PORTARIA Nº 220, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2009.
ANEXO ÚNICO
Matriz de Competências Institucionais do TCDF
|
Área
|
Descrição da Competência
|
Áreas de Concentração
|
Administração
|
Deter conhecimento sobre o campo de atuação da administração nas organizações, através do desenvolvimento de um conjunto de habilidades e de conhecimentos específicos desta prática profissional, em consonância com as mudanças mundiais, nacionais e locais. Conhecer as principais características da Administração Pública, especialmente no que se refere às estruturas administrativas, planejamento, programas de governo e políticas públicas, com ênfase nas seguintes áreas de concentração:
|
Administração Contábil e Financeira
|
Administração de Material e Patrimônio
|
Administração de Negócios
|
Administração Estratégica
|
Administração Financeira e Orçamentária
|
Administração Pública
|
Arquivologia
|
Atendimento ao Público
|
Cerimonial
|
Elaboração de Projetos
|
Elaboração e Análise de Projetos
|
Gestão Ambiental
|
Gestão da Documentação
|
Gestão da Informação
|
Gestão da Qualidade
|
Gestão de Pessoas
|
Gestão de Projetos
|
Gestão de RH
|
Gestão do Conhecimento
|
Gestão Estratégica, Inovação e Conhecimento
|
Gestão Pública
|
Marketing
|
Métodos e Processos Administrativos
|
Normas Técnicas – Abnt/Iso
|
Organização e Métodos
|
Planejamento Estratégico
|
Planejamento Governamental
|
Qualidade no Atendimento
|
Relacionamento Interpessoal
|
Relações Públicas
|
Secretariado
|
Técnicas de Apresentação
|
Técnicas de Arquivo
|
Auditoria
|
Conhecer as normas técnicas e ferramentas aplicadas às auditorias de conformidade, de sistemas de informação, de obras públicas, de pessoal e de desempenho, com ênfase nas seguintes áreas de concentração:
|
Auditoria Contábil
|
Auditoria de Desempenho
|
Auditoria de Obras Públicas
|
Auditoria de Pessoal
|
Auditoria de Programas
|
Auditoria de TI
|
Auditoria e Perícia
|
Auditoria Governamental
|
Auditoria Interna e Externa
|
Auditoria Pública
|
Controladoria e Finanças
|
Controle Interno
|
Gestão e Avaliação de Riscos
|
Papéis de Trabalho em Auditoria
|
Espaços Ocupacionais correlatos: Auditoria, Acompanhamento, Contas , Atos Sujeitos a Registro , Contas do Governo , Planejamento , Gabinetes Conselheiros/Auditores, Gabinetes Ministério Público, Secretaria das Sessões, Consultoria Jurídica, Presidência, Saúde e Assistência, Gestão Orçamentária, Financeira, Contábil e Tributária, Tecnologia, Apoio Operacional e Logística, Conhecimento, Informação e Documentação, Gestão de Pessoas, Licitação e Contratos, Comunicação Institucional
|
Contabilidade
|
Deter conhecimentos da Contabilidade, incluindo as Técnicas e Procedimentos Contábeis em consonância com os princípios da Ciência Contábil. Conhecer os princípios da Contabilidade Pública, relacionando-os com os sistemas de execução do orçamento público, com ênfase nas seguintes áreas de concentração:
|
Análise de Balanços
|
Ciências Contábeis
|
Contabilidade de Custos
|
Contabilidade Geral
|
Contabilidade Governamental
|
Contabilidade Pública
|
Contabilidade Societária
|
Custos
|
Finanças e Negócios
|
Finanças Públicas
|
Gestão e Finanças Corporativas
|
Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal
|
Orçamento Público
|
Perícia Contábil
|
Direito
|
Demonstrar capacidade para analisar fatos, dominar os conceitos e a terminologia jurídica, bem assim, demonstrar adequada argumentação, interpretação e valorização dos fatos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica, que propicie a compreensão da causalidade e finalidade das normas jurídicas, com ênfase nas seguintes áreas de concentração:
|
Direito do Trabalho e Processo do Trabalho
|
Direito Penal
|
Legislação Trabalhista
|
Ética
|
Aspectos de Direito Civil
|
Direito Processual Civil
|
Direito Comercial
|
Aspectos de Direito Processual
|
Direito da Propriedade Intelectual
|
Direito da Tecnologia da Informação
|
Direito de Família
|
Direito e Prática Processual nos Tribunais
|
Direito Notarial e Registral
|
Direito Privado
|
Direito Processual e Cidadania
|
Interesses Difusos e Coletivos
|
Teoria Geral do Processo
|
Direito Público
|
Possuir compreensão crítica nas temáticas que envolvem os diversos ramos do Direito do Estado, sobretudo em seus aspectos constitucionais legais, com ênfase nas seguintes áreas de concentração:
|
Agências Reguladoras
|
Agentes Públicos
|
Aspectos do Direito Administrativo
|
Concessões e Permissões
|
Controle da Constitucionalidade das Leis
|
Direito Administrativo
|
Direito Administrativo Aplicado
|
Direito Administrativo e Gestão Pública
|
Direito Administrativo e Processo Administrativo
|
Direito Ambiental
|
Direito Coletivo
|
Direito Constitucional
|
Direito de Estado e Constituição
|
Direito e Processo Administrativo e Direito do Estado
|
Direito Financeiro
|
Direito Político e Econômico
|
Direito Previdenciário
|
Espaços Ocupacionais correlatos: Auditoria, Acompanhamento, Contas , Atos Sujeitos a Registro , Contas do Governo , Planejamento , Gabinetes Conselheiros/Auditores, Gabinetes Ministério Público, Secretaria das Sessões, Consultoria Jurídica, Presidência, Saúde e Assistência, Gestão Orçamentária, Financeira, Contábil e Tributária, Tecnologia, Apoio Operacional e Logística, Conhecimento, Informação e Documentação, Gestão de Pessoas, Licitação e Contratos, Comunicação Institucional
|
Direito Público
|
Possuir compreensão crítica nas temáticas que envolvem os diversos ramos do Direito do Estado, sobretudo em seus aspectos constitucionais legais, com ênfase nas seguintes áreas de concentração:
|
Direito Público
|
Direito Público e Administração Pública
|
Direito Público e Finanças Públicas
|
Direito Público Material
|
Direito Tributário
|
Emendas Constitucionais
|
Gestão Previdenciária e Regimes Próprios de Previdência
|
Hermenêutica Jurídica
|
Legislação Distrital
|
Legislação Federal
|
Lei de Responsabilidade Fiscal
|
Licitações e Contratos
|
Matéria Previdenciária
|
Parcerias Público-Privadas
|
Pregão Eletrônico
|
Previdência Pública
|
Processo Administrativo Disciplinar
|
Regulação de Serviços Públicos
|
Responsabilidade e Processo
|
Sindicância
|
Teoria Geral do Direito Públicos
|
Tomada e Prestação de Conta
|
Economia
|
Possuir capacidade para análise econômica, conhecendo os principais pontos da teoria macroeconômica e microeconômica, bem como de economia aplicada, análise institucional e métodos quantitativos aplicados à economia, com ênfase nas seguintes áreas de concentração:
|
Análise de Indicadores Socioeconômicos
|
Desenvolvimento Econômico
|
Economia do Setor Público
|
Finanças Públicas
|
Gestão Conhecimento, Informação e Documentação
|
Gestão Orçamentária e Finanças do Setor Público
|
Gestão Pública e Responsabilidade Fiscals
|
Macroeconomia
|
Operações de Créditos
|
Planejamento, Orçamento e Gestão Pública
|
Políticas Pública
|
Engenharia e Arquitetura
|
Possuir conhecimentos que envolvem os principais pontos de controle de obras públicas em suas diversas fases: licitação, contratação e fiscalização, com ênfase nas seguintes áreas de concentração:
|
Avaliação de Custos de Obras
|
Engenharia Civil
|
Engenharia de Estruturas
|
Engenharia Urbana
|
Obras Públicas
|
Orçamento de Obras
|
Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental
|
Línguas Estrangeiras (excluído pelo(a) Portaria 330 de 28/10/2010)
|
Conhecer a língua inglesa e a espanhola como ferramentas de comunicação e pesquisa em diversas fontes de informação, com ênfase nas seguintes áreas de concentração: (excluído pelo(a) Portaria 330 de 28/10/2010)
|
Língua Espanhola (excluído pelo(a) Portaria 330 de 28/10/2010)
|
Língua Inglesa (excluído pelo(a) Portaria 330 de 28/10/2010)
|
Língua Portuguesa
|
Conhecer a norma culta e as regras gramaticais que envolvem a língua portuguesa, com ênfase nas seguintes áreas de concentração:
|
Elaboração de Pareceres e Relatórios
|
Gramática Avançada
|
Gramática Básica
|
Leitura e Produção de Textos
|
Espaços Ocupacionais correlatos: Auditoria, Acompanhamento, Contas , Atos Sujeitos a Registro , Contas do Governo , Planejamento , Gabinetes Conselheiros/Auditores, Gabinetes Ministério Público, Secretaria das Sessões, Consultoria Jurídica, Presidência, Saúde e Assistência, Gestão Orçamentária, Financeira, Contábil e Tributária, Tecnologia, Apoio Operacional e Logística, Conhecimento, Informação e Documentação, Gestão de Pessoas, Licitação e Contratos, Comunicação Institucional
|
Língua Portuguesa
|
Conhecer a norma culta e as regras gramaticais que envolvem a língua portuguesa, com ênfase nas seguintes áreas de concentração:
|
Leitura, Intelecção e Produção de Textos
|
Língua Portuguesa
|
Linguagem Jurídica
|
Linguística
|
Resumo de Textos
|
Saúde
|
Deter conhecimentos que possam prover boa qualidade de serviço no cuidado com a saúde dos servidores, com ênfase nas seguintes áreas de concentração:
|
Enfermagem
|
Medicina
|
Odontologia
|
Psicologia
|
Tecnologia da Informação
|
Possuir conhecimentos teórico-práticos de administração, pensamento crítico, criatividade, senso ético e capacidade de gestão e tomada de decisão no contexto específico da relação entre a tecnologia de informação e a organização, com ênfase nas seguintes áreas de concentração:
|
Administração de Redes
|
Análise de Pontos de Instrução
|
Avaliação da Qualidade de Software
|
Banco de Dados
|
Crimes e Perícias Eletrônicas
|
Data Warehousing
|
Desenvolvimento de Sistemas
|
Engenharia de Software
|
Engenharia Especializada de Sistemas
|
Gerenciamento de Serviços de TI
|
Gestão de Outsourcing em TI
|
Operação de Editor Eletrônico de Texto
|
Operação de Planilha Eletrônica
|
Operação do Sistema de Acompanhamento Processual
|
Navegador de Internet
|
Redes de Informática
|
Segurança da Informação
|
Segurança Institucional
|
Sistemas do TCDF
|
Softwares Específicos
|
Outros
|
Possuir conhecimentos de várias áreas do saber, proporcionando visão sistêmica e multidisciplinar, com vistas ao aperfeiçoamento profissional, com ênfase nas seguintes áreas de concentração:
|
Estatística
|
Jornalismo
|
Manuais
|
Matemática Básica
|
Matemática Financeira
|
Mídias Digitais
|
Normas Internas
|
Publicidade e Propaganda
|
Raciocínio Lógico
|
Responsabilidade Social
|
Espaços Ocupacionais correlatos: Auditoria, Acompanhamento, Contas , Atos Sujeitos a Registro , Contas do Governo , Planejamento , Gabinetes Conselheiros/Auditores, Gabinetes Ministério Público, Secretaria das Sessões, Consultoria Jurídica, Presidência, Saúde e Assistência, Gestão Orçamentária, Financeira, Contábil e Tributária, Tecnologia, Apoio Operacional e Logística, Conhecimento, Informação e Documentação, Gestão de Pessoas, Licitação e Contratos, Comunicação Institucional
|