Institucional

A Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Distrito Federal (Escon/TCDF), foi criada pela Lei nº 5.286, de 30 de dezembro de 2013.

A Escon fortalece o aprendizado contínuo, a produção de conhecimento e a transparência institucional.  Ao integrar o conhecimento técnico e institucional, contribui para o fortalecimento do controle externo, a qualificação da gestão pública e a ampliação do diálogo com a sociedade. Seu compromisso é inspirar o desenvolvimento de pessoas para contribuir com a construção de políticas públicas mais eficientes, transparentes e participativas.

Em sua atuação como disseminadora do conhecimento, a Escola promove cursos, treinamentos, palestras, seminários e eventos voltados a três públicos: servidores do TCDF, servidores do GDF e a sociedade. Suas ações formativas estão organizadas em três eixos temáticos: Controle Externo, voltado ao desenvolvimento de competências ligadas às atividades finalísticas do TCDF; Organizacional, que abrange temas estruturantes e de apoio às atividades da Casa; e Programas Transversais, com foco no desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores, independentemente de sua área de atuação.

Responsável também pela sistematização do conhecimento institucional, a Escola promove ações de identificação, organização, compartilhamento e aplicação dos conhecimentos necessários ao alcance dos objetivos estratégicos do Tribunal. Em outras palavras, a nossa atuação inclui tanto o conhecimento produzido dentro do TCDF, com foco na transparência de decisões do Plenário com relevância jurisprudencial e normativos internos e na troca espontânea de saberes entre as pessoas, quanto o acesso a fontes externas, promovendo a disseminação da informação técnico-científica disponíveis em bases de conteúdo digital, livros ou periódicos.

Alinhada à visão de ser reconhecida pela excelência na difusão de conhecimentos essenciais para o controle e para a administração pública, essa atuação integrada fortalece não apenas o desempenho institucional do TCDF, mas também sua contribuição para uma gestão pública mais transparente e próxima do cidadão.