoeconômica de projetos; elaborar e revisar projetos; elaborar orçamento; avaliar dados técnicos e operacionais; executar desenho técnico; estudar e planejar projeto e especificação; verificar procedimentos de coleta, transporte, descarte e destinação final de resíduos sólidos urbanos ou outros tipos de rejeitos; analisar relatórios periódicos sobre análises químicas e físico-químicas, biológicas, toxicológicas ou outras ações relativas a produção e distribuição de composto orgânico produzido a partir de resíduos sólidos; compatibilizar métodos, processos e produtos de acordo com normas e legislações; elaborar planos de emergência e contingência para manutenção dos serviços de manejo dos resíduos e limpeza urbana; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade observadas as peculiaridades do cargo e de interesse da área.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Iniciativa; raciocínio lógico, matemático e abstrato; capacidade de análise e síntese; organização; objetividade; trabalhar em equipe.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Engenharia Agronômica, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

10. ENGENHARIA AMBIENTAL.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Planejar, executar, monitorar, supervisionar e avaliar atividades relacionadas à área de Engenharia Ambiental nas diversas unidades do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU/DF; executar atividades específicas que demandem conhecimentos próprios do cargo e especialidade e/ou atividades que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou de interesse da área e inerentes à Autarquia.

DESCRIÇÃO DETALHADA: Planejar, coordenar, controlar, supervisionar, avaliar e executar projetos de aproveitamento, conservação e gestão de recursos naturais renováveis e ambientais, voltados para a gestão dos resíduos sólidos; executar e controlar atividades envolvendo a proteção da biodiversidade, bacias hidrográficas, conservação de nascentes e recuperação de áreas degradadas; elaborar, acompanhar, analisar, avaliar e monitorar os processos de licenciamento ambiental; executar levantamento e avaliação de impactos ambientais; realizar, coordenar e supervisionar o manejo de fauna silvestre, arborização urbana, ecologia e controle de doenças e pragas; executar, coordenar e supervisionar a produção de mudas e sementes de espécies e viveiros florestais; proceder ao levantamento, classificação, análise, capacidade de uso, redistribuição, conservação, correção e fertilização de áreas degradadas pelos resíduos sólidos; supervisionar processos de recuperação de áreas degradadas; elaborar documentação técnica e científica; analisar projetos, contratos, convênios, propostas técnicas, programas de trabalho relacionados à área de atuação; elaborar planos de emergência e contingência para serviços de manejo dos resíduos e limpeza urbana; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade observadas as peculiaridades do cargo e de interesse da área.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Iniciativa; raciocínio lógico, matemático e abstrato; capacidade de análise e síntese; organização; objetividade; trabalhar em equipe.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma de vidamente registrado, de conclusão de curso de graduação Engenharia Ambiental expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

11. ENGENHARIA CIVIL.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Planejar, coordenar, executar, monitorar, supervisionar e avaliar atividades relacionadas à área de Engenharia Civil nas diversas unidades do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU/DF; executar atividades específicas que demandem conhecimentos próprios do cargo e especialidade e/ou atividades que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou de interesse da área e inerentes à Autarquia.

DESCRIÇÃO DETALHADA: Conceber projetos que atendam a necessidade da equipe de trabalho na limpeza urbana; dimensionar unidades de tratamento dos resíduos sólidos urbanos; elaborar, planejar, executar, analisar e fiscalizar projetos na área de coleta convencional e seletiva, varrição manual e mecanizada, pintura de meio fio, operação de aterros, de unidades de recebimento de entulhos, de pontos de entrega de volumosos e do dimensionamento de contêineres para o acondicionamento e as coletas de resíduos; elaborar, planejar, executar, analisar e fiscalizar projetos na área de construção civil; realizar investigações e levantamentos técnicos; pesquisar e aplicar novas tecnologias e metodologias; vistoriar equipamentos, materiais e serviços; analisar e se pronunciar sobre orçamentos de obras, composição de custos de mão de obra, equipamentos, materiais e serviços; elaborar laudos e avaliações; avaliar dados técnicos e operacionais; realizar inspeções preventivas e corretivas; executar plantas, desenhos e detalhamentos; controlar cronograma físico e financeiro, aspectos ambientais e de segurança; avaliar a qualidade das obras quanto aos materiais e serviços, métodos e locais para instalação; realizar estudos de viabilidade técnicoeconômica; efetuar vistorias, perícias e avaliação; planejar, orçar, executar e fiscalizar obras; atestar o recebimento de obras, emitindo pareceres quanto à especificação de projetos; coordenar a operação e a manutenção dos serviços de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos; elaborar planos de emergência e contingência para manutenção dos serviços de manejo dos resíduos e limpeza urbana; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade observadas as peculiaridades do cargo e de interesse da área.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Iniciativa; raciocínio lógico, matemático e abstrato; capacidade de análise e síntese; organização; objetividade; trabalhar em equipe.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação Engenharia Civil expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

12. ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Planejar, executar, monitorar, supervisionar e avaliar atividades relacionadas à área de Engenharia de Produção nas diversas unidades do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU/DF; executar atividades específicas que demandem conhecimentos próprios do cargo e especialidade e/ou atividades que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou de interesse da área e inerentes à Autarquia.

DESCRIÇÃO DETALHADA. Desenvolver, analisar, fiscalizar, controlar, acompanhar, participar e executar a organização e métodos de trabalho, sistemas e processos, com foco na melhoria da produtividade; estabelecer, coordenar e executar planos de ações preventivas e corretivas; dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros com foco na melhoria contínua; prever e analisar demandas; selecionar e aplicar tecnologias para otimizar características e funcionalidades das plantas produtivas; estudar, pesquisar e acompanhar os avanços tecnológicos, colocando-os a serviço da demanda do SLU/DF; desenvolver estudos e pesquisas sobre a inter-relação dos sistemas de produção com o meio ambiente; aperfeiçoar e gerenciar o fluxo de informações; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade observadas as peculiaridades do cargo e de interesse da área.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Iniciativa; raciocínio lógico, matemático e abstrato; capacidade de análise e síntese; organização; objetividade; trabalhar em equipe.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação Engenharia de Produção expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

13. ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Planejar, coordenar, executar, monitorar, supervisionar e avaliar atividades relacionadas à área de Engenharia de Segurança do Trabalho nas diversas unidades do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU/DF; executar atividades específicas que demandem conhecimentos próprios do cargo e especialidade e/ou atividades que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou de interesse da área e inerentes à Autarquia.

DESCRIÇÃO DETALHADA: Planejar, coordenar, supervisionar, controlar, avaliar e executar atividades de segurança no trabalho; realizar vistorias periódicas; emitir laudos técnicos e periciais; desenvolver trabalhos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA; elaborar planos de sinalização e advertência; estabelecer planos de ações preventivas e corretivas; elaborar documentos técnicos, relatórios, mapas de risco e contratos; classificar exposição a riscos potenciais; quantificar concentração, intensidade e distribuição de agentes agressivos; providenciar sinalizações de segurança; dimensionar sistemas de prevenção e combate a incêndios; solicitar autorização para aquisição de produtos controlados; determinar procedimentos de segurança para áreas confinadas; determinar procedimentos de segurança para redução ou eliminação de ruídos; providenciar avaliação ergonômica de postos de trabalho; determinar tipos de equipamentos de proteção individual e coletiva conforme riscos; verificar procedimentos de descarte de resíduos sólidos urbanos ou outros tipos de rejeitos; controlar emissão de efluentes líquidos, gasosos e sólidos; gerar especificações técnicas e de segurança de processos; compatibilizar métodos, processos e produtos de acordo com normas e legislações; preparar Anotações de Responsabilidade Técnica - ART; elaborar planos de emergência e contingência para manutenção dos serviços de manejo dos resíduos e limpeza urbana; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade observadas as peculiaridades do cargo e de interesse da área.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Iniciativa; raciocínio lógico, matemático e abstrato; capacidade de análise e síntese; organização; objetividade; trabalhar em equipe.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Engenharia ou Arquitetura e certificado de conclusão de curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, fornecidos por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

14. ENGENHARIA ELÉTRICA:

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Planejar, coordenar, executar, monitorar, supervisionar e avaliar atividades relacionadas à área de Engenharia Elétrica nas diversas unidades do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU/DF; executar atividades específicas que demandem conhecimentos próprios do cargo e especialidade e/ou atividades que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou de interesse da área e inerentes à Autarquia.

DESCRIÇÃO DETALHADA: Elaborar, planejar, executar, analisar e fiscalizar projetos na área de Engenharia Elétrica; elaborar, coordenar e/atuar nos processos de manutenção preventiva e corretiva das unidades do SLU/DF; projetar, executar, planejar e especificar sistemas e equipamentos elétricos e eletrônicos; elaborar e coordenar empreendimentos; analisar propostas técnicas; instalar, configurar e inspecionar sistemas e equipamentos em sua área de atuação; realizar testes e ensaios de sistemas e equipamentos; elaborar documentação técnica de sistemas e equipamentos; supervisionar as etapas de instalação, manutenção e reparo de equipamentos elétricos e eletrônicos; calcular custos estimados da mão-de-obra, materiais e de outros fatores relacionados aos processos de aquisição, instalação, funcionamento e manutenção ou reparação de equipamentos elétricos e eletrônicos; elaborar planos de emergência e contingência para manutenção dos serviços de manejo dos resíduos e limpeza urbana; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade observadas as peculiaridades do cargo e de interesse da área.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Iniciativa; raciocínio lógico, matemático e abstrato; capacidade de análise e síntese; organização; objetividade; trabalhar em equipe.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação Engenharia Elétrica expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

15. ENGENHARIA MECÂNICA.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Planejar, coordenar, executar, monitorar, supervisionar e avaliar atividades relacionadas à área de Engenharia Mecânica nas diversas unidades do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU/DF; executar atividades específicas que demandem conhecimentos próprios do cargo e especialidade e/ou atividades que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou de interesse da área e inerentes à Autarquia.

DESCRIÇÃO DETALHADA: Elaborar, planejar, executar, analisar e fiscalizar projetos na área de Engenharia Mecânica; projetar, planejar e especificar sistemas, componentes, equipamentos mecânicos e ferramentas; elaborar e coordenar empreendimentos; elaborar, coordenar e/atuar nos processos de manutenção preventiva e corretiva das unidades do SLU/DF; analisar propostas técnicas, instalar, configurar e inspecionar sistemas e equipamentos em sua área de atuação; realizar testes e ensaios de sistemas e equipamentos; elaborar documentação técnica de sistemas e equipamentos; supervisionar as etapas de instalação, manutenção e reparo de equipamentos mecânicos; calcular custos estimados da mão-de-obra, materiais e de outros fatores relacionados aos processos de aquisição, instalação, funcionamento e manutenção ou reparação de equipamentos mecânicos; implantar sistemas de controle de desempenho dos equipamentos; elaborar normas, manuais e especificações técnicas; realizar perícia técnica em equipamentos e componentes mecânicos; elaborar planos de emergência e contingência para manutenção dos serviços de manejo dos resíduos e limpeza urbana; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade observadas as peculiaridades do cargo e de interesse da área.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Iniciativa; raciocínio lógico, matemático e abstrato; capacidade de análise e síntese; organização; objetividade; trabalhar em equipe.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação Engenharia Mecânica expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

16. ENGENHARIA QUÍMICA.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Planejar, executar, monitorar, supervisionar e avaliar atividades relacionadas à área de Engenharia Química nas diversas unidades do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU/DF; executar atividades específicas que demandem conhecimentos próprios do cargo e especialidade e/ou atividades que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou de interesse da área e inerentes à Autarquia.

DESCRIÇÃO DETALHADA. Desenvolver, analisar, fiscalizar, controlar, acompanhar, participar e executar atividades pertinentes a Engenharia Química; elaborar pesquisas em geral, em especial relacionadas às atividades de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos; analisar relatórios periódicos sobre análises químicas e físico-químicas, biológicas, toxicológicas ou outras, emitindo pareceres; padronizar o controle de qualidade, produtividade e tratamentos prévios e complementares de produtos e resíduos sólidos; fiscalizar a operação e manutenção de equipamentos e instalações do SLU/DF; elaborar projetos e especificações de equipamentos, de acordo com as especificidades da área de atuação; desenvolver, executar e disseminar normas e políticas de Higiene Industrial das unidades do SLU/DF, ressaltando os riscos e limites de exposição aos agentes; elaborar planos de emergência e contingência de contaminação ambiental pelas atividades de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade observadas as peculiaridades do cargo e de interesse da área.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Iniciativa; raciocínio lógico, matemático e abstrato; capacidade de análise e síntese; organização; objetividade; trabalhar em equipe.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação Engenharia Química expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

17. GEOGRAFIA.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Planejar, coordenar, executar, monitorar, supervisionar e avaliar atividades relacionadas à área de Geografia nas diversas unidades do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU/DF; executar atividades específicas que demandem conhecimentos próprios do cargo e especialidade e/ou atividades que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou de interesse da área e inerentes à Autarquia.

DESCRIÇÃO DETALHADA: Realizar vistorias, perícias e avaliações, correspondentes à sua habilitação, observada a sua respectiva regulamentação profissional, individualmente ou em equipes multidisciplinares; emitir laudos e pareceres técnicos; monitorar uso e ocupação da terra através de sensoriamento remoto e vistoriar áreas de estudo; estudar a pressão antrópica e diagnosticar impactos e tendências; acompanhar estudos e relatórios de impacto ambiental (EIA, RIMA); preparar avaliações, laudos técnicos, perícias e gerenciamento de recursos naturais; acompanhar Plano e relatório de Controle Ambiental (PCA e RCA); organizar e otimizar informações espaciais em ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG); realizar análises de rede em ambiente de Sistema de Informações Geográficas; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade observadas as peculiaridades do cargo e de interesse da área.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Iniciativa; raciocínio espacial e abstrato; capacidade de análise e síntese; dinamismo; trabalhar em equipe.

FORMA DE PROVIMENTO:Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Geografia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

18. INFORMÁTICA.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Planejar, coordenar, supervisionar e avaliar ações que demandem conhecimentos especializados em Informática para executar atividades relacionadas a projetos de manutenção e desenvolvimento de sistemas de informação e suas aplicações nas diversas unidades do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU/DF; executar atividades específicas que demandem conhecimentos próprios do cargo e especialidade e/ou atividades que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou de interesse da área e inerentes à Autarquia.

DESCRIÇÃO DETALHADA: Levantar requisitos através de entrevistas com gestores de desenvolvimento; participar de processos de contratação de bens e serviços de TI; mapear processos, realizar modelagem de dados, analisar e desenvolver projetos de sistemas; analisar o desempenho de sistemas implantados; solucionar problemas técnicos; elaborar manuais e documentação para os sistemas; desenvolver dicionários de dados, manuais do sistema e relatórios técnicos; desenhar diagramas de fluxos de informações; inventariar software e hardware, efetuando o levantamento de todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento do projeto; elaborar os estudos de viabilidade técnica e econômica, especificações técnicas e viabilidade do projeto; avaliar e monitorar a performance e aplicação do sistema; administrar os recursos de rede, banco de dados, ambiente operacional, perfis de acesso às informações, dados e recursos; orientar as áreas de apoio, nas consultas a documentações técnicas e fontes alternativas de informações; pesquisar e identificar novas tecnologias e fornecedores; propor mudanças de processos e funções, com a adoção de novos métodos e técnicas; inserir dados e utilizar os sistemas de informação corporativos, operar sistemas necessários às atividades técnico-administrativas; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade observadas as peculiaridades do cargo e de interesse da área.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Meticulosidade; raciocínio lógico e abstrato; trabalhar em equipe.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação na área de Análise de Sistemas, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Redes de Comunicação ou em Informática, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

19. MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DAS ATIVIDADES DE RESÍDUOS SÓLIDOS.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades administrativas relacionadas a planos, programas e projetos da gestão pública com ênfase na área de limpeza pública e gestão de resíduos sólidos nas diversas unidades do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU/DF; executar atividades específicas que demandem conhecimentos próprios do cargo e especialidade e/ou atividades que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou de interesse da área e à Autarquia.

DESCRIÇÃO DETALHADA: Realizar atividades de nível superior relacionadas à coordenação, supervisão, avaliação e à execução de planos, programas e projetos da gestão pública relativos ao cumprimento dos serviços de limpeza pública e gestão de resíduos sólidos; elaborar, supervisionar e avaliar programas de melhoria da gestão pública dos serviços de limpeza pública e gestão de resíduos sólidos; efetuar revisão permanente de processos de trabalho, informatização e indicadores de desempenho; pesquisar tecnologias, normas e legislações; elaborar instrumentos de pesquisa para melhoria do atendimento ao cidadão; implantar ferramentas/metodologias de controle de qualidade; desenvolver, testar e supervisionar sistemas, projetos, métodos e processos de trabalho; processar dados, interpretar e divulgar registros e resultados; monitorar desempenho de processos de trabalho e serviços; documentar memória técnica de métodos, processos e produtos; planejar atividades e coordenar equipes, treinamentos e atividades de trabalho; padronizar sistemas, procedimentos e operações; ajustar processos e serviços para eliminação ou redução de desperdícios; estabelecer plano de ações preventivas e corretivas; desenvolver programas de prevenção conforme normas legais; inspecionar e avaliar a eficácia e funcionamento de processos e serviços; analisar projetos; processar e atualizar dados de registros, implantar ferramentas de controle de qualidade; monitorar desempenho de processos; desenvolver projetos, emitir documentação técnica e administrativa; projetar metodologias e testar projetos, processos e métodos de qualidade; validar métodos, processos e projetos e compatibilizá-los de acordo com normas e legislações; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade observadas as peculiaridades do cargo e de interesse da área.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Capacidade de negociação; dinamismo; raciocínio lógico; trabalhar em equipe.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior ou habilitação legal equivalente, em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

20. SERVIÇO SOCIAL.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA. Planejar, executar, monitorar, supervisionar e avaliar atividades relacionadas à área específica de Assistência Social nas diversas unidades do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU/DF; executar atividades específicas que demandem conhecimentos próprios do cargo e especialidade e/ou atividades que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou de interesse da área e inerentes à Autarquia.

DESCRIÇÃO DETALHADA: Executar atividades de interpretação e tratamento dos fenômenos sociais; executar serviços, recursos sociais e programas de educação; analisar as causas dos desajustamentos sociais internos, propondo melhorias ao ambiente; orientar servidores quanto às dificuldades decorrentes de problemas psicossociais; coordenar e/ou realizar pesquisas sobre causas de desajustamentos sociais no ambiente de trabalho; planejar atividades individuais ou em grupos para solucionar dificuldades de ordem pessoal ou social, promovendo a integração ou reintegração ao trabalho; elaborar diretrizes, atos normativos e planos, programas e projetos de ação social; analisar e avaliar resultados de estudos, pesquisas, planos, programas e projetos relativos à situação social e econômica dos servidores, familiares, grupos e comunidades; colaborar no tratamento de doenças orgânicas e psicossomáticas e em atividades de caráter educativo e de assistência à saúde dos servidores; realizar outras atividades que facilitam a integração dos indivíduos às suas ocupações e contribuam para a melhoria das relações humanas no ambiente de trabalho; elaborar planos de emergência e contingência para populações vulneráveis ligadas ao manejo dos resíduos sólidos; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade observadas as peculiaridades do cargo e de interesse da área.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS:Trabalhar em equipe; saber ouvir; contornar situações adversas; mediar conflitos; manter sigilo profissional.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Serviço Social, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

CARGO: ASSISTENTE DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

ATRIBUIÇÕES GERAIS DO CARGO Desenvolver atividades relacionadas ao gerenciamento dos serviços de limpeza pública e à gestão de resíduos sólidos; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade determinadas em legislação específica, observadas as peculiaridades da especialidade do cargo.

ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DO CARGO Executar atividades de apoio técnico administrativo às atividades da gestão pública vinculadas ao gerenciamento dos serviços de limpeza pública e à gestão de resíduos sólidos; executar atividades específicas que demandem conhecimentos próprios do cargo e especialidade e/ou atividades que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou de interesse da área e inerentes à Autarquia.

DESCRIÇÃO DETALHADA: Executar atividades relacionadas aos serviços de limpeza pública e resíduos sólidos; fornecer dados e informações sobre as atividades executadas para subsidiar a formulação de políticas públicas no âmbito do SLU/DF; desempenhar atividades técnico-operacionais voltadas à melhoria dos processos, métodos de trabalho, produtos e serviços; executar ações preventivas e corretivas com base em indicadores de desempenho e resultados; utilizar ferramentas de controle de qualidade; elaborar notas técnicas, explicativas, relatórios, estudos e pesquisas sobre temas e assuntos pertinentes à atividade em execução; prestar assessoramento técnico à unidade de lotação; fornecer dados e informações de suas atividades; utilizar tecnologias, normas e legislação apropriadas a execução de suas atividades; zelar pela guarda, conservação e manutenção de materiais e equipamentos; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; atuar com responsabilidade social e ambiental; agir em conformidade com o Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo do Distrito Federal; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade, observadas as peculiaridades do cargo e de interesse da área.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS:Iniciativa; relacionamento interpessoal; fluência verbal e escrita; trabalhar em equipe.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio, expedido por instituição educacional reconhecida pelo órgão próprio dos sistemas de ensino.

CARGO: AGENTE DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

ATRIBUIÇÕES GERAIS DO CARGO Executar atividades de apoio administrativo e operacional relacionadas ao gerenciamento dos serviços de limpeza pública e à gestão de resíduos sólidos, sob orientação e supervisão; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade determinadas em legislação específica, observadas as peculiaridades da especialidade do cargo.

ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DO CARGO Executar atividades administrativas e operacionais vinculadas aos serviços de limpeza pública e à gestão de resíduos sólidos; executar atividades específicas que demandem conhecimentos próprios do cargo e/ou atividades que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou de interesse da área e inerentes à Autarquia.

DESCRIÇÃO DETALHADA: Executar atividades de natureza operacional relacionadas aos serviços de limpeza pública e resíduos sólidos da Autarquia sob orientação e supervisão; fornecer dados e informações de suas atividades; desempenhar atividades de apoio nas áreas de gestão de pessoas, material e patrimônio, documentação e arquivo, comunicação, orçamento e finanças, licitação, convênios e contratos, manutenção e serviços gerais, assessorias, gabinetes, unidades operacionais diversas, serviços externos e internos; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; zelar pela guarda, conservação e manutenção de materiais e equipamentos; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; atuar com responsabilidade social e ambiental; agir em conformidade com o Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo do Distrito Federal; executar outras atividades da mesma natureza, nível de complexidade e interesse da área, observadas as peculiaridades do cargo.

Retificado pelo DODF nº 83, de 06/05/2019, p. 1.

Este texto não substitui o publicado no DODF nº 173, seção 1, 2 e 3 de 11/09/2018 p. 2, col. 1

Este texto não substitui o publicado no DODF nº 83, seção 1, 2 e 3 de 06/05/2019 p. 1, col. 2