Legislação Correlata - Decreto 41277 de 30/09/2020
Legislação Correlata - Instrução Normativa 1 de 06/01/2022
DECISÃO NORMATIVA Nº 01/2020
Dispõe sobre a forma e as peças que integrarão as tomadas e prestações de contas anuais e extraordinárias.
A PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO DISTRITO FEDERAL – TCDF, no uso da competência que lhe confere o art. 16, inciso L do Regimento Interno, aprovado pela Resolução nº 296, de 15 de setembro de 2016, e
Considerando o poder regulamentar atribuído ao Tribunal para expedir atos e instruções sobre matérias de suas atribuições e sobre a organização dos processos que lhe devam ser submetidos, obrigando ao seu cumprimento, sob pena de responsabilidade, a teor do art. 3º da Lei Complementar nº 1/94;
Considerando que as tomadas e prestações de contas anuais devem ser organizadas com elementos e demonstrativos que evidenciem a boa e regular aplicação dos recursos públicos, nos termos do art. 184 do Regimento Interno;
Considerando o disposto no art. 1º da Instrução Normativa nº 2/2020, e tendo em vista o decidido pelo egrégio Plenário na Sessão Ordinária nº 5209, realizada em 20 de maio de 2020, conforme consta do Processo nº 7739/17-e;
Resolve expedir a seguinte DECISÃO NORMATIVA:
Art. 1º As tomadas e prestações de contas anuais ou extraordinárias referentes ao exercício financeiro de 2019 deverão ser organizadas e apresentadas em conformidade com o disposto nesta Decisão Normativa.
Parágrafo único. Fica dispensada a organização e apresentação das tomadas e prestações de contas anuais dos órgãos e entidades da administração pública não contemplados com dotações orçamentárias na lei de orçamento de 2019 e que não movimentaram recursos financeiros ou patrimoniais no curso do exercício financeiro.
Art. 2º Os órgãos e entidades da administração pública serão distribuídos em grupos e subgrupos, e as tomadas e prestações de contas anuais e extraordinárias pertinentes ao exercício financeiro de 2019 deverão ser organizadas e apresentadas de forma individualizada, agregada ou consolidada e com atenção à padronização, racionalização e simplificação processual, conforme indicado nos Anexos I-A, I-B e I-C.
§ 1º Os órgãos e entidades da administração pública serão distribuídos nos seguintes grupos, tendo por base os critérios de natureza jurídica e de relevância:
I – Grupo I – Administração Regional;
II – Grupo II – Estatal;
III – Grupo III – Administração Direta, Autarquia, Fundação e Fundo Especial.
§ 2º O Grupo I será distribuído em 2 (dois) subgrupos, tendo por base o critério de materialidade, excluídas as despesas com pessoal:
I – Subgrupo A: Administrações Regionais cujo orçamento referente ao exercício financeiro de 2019 represente mais de 40% (quarenta por cento) do orçamento da Administração Regional contemplada com a maior dotação orçamentária;
II – Subgrupo B: Administrações Regionais cujo orçamento referente ao exercício financeiro de 2019 represente menos de 40% (quarenta por cento) do orçamento da Administração Regional contemplada com a maior dotação orçamentária.
§ 3º Os Grupos II e III serão distribuídos em 2 (dois) subgrupos, tendo por base os critérios de risco, relevância e materialidade, excluídas as despesas com pessoal:
I – Subgrupo A: órgãos e entidades da administração pública com alta importância social e risco e com elevada representatividade dos valores orçamentários, financeiros e patrimoniais;
II – Subgrupo B: demais órgãos e entidades da administração pública que não se enquadrem na situação indicada no Subgrupo A.
Art. 3º As tomadas e prestações de contas anuais ou extraordinárias serão organizadas com as seguintes peças:
I – relatório de gestão, na forma dos Anexos II-A, II-B e II-C;
II – relatório conclusivo do organizador e tomador das contas, conforme o caso, contendo o rol de responsáveis, na forma dos Anexos III-A e III-B;
III – relatório de auditoria, matriz de responsabilização (quando necessário), certificado de auditoria e parecer do dirigente do órgão de controle interno, a serem apresentados pelo órgão central do sistema de controle interno, na forma dos Anexos IV-A, IV-B, IV-C, IV-D e IV-E;
IV – pronunciamento do secretário de estado supervisor da área ou da autoridade de nível hierárquico equivalente, a que alude o art. 51 da Lei Complementar nº 1, de 9 de maio de 1994, na forma do Anexo V;
V – outras peças necessárias ao julgamento de contas anuais ou extraordinárias, na forma do anexo VI.
Parágrafo único. Na hipótese de inexistência da informação requerida e de inaplicabilidade da exigência do conteúdo, o órgão ou a entidade da administração pública deverá fazer o registro a respeito em documentação própria no sistema e-Contas.
Art. 4º O fato de o órgão, entidade ou fundo da administração pública não integrar os anexos desta decisão normativa, em razão de criação, desmembramento ou outro evento, não exime os responsáveis do dever constitucional de prestar contas.
Art. 5º Os casos omissos poderão ser resolvidos pela Secretaria-Geral de Controle Externo – Segecex, observadas as diretrizes da Instrução Normativa nº 2, de 20 de maio de 2020, e desta Decisão Normativa.
Art. 6º Esta Decisão Normativa entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 7º Revogam-se a Decisão Normativa nº 2, de 10 de junho de 1999, e demais disposições em contrário.
Brasília/DF, 20 de maio de 2020
ANILCÉIA MACHADO
ANEXO I – A
Grupo I – Administração Regional
|
Órgão
|
Forma de Apresentação
|
Subgrupo
|
RA I
|
Administração Regional do Plano Piloto
|
Individualizada
|
A
|
RA II
|
Administração Regional do Gama
|
Individualizada
|
RA III
|
Administração Regional de Taguatinga
|
Individualizada
|
RA IV
|
Administração Regional de Brazlândia
|
Individualizada
|
RA VIII
|
Administração Regional do Núcleo Bandeirante
|
Individualizada
|
RA IX
|
Administração Regional de Ceilândia
|
Agregada
|
RA XXXII
|
Administração Regional do Sol Nascente e Pôr do Sol
|
RA XII
|
Administração Regional de Samambaia
|
Individualizada
|
RA XIV
|
Administração Regional de São Sebastião
|
Individualizada
|
RA XV
|
Administração Regional do Recanto das Emas
|
Individualizada
|
RA XXXI
|
Administração Regional da Fercal
|
Individualizada
|
RA V
|
Administração Regional de Sobradinho
|
Individualizada
|
B
|
RA VI
|
Administração Regional de Planaltina
|
Individualizada
|
RA VII
|
Administração Regional do Paranoá
|
Individualizada
|
RA X
|
Administração Regional do Guará
|
Individualizada
|
RA XI
|
Administração Regional do Cruzeiro
|
Individualizada
|
RA XIII
|
Administração Regional de Santa Maria
|
Individualizada
|
RA XVI
|
Administração Regional do Lago Sul
|
Individualizada
|
RA XVII
|
Administração Regional do Riacho Fundo
|
Individualizada
|
RA XVIII
|
Administração Regional do Lago Norte
|
Individualizada
|
RA XIX
|
Administração Regional da Candangolândia
|
Individualizada
|
RA XX
|
Administração Regional de Águas Claras
|
Agregada
|
RA XXXIII
|
Administração Regional de Arniqueiras
|
RA XXI
|
Administração Regional do Riacho Fundo II
|
Individualizada
|
RA XXII
|
Administração Regional do Sudoeste/Octogonal
|
Individualizada
|
RA XXIII
|
Administração Regional do Varjão
|
Individualizada
|
RA XXIV
|
Administração Regional do Park Way
|
Individualizada
|
RA XXV
|
Administração Regional do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento
|
Individualizada
|
RA XXVI
|
Administração Regional de Sobradinho II
|
Individualizada
|
RA XXVII
|
Administração Regional do Jardim Botânico
|
Individualizada
|
RA XXVIII
|
Administração Regional de Itapoã
|
Individualizada
|
RA XXIX
|
Administração Regional do Setor de Indústria e Abastecimento
|
Individualizada
|
RA XXX
|
Administração Regional de Vicente Pires
|
Individualizada
|
ANEXO I – B
Grupo II – Estatal
Entidade
|
Forma de Apresentação
|
Subgrupo
|
Banco de Brasília S.A. – BRB
|
Individualizada
|
A
|
CEB Distribuição S.A
|
Individualizada
|
Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal – Codhab-DF
|
Individualizada
|
Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – Caesb
|
Individualizada
|
Companhia do Metropolitano do Distrito Federal – Metrô-DF
|
Individualizada
|
Companhia Imobiliária de Brasília – Terracap
|
Individualizada
|
Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil – Novacap
|
Individualizada
|
BRB Administradora e Corretora de Seguros S.A.
|
Individualizada
|
B
|
BRB Cartão S.A.
|
Individualizada
|
BRB Crédito, Financiamento e Investimento S.A.
|
Individualizada
|
BRB Distribuidora de Títulos e Valores Imobiliários S.A.
|
Individualizada
|
BRB Serviços S.A.
|
Individualizada
|
BSB Participações S.A.
|
Individualizada
|
CEB Geração S.A.
|
Individualizada
|
CEB Lajeado S.A.
|
Individualizada
|
CEB Participações S.A.
|
Individualizada
|
CEBGÁS
|
Individualizada
|
Centrais de Abastecimento do Distrito Federal S.A. – Ceasa-DF
|
Individualizada
|
Companhia de Planejamento do Distrito Federal – Codeplan
|
Individualizada
|
Companhia Energética de Brasília – CEB
|
Individualizada
|
DF Gestão de Ativos S.A.
|
Individualizada
|
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal – Emater-DF
|
Individualizada
|
Parque Tecnológico de Brasília – Biotic
|
Individualizada
|
Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília – TCB
|
Individualizada
|
ANEXO I – C
Grupo III – Administração Direta, Autarquia, Fundação e Fundo Especial
Órgão/Entidade
|
Forma de Apresentação
|
Subgrupo
|
Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – CBMDF
|
Consolidada
|
A
|
Fundo de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – FSCBMDF
|
Fundo de Modernização, Manutenção e Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – FUNCBM
|
Departamento de Trânsito do Distrito Federal – Detran-DF
|
Individualizada
|
Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal – DER-DF
|
Individualizada
|
Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal – Funap-DF
|
Individualizada
|
Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal – Iprev-DF
|
Individualizada
|
Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF
|
Consolidada
|
Fundo de Modernização, Manutenção e Reequipamento da Polícia Civil do Distrito Federal – FUNPCDF
|
Fundo Distrital de Combate à Corrupção – FDCC
|
Individualizada
|
Polícia Militar do Distrito Federal – PMDF
|
Consolidada
|
Fundo de Saúde da Polícia Militar do Distrito Federal – FSPMDF
|
Fundo de Modernização, Manutenção e Reequipamento da Polícia Militar do Distrito Federal – FUNPM
|
Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
|
Consolidada
|
Fundo de Saúde do Distrito Federal – FSDF
|
Fundação Hospitalar do Distrito Federal – em extinção
|
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
|
Consolidada
|
Fundo de Apoio ao Programa Permanente de Alfabetização e Educação Básica de Jovens e Adultos – Funalfa
|
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação do Distrito Federal – Fundeb-DF
|
Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal
|
Agregada
|
Fundo da Receita Tributária do Distrito Federal – Pró-Receita
|
Fundo de Melhoria da Gestão Pública – Pró-Gestão
|
Fundo de Modernização e Reaparelhamento da Administração Fazendária – Fundaf
|
Fundo Garantidor de Parcerias Público-Privadas do Distrito Federal – FGP-DF
|
Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal
|
Individualizada
|
Secretaria de Estado da Segurança Pública do Distrito Federal
|
Consolidada
|
Fundo Penitenciário do Distrito Federal – FUNPDF
|
Fundo de Segurança Pública do Distrito Federal – FUSPDF
|
Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal
|
Consolidada Agregada
|
Fundo do Transporte Público Coletivo do Distrito Federal – FTPC-DF
|
Transporte Urbano do Distrito Federal – DFTRANS
|
Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal
|
Consolidada
|
Fundo de Apoio à Cultura – FAC
|
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal
|
Consolidada
|
Fundo de Desenvolvimento do Distrito Federal – Fundefe
|
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal
|
Agregada
|
Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Distrito Federal
|
Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal – Fundurb
|
Fundo Distrital de Habitação e Interesse Social – Fundhis
|
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal – SLU-DF
|
Individualizada
|
Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF
|
Consolidada
|
B
|
Fundo de Assistência à Saúde dos Deputados Distritais e Servidores da Câmara Legislativa do Distrito Federal – Fascal
|
Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal
|
Consolidada Agregada
|
Fundo de Defesa dos Direitos do Consumidor – FDDC
|
Fundo Antidrogas do Distrito Federal – Funpad
|
Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal – FDCA-DF
|
Secretaria de Estado da Juventude do Distrito Federal
|
Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – FAP-DF
|
Individualizada
|
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Distrito Federal
|
Agregada
|
Fundo de Apoio e Assistência ao Idoso do Distrito Federal – FAAI-DF
|
Fundo de Assistência Social do Distrito Federal – FAS-DF
|
Secretaria de Estado de Trabalho do Distrito Federal
|
Agregada
Consolidada
|
Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza – FCEP
|
Fundo para a Geração de Emprego e Renda do Distrito Federal – Funger-DF
|
Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal
|
Defensoria Pública do Distrito Federal – DPDF
|
Consolidada
|
Fundo de Aparelhamento da Defensoria Pública do Distrito Federal – Prodef
|
Procuradoria-Geral do Distrito Federal – PGDF
|
Consolidada
|
Fundo da Procuradoria-Geral do Distrito Federal – Pró-Jurídico
|
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal
|
Agregada
|
Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – Fundap
|
Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal
|
Consolidada
|
Fundo Distrital de Sanidade Animal – FDS
|
Fundo de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal – FDR
|
Fundo de Aval do Distrito Federal – FADF
|
Secretaria de Estado de Comunicação do Distrito Federal
|
Individualizada
|
Fundação Hemocentro de Brasília – FHB
|
Individualizada
|
Casa Civil do Distrito Federal – Caci-DF
|
Agregada
|
Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal
|
|
Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais do Distrito Federal
|
Secretaria de Estado de Relações Institucionais do Distrito Federal
|
Secretaria de Estado de Atendimento à Comunidade do Distrito Federal
|
Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal
|
Agregada
|
Fundo de Apoio ao Esporte – FAE
|
Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal
|
Agregada
|
Fundo de Fomento à Indústria do Turismo do Distrito Federal – Fitur-DF
|
Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal – Brasília Ambiental – Ibram
|
Individualizada
|
Controladoria-Geral do Distrito Federal – CGDF
|
Individualizada
|
Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal – Adasa
|
Individualizada
|
Sociedade de Abastecimento de Brasília – SAB
|
Individualizada
|
Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal
|
Consolidada
|
Fundo Único de Meio Ambiente do Distrito Federal – Funam
|
Fundação Jardim Zoológico de Brasília – FJZB
|
Individualizada
|
Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde – Fepecs
|
Individualizada
|
Gabinete do Vice-Governador
|
Individualizada
|
Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal – Procon-DF
|
Individualizada
|
Arquivo Público do Distrito Federal – ArPDF
|
Individualizada
|
Jardim Botânico de Brasília – JBB
|
Individualizada
|
Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal – Funab
|
Individualizada
|
Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal – Inas
|
Individualizada
|
Secretaria de Estado de Projetos Especiais do Distrito Federal
|
Individualizada
|
Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal – DF Legal
|
Agregada
|
Agência de Fiscalização do Distrito Federal – Agefis
|
Proflora S.A. – Florestamento e Reflorestamento
|
Individualizada
|
Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e Goiás – Corsap-DF/GO
|
Individualizada
|
Fundação Hospitalar do Distrito Federal
|
Individualizada
|
ANEXO II – A
Modelo de Relatório de Gestão
Grupo I – Administração Regional
1. Histórico da criação e competências
- Finalidade;
- Força de trabalho.
2. Realizações por programa/ação
- Detalhar a execução da despesa por ação programática:
Programa |
Ação Programática |
Modalidade de Contratação |
Processo |
Objeto |
Total Liquidado |
- Detalhar a execução da despesa por eventos realizados:
Denominação |
Processo |
Entidade Contratada |
Objeto |
Total Liquidado |
- Detalhar a execução da despesa por obras realizadas:
Processo |
Objeto |
Modalidade de Contratação |
Processo |
Total Liquidado |
3. Informações complementares
- Realizações extraordinárias;
- Outras informações pertinentes ao julgamento das contas anuais.
4. Diagnóstico do desenvolvimento da Administração Regional
- Análise das realizações, dificuldades encontradas e perspectivas de melhoria.
ANEXO II – B
Modelo de Relatório de Gestão
Grupo II – Estatal
1. Mensagem do dirigente máximo da entidade
Avaliar de forma sucinta os resultados alcançados, abordando pontos que mereçam destaque.
2. Visão geral da entidade
Descrever a finalidade da entidade (missão e visão), estrutura organizacional, ambiente externo em que atua e modelo de negócios:
- Finalidade, objetivos e prioridades da gestão;
- Organograma com estrutura organizacional;
- Composição acionária do capital social e participações em outras sociedades;
- Rol de responsáveis.
3. Gestão de riscos e controles internos
- Indicar os mecanismos de controles internos estabelecidos para alcançar os objetivos institucionais:
- Atuação da unidade de auditoria interna, se houver;
- Atividades de correição e apuração de ilícitos administrativos, se houver;
- Medidas administrativas para apuração de responsabilidade por danos aos cofres da entidade, se houver.
4. Resultados da gestão
Demonstrar os resultados alcançados para o período, em atenção ao previsto no art. 23, § 2º da Lei nº 13.303/16, respeitados os casos que envolvam sigilo.
5. Demonstrações contábeis
Apresentar as demonstrações da situação e do desempenho financeiro, orçamentário e patrimonial que não integram o Sistema Integrado de Gestão Governamental – Siggo.
6. Outras informações relevantes
Apresentar informações não relacionadas com as demais seções do relatório e que sejam de interesse dos dirigentes da entidade divulgar em razão da relevância para o julgamento da prestação de contas.
7. Anexos e Apêndices
Apresentar o relatório de auditoria independente; o relatório de auditoria interna; a manifestação das instâncias que devem reportar-se sobre a prestação de contas; o relatório da comissão de inventário de bens móveis, imóveis e almoxarifado; o demonstrativo de tomada de contas especial; a declaração de nepotismo e outros documentos relevantes para o julgamento da prestação de contas.
ANEXO II – C
Modelo de Relatório de Gestão
Grupo III – Administração Direta, Autarquia, Fundação e Fundo Especial
1. Mensagem do dirigente máximo do órgão/entidade/fundo especial
Avaliar de forma sucinta os resultados alcançados, abordando pontos que mereçam destaque.
2. Visão geral do órgão/entidade/fundo especial
Descrever a finalidade do órgão/entidade/fundo especial (missão e visão) e estrutura organizacional:
- Finalidade, objetivos e prioridades da gestão;
- Organograma com estrutura organizacional;
- Força de trabalho.
3. Gestão de riscos e controles internos
Indicar os mecanismos de controles internos estabelecidos para alcançar os objetivos institucionais:
- Atividades de correição e apuração de ilícitos administrativos, se houver;
- Medidas administrativas para apuração de responsabilidade por danos ao erário, se houver.
4. Resultados da gestão
- Descrição sucinta das realizações físicas (metas) dos principais programas/ação diretamente vinculados à missão do órgão/entidade/fundo especial, especificando os valores aplicados e detalhando os contratos mais significativos do ponto de vista material; - Justificativas para o resultado alcançado.
5. Outras informações relevantes
Apresentar outras informações não relacionadas com as demais seções do relatório e que sejam de interesse dos dirigentes do órgão/entidade/fundo especial divulgar em razão da relevância para o julgamento da tomada de contas.
6. Anexos e apêndices
Apresentar os documentos e informações úteis à compreensão do relatório ou exigidos pelas normas do Tribunal de Contas do Distrito Federal em relação às contas anuais.
ANEXO III – A
Modelo de Relatório do Organizador das Contas
Grupo III – Administração Regional e Administração Direta, Autarquia, Fundação e Fundo Especial
1. Introdução
- Competência;
- Dispositivos legais;
- Rol de responsáveis;
- Forma de organização das contas (individual/consolidada/agregada).
2. Relação das peças que integram as tomadas e prestações de contas anuais ou extraordinárias
- Relatório de gestão;
- Relatório contábil anual;
- Relatório da comissão de inventário de bens móveis, imóveis e almoxarifado;
- Demonstrativo de tomada de contas especial;
- Declaração de nepotismo;
- Declaração de conformidade contábil;
- Outros documentos.
3. Conclusão
- Manifestação do organizador sobre a adequação formal e normativa das peças que integram as contas anuais ou extraordinárias.
4. Anexos
- Manifestação do órgão ou entidade competente quanto às falhas apontadas no relatório contábil anual, se houver;
- Parecer e/ou relatório do setor responsável pelo controle interno, se houver.
Assinatura do Organizador
ANEXO III – B
Rol de Responsáveis
Órgão/Entidade
|
Cargo
|
Administração Regional do Plano Piloto
|
Administrador Regional e Coordenador de Administração Geral
|
Administração Regional do Gama
|
Administração Regional de Taguatinga
|
Administração Regional de Brazlândia
|
Administração Regional de Sobradinho
|
Administração Regional de Planaltina
|
Administração Regional do Paranoá
|
Administração Regional do Núcleo Bandeirante
|
Administração Regional de Ceilândia
|
Administração Regional do Guará
|
Administração Regional do Cruzeiro
|
Administração Regional de Samambaia
|
Administração Regional de Santa Maria
|
Administração Regional de São Sebastião
|
Administração Regional do Recanto das Emas
|
Administração Regional do Lago Sul
|
Administração Regional do Riacho Fundo
|
Administração Regional do Lago Norte
|
Administração Regional da Candangolândia
|
Administração Regional de Águas Claras
|
Administração Regional do Riacho Fundo II
|
Administração Regional do Sudoeste/Octogonal
|
Administração Regional do Varjão
|
Administração Regional do Park Way
|
Administração Regional do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento
|
Administração Regional de Sobradinho II
|
Administração Regional do Jardim Botânico
|
Administração Regional de Itapoã
|
Administração Regional do Setor de Indústria e Abastecimento
|
Administração Regional de Vicente Pires
|
Administração Regional da Fercal
|
Administração Regional do Sol Nascente e Pôr do Sol
|
Administração Regional de Arniqueiras
|
Agência de Fiscalização do Distrito Federal – Agefis
|
Diretor-Presidente
Diretor de Administração Geral
|
Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal – Adasa
|
Diretor-Presidente
Diretoria Colegiada
Superintendente de Administração e Finanças
|
Arquivo Público do Distrito Federal – ArPDF
|
Superintendente
Coordenador de Administração Geral
|
Banco de Brasília S.A. – BRB
|
Diretor-Presidente
Diretoria Colegiada
|
BRB Crédito, Financiamento e Investimento S.A.
|
Diretor-Presidente
Diretoria Executiva
|
BRB Distribuidora de Títulos e Valores Imobiliários S.A.
|
Diretor-Presidente
Diretoria Colegiada
|
BRB Administradora e Corretora de Seguros S.A.
|
Diretor-Presidente
Diretoria Colegiada
|
BRB Serviços S.A.
|
Diretor-Presidente
Diretoria Colegiada
|
BSB Participações S.A.
|
Diretor-Presidente
Diretor de Participações e Negócios
Diretor Jurídico, de Administração e Controladoria
|
Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF
|
Presidente
Segundo-Secretário
Ordenador de Despesa
|
Cartão BRB S.A.
|
Diretor-Presidente
Diretoria Executiva
|
Casa Civil do Distrito Federal – Caci-DF
|
Secretário de Estado
Subsecretário de Administração Geral
|
Centrais de Abastecimento do Distrito Federal S.A. – Ceasa-DF
|
Presidente
Diretor Administrativo
Diretor Financeiro
|
CEBGÁS
|
Diretor-Presidente
Diretor Administrativo-Financeiro
Diretor Técnico e Comercial
|
CEB Distribuição S.A.
|
Diretor-Geral
Diretoria
|
CEB Geração S.A.
|
CEB Lajeado S.A.
|
CEB Participações S.A.
|
Companhia Energética de Brasília S.A. – CEB
|
Diretor-Presidente
Diretoria
|
Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal – Codhab-DF
|
Diretor-Presidente
Diretoria Executiva
|
Companhia de Planejamento do Distrito Federal – Codeplan
|
Presidente
Diretor Administrativo e Financeiro
|
Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – Caesb
|
Presidente
Diretoria Colegiada
|
Companhia do Metropolitano do Distrito Federal – Metrô-DF
|
Diretor-Presidente
Diretoria Colegiada
|
Companhia Imobiliária de Brasília – Terracap
|
Presidente
Diretoria Colegiada
|
Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil – Novacap
|
Diretor-Presidente
Diretoria Executiva
|
Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e Goiás
– Corsap-DF/GO
|
Presidente
Superintendente
|
Controladoria-Geral do Distrito Federal – CGDF
|
Secretário de Estado
Subsecretário de Administração Geral
|
Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – CBMDF
|
Comandante-Geral
Diretor de Orçamento e Finanças
|
Defensoria Pública do Distrito Federal – DPDF
|
Defensor Público-Geral
Chefe da Unidade de Administração Geral
|
Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal – DER-DF
|
Diretor-Geral
Superintendente Administrativo e Financeiro
|
Departamento de Trânsito do Distrito Federal – Detran-DF
|
Diretor-Geral
Diretor Administrativo e Financeiro
|
DF Gestão de Ativos S.A.
|
Diretor-Presidente
Diretor de Gestão Corporativa e de Relação com Investidores
Diretor Administrativo, Financeiro e Contábil
|
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal – Emater-DF
|
Presidente
Diretor Executivo
|
Proflora S.A. – Florestamento e Reflorestamento
|
Liquidante
|
Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal – Funap-DF
|
Presidente
Diretor Executivo
Diretor Adjunto para Assuntos Administrativo e Financeiro
|
Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – FAP-DF
|
Diretor-Presidente
Superintendente da Unidade de Administração Geral
|
Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde – Fepecs
|
Presidente
Chefe da Unidade de Administração Geral
|
Fundação Hemocentro de Brasília – FHB
|
Diretor-Presidente
Coordenador de Administração Geral
|
Fundação Hospitalar do Distrito Federal
|
Inventariante
|
Fundação Jardim Zoológico de Brasília – FJZB
|
Diretor-Presidente
Diretor de Administração
Superintendente Administrativo e Financeiro
|
Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal – Funab
|
Presidente
Diretor Executivo
Chefe da Unidade de Administração Geral
|
Fundo Antidrogas do Distrito Federal – Funpad
|
Secretário de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal
Subsecretário de Administração Geral
|
Fundo da Procuradoria-Geral do Distrito Federal – Pró-Jurídico
|
Procurador-Geral do Distrito Federal
Diretor de Administração Geral da Procuradoria-Geral do Distrito Federal
|
Fundo da Receita Tributária do Distrito Federal – Pró-Receita
|
Secretário de Estado de Economia do Distrito Federal
Subsecretário de Administração Geral
|
Fundo de Apoio à Cultura – FAC
|
Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal
Subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural
|
Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – Fundap
|
Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal
Subsecretário de Administração Geral
|
Fundo de Apoio ao Esporte – FAE
|
Secretário de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal
Secretário-Executivo
|
Fundo de Apoio ao Programa Permanente de Alfabetização e Educação Básica de Jovens e
Adultos – Funalfa
|
Secretário de Estado de Educação do Distrito Federal
Subsecretário de Administração Geral
|
Fundo de Aparelhamento da Defensoria Pública do Distrito Federal – Prodef
|
Defensor Público-Geral
Diretor de Gestão Orçamentária e Financeira
|
Fundo de Apoio e Assistência ao Idoso do Distrito Federal – FAAI-DF
|
Secretário de Estado de Desenvolvimento Social do Distrito Federal
Subsecretário de Administração Geral
|
Fundo de Assistência à Saúde dos Deputados Distritais e Servidores da Câmara Legislativa do Distrito Federal – Fascal
|
Gerente-Coordenador
|
Fundo de Assistência Social do Distrito Federal – FAS-DF
|
Secretário de Estado de Desenvolvimento Social do Distrito Federal
Subsecretário de Administração Geral
|
Fundo de Aval do Distrito Federal – FADF
|
Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal
Subsecretário de Administração Geral
|
Fundo Distrital de Combate à Corrupção – FDCC
|
Conselho de Administração
|
Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza – FCEP
|
Secretário de Estado de Desenvolvimento Social do Distrito Federal
Subsecretário de Administração Geral
|
Fundo de Defesa dos Direitos do Consumidor – FDDC
|
Secretário de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal
Subsecretário de Administração Geral
|
Fundo de Desenvolvimento do Distrito Federal – Fundefe
|
Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal
Subsecretário de Administração Geral
|
Fundo de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal – FDR
|
Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal
Subsecretário de Administração Geral
|
Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal – Fundurb
|
Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal
Subsecretário de Administração Geral
|
Fundo de Fomento à Indústria do Turismo do Distrito Federal – Fitur-DF
|
Secretário de Estado de Turismo do Distrito Federal
Subsecretário de Administração Geral
|
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos
Profissionais da Educação do Distrito Federal – Fundeb-DF
|
Secretário de Estado de Educação do Distrito Federal
Subsecretário de Administração Geral
|
Fundo de Melhoria da Gestão Pública – Pró-Gestão
|
Secretário de Estado de Economia do Distrito Federal
Subsecretário de Administração Geral
|
Fundo de Modernização e Reaparelhamento da Administração Fazendária – Fundaf
|
Secretário de Estado de Economia do Distrito Federal
Subsecretário de Administração Geral
|
Fundo de Modernização, Manutenção e Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar do
Distrito Federal – FUNCBM
|
Comandante-Geral
Diretor de Orçamento e Finanças
|
Fundo de Modernização, Manutenção e Reequipamento da Polícia Civil do Distrito
Federal – FUNPCDF
|
Diretor-Geral
Diretor do Departamento de Administração Geral da Polícia Civil do Distrito Federal
|
Fundo de Modernização, Manutenção e
|
Comandante-Geral
|
Reequipamento da Polícia Militar do Distrito Federal – FUNPM
|
Chefe do Departamento de Logística e Finanças
|
Fundo do Transporte Público Coletivo do Distrito Federal – FTPC-DF
|
Secretário de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal
Subsecretário de Administração Geral
|
Fundo de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – FSCBMDF
|
Comandante-Geral Diretor de Saúde
|
Fundo de Saúde da Polícia Militar do Distrito Federal – FSPMDF
|
Comandante-Geral
Diretor do Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal
|
Fundo de Saúde do Distrito Federal – FSDF
|
Secretário de Estado de Saúde do Distrito Federal
Subsecretário de Administração Geral
Diretor-Executivo do Fundo de Saúde do Distrito Federal
|
Fundo de Segurança Pública do Distrito Federal – FUSPDF
|
Secretário de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal
Subsecretário de Administração Geral
|
Fundo Distrital de Habitação e Interesse Social – Fundhis
|
Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal
Subsecretário de Administração Geral
|
Fundo Distrital de Sanidade Animal – FDS
|
Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal
Subsecretário de Administração Geral
|
Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal – FDCA-DF
|
Secretário de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal
Subsecretário de Administração Geral
|
Fundo Garantidor de Parcerias Público-Privadas do Distrito Federal – FGP-DF
|
Secretário de Estado de Economia do Distrito Federal
Subsecretário de Administração Geral
|
Fundo para a Geração de Emprego e Renda do Distrito Federal – Funger-DF
|
Secretário de Estado de Trabalho do Distrito Federal
Subsecretário de Administração Geral
Coordenador de Microcrédito e Empreendedorismo
Coordenador de Microcrédito da Subsecretaria de Microcrédito e Empreendedorismo da
Secretaria de Estado de Trabalho do Distrito Federal
|
Fundo Penitenciário do Distrito Federal – FUNPDF
|
Secretário de Estado da Segurança Pública do Distrito Federal
Secretário Executivo do Fundo Penitenciário do Distrito Federal
|
Fundo Único de Meio Ambiente do Distrito Federal – Funam
|
Secretário de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal
Subsecretário de Administração Geral
|
Gabinete do Vice-Governador
|
Chefe de Gabinete
Subsecretário de Administração Geral
|
Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal – Inas
|
Diretor-Geral
Diretor Executivo
|
Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal – Procon-DF
|
Diretor-Geral
Diretor de Administração-Geral
Secretário Executivo
|
Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal – Iprev-DF
|
Diretor-Presidente
Diretor de Previdência
Diretor de Investimentos
Diretor de Finanças e Administração
|
Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal – Brasília Ambiental – Ibram
|
Presidente
Superintendente de Administração Geral
|
Jardim Botânico de Brasília – JBB
|
Diretor Executivo
Superintendente de Administração Geral
|
Parque Tecnológico de Brasília – Biotic
|
Diretor-Presidente
Diretor Administrativo
|
Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF
|
Diretor-Geral
Diretor do Departamento de Administração Geral
|
Polícia Militar do Distrito Federal – PMDF
|
Comandante-Geral
Chefe do Departamento de Logística e Finanças
|
Procuradoria-Geral do Distrito Federal – PGDF
|
Procurador-Geral
Diretor de Administração Geral
|
Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal
|
Secretário de Estado
Subsecretário de Administração Geral
|
Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal
|
Secretário de Estado
Subsecretário de Administração Geral
Diretor-Geral
Diretor de Administração e Finanças
|
Secretaria de Estado da Juventude do Distrito Federal
|
Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal
|
Secretaria de Estado da Segurança Pública do Distrito Federal
|
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal
|
Secretaria de Estado de Comunicação do Distrito Federal
|
Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal
|
Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Distrito Federal
|
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal
|
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Distrito Federal
|
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal
|
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
|
Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal
|
Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal
|
Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal
|
Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal
|
Secretaria de Estado de Projetos Especiais do Distrito Federal
|
Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal – DF Legal
|
Secretaria de Estado de Relações Institucionais do Distrito Federal
|
Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
|
Secretaria de Estado de Trabalho do Distrito Federal
|
Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal
|
Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal
|
Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal
|
Secretaria de Estado de Atendimento à Comunidade do Distrito Federal
|
Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais do Distrito Federal
|
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal – SLU-DF
|
Sociedade de Abastecimento de Brasília – SAB
|
Liquidante
|
Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília – TCB
|
Presidente Diretor Técnico
Diretor Administrativo e Financeiro
|
Transporte Urbano do Distrito Federal – DFTRANS
|
Diretor-Geral Diretoria Colegiada
Diretor Administrativo-Financeiro
|
ANEXO IV – A
Modelo de Relatório de Auditoria de Contas
1. Introdução
- Unidade Auditada
• Breve caracterização da Unidade Auditada.
- Recursos orçamentários e extraorçamentários geridos no exercício financeiro de 2019
• Apresentar o perfil das despesas empenhadas no exercício, com comentários iniciais e gráficos ou tabelas para ilustrar os dados;
• Apresentar em gráficos em pizza por grupo de despesa ou tabela com o tipo de licitação.
Ação Orçamentária
|
Empenhado (R$ 1,00)
|
%
|
|
0,00
|
0,00
|
|
0,00
|
0,00
|
|
0,00
|
0,00
|
TOTAL
|
0,00
|
100,00
|
- Perfil orçamentário da despesa, desconsiderada a com pessoal
• Apresentar em tabela, por ação orçamentária, desconsiderada a despesa com pessoal, de forma a evidenciar as ações mais relevantes e possibilitar a correlação com os processos auditados.
Ação Orçamentária
|
Empenhado (R$ 1,00)
|
%
|
|
|
|
|
0,00
|
0,00
|
Outras (agrupar as de menor materialidade)
|
0,00
|
0,00
|
TOTAL
|
0,00
|
100,00
|
- Composição do Relatório de Auditoria de Contas
• Apresentar em tabela os processos apreciados nas diversas fiscalizações
PROCESSO
|
CREDOR
|
OBJETO
|
VALOR
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2. Resultado dos exames
- Relatório preliminar
• Manchete;
• Fato;
• Causa;
• Consequência;
• Recomendação.
- Relatório final
• Manchete;
• Fato;
• Causa;
• Consequência;
• Recomendação;
• Manifestação do gestor e análise da auditoria interna.
3. Manifestação da unidade auditada e análise da equipe de auditoria.
4. Conclusão
ANEXO IV – B
Modelo de Certificado de Auditoria Unidade Auditada:
Assunto:
Exercício:
1. Apresentação do trabalho
2. Descrição da extensão dos trabalhos e normas aplicáveis
3. Rol de responsáveis
4. Irregularidade com repercussão na gestão dos responsáveis
5. Opinião do controle interno quanto ao julgamento das contas
Subcontrolador de Controle Interno
Coordenador de Auditoria
Diretor de Auditoria da Área Auditada
ANEXO IV – C
Conteúdos de referência para as auditorias de contas
Grupo I – Administração Regional
Subgrupo A
1. Avaliação da gestão de pessoas
A ser definido pelo controle interno (trilhas de auditoria).
2. Avaliação da gestão de compras e contratações, especialmente no que diz respeito à
- Regularidade dos processos licitatórios e das contratações e aquisições feitas por inexigibilidade e dispensa de licitação;
- Qualidade dos controles internos administrativos relacionados à atividade de compras e contratações.
3. Avaliação das contratações e gestão de obras e eventos:
A ser definido pelo controle interno.
Subgrupo B
1. Avaliação da gestão de pessoas
A ser definido pelo controle interno (trilhas de auditoria).
2. Avaliação da gestão de compras e contratações, especialmente no que diz respeito à
- Regularidade dos processos licitatórios e das contratações e aquisições feitas por inexigibilidade e dispensa de licitação.
ANEXO IV – D
Conteúdos de Referência para as Auditorias de Contas
Grupo II – Estatal
Subgrupo A
1. Avaliação da gestão de pessoas
A ser definido pelo controle interno (trilhas de auditoria).
2. Avaliação da gestão, especialmente no que diz respeito:
- Ao atendimento da Lei nº 13.303/16 (Lei de Responsabilidade das Estatais) em relação à estrutura e controles;
- A outros critérios a serem definidos pelo controle interno.
3. Avaliação da gestão de compras e contratações:
- A amostra será definida pelo controle interno, alcançando as despesas executadas com os Programas de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado e Programas Temáticos do Plano Plurianual – PPA.
Subgrupo B
1. Avaliação da gestão de pessoas
A ser definido pelo controle interno (trilhas de auditoria).
2. Avaliação da gestão de compras e contratações
- Estatais dependentes: a amostra será baseada nas despesas executadas nos programas temáticos do Plano Plurianual;
- Estatais independentes: a amostra será definida pelo controle interno, observada a relevância da despesa executada.
ANEXO IV – E
Conteúdos de Referência para as Auditorias de Contas
Grupo III – Administração Direta, Autarquia, Fundação e Fundo Especial
Subgrupo A
1. Avaliação da gestão de pessoas
- A ser definido pelo controle interno (trilhas de auditoria).
2. Avaliação da gestão de compras e contratações
- A amostra será definida pelo controle interno, observada a relevância da despesa executada com os Programas de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado e Programas Temáticos do Plano Plurianual.
Subgrupo B
1. Avaliação da gestão de pessoas
- A ser definido pelo controle interno (trilhas de auditoria).
2. Avaliação da gestão de compras e contratações
- A amostra será definida pelo controle interno a partir das despesas executadas com os Programas Temáticos do Plano Plurianual.
ANEXO V
Modelo de Pronunciamento
Unidade Auditada:
Assunto:
Exercício:
1. Consideração inicial sobre a condução dos trabalhos
- Opinar sobre a adequação dos trabalhos e sua suficiência para subsidiar o julgamento das contas anuais ou extraordinárias;
- Comentar sobre restrições aos trabalhos (se for o caso).
2. Parecer sobre as contas
- Detalhar os aspectos positivos da gestão da unidade auditada (se houver).
- Opinar sobre os controles internos da unidade auditada;
- Opinar acerca dos atos de gestão praticados pela unidade auditada, com base nos principais registros e recomendações formulados pela equipe de auditoria;
- Descrever as medidas recomendadas para o aprimoramento da gestão da unidade auditada;
- Propor o encaminhamento das contas ao dirigente máximo da unidade auditada para pronunciamento e posterior envio ao Tribunal de Contas do Distrito Federal.
Dirigente do órgão de Controle Interno
ANEXO VI
Outras Peças Necessárias ao Julgamento de Contas Anuais ou Extraordinárias
1. Grupo I – Administração Regional
- Relatório contábil anual;
- Relatório da comissão de inventário de bens móveis, imóveis e almoxarifado;
- Declaração de nepotismo;
- Declaração de conformidade contábil
- Manifestação do órgão ou entidade competente quanto às falhas apontadas no relatório contábil anual, se houver.
2. Grupo II – Estatal
- Parecer e relatório da diretoria e dos conselhos de administração e fiscal quando esses colegiados integrarem a estrutura da entidade;
- Notas explicativas das demonstrações contábeis;
- Relatório de auditoria independente.
(No caso da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, deverão integrar a prestação de contas anual, ainda, o demonstrativo de custo por atividade da companhia; demonstrativo do repasse e arrecadação recebida em cotejamento com a despesa liquidada e demonstrativo do cálculo do superávit ou déficit).
3. Grupo III – Administração Direta, Autarquia, Fundação e Fundo Especial
- Relatório contábil anual;
- Relatório da comissão de inventário de bens móveis, imóveis e almoxarifado;
- Demonstrativo de tomada de contas especial,
- Declaração de nepotismo;
- Declaração de conformidade contábil;
- Manifestação do órgão ou entidade competente quanto às falhas apontadas no relatório contábil anual, se houver.
(No caso do IPREV, deverão integrar a prestação de contas anual, ainda, as demonstrações contábeis, inclusive dos fundos garantidor e capitalizado, Certificado de Regularidade Previdenciária – CRP, relatório de avaliação atuarial, Demonstrativo de Resultados da Avaliação Atuarial – DRAA, Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasses – DIPR e Demonstrativo das Aplicações e Investimentos dos Recursos – DAIR.).
Este texto não substitui o publicado no DODF nº 113, seção 1, 2 e 3 de 18/06/2020 p. 17