TCDF Ações Educacionais

Ações Educacionais

Ações Educacionais

Por definição legal, a atuação educacional da ESCON abrange temas relacionados ao controle externo, à gestão pública e ao controle social, tendo como princípio norteador o interesse público.

Os currículos dos programas, planos e ações desenvolvidos pela ESCON são estruturados não como uma mera relação de conteúdos e atividades, mas como um processo a ser desenvolvido com o objetivo de alcançar resultados específicos. Neste tipo de organização curricular, a preocupação central é levar o treinando a realizar a competência e atingir metas.

O Plano de Capacitação é o instrumento que sintetiza as ações de capacitação a serem executadas pela ESCON. Nele estão previstas diversas atividades como a realização de cursos, palestras, seminários, reuniões técnicas, concessão de bolsas de estudo para cursos de graduação, pós-graduação e idiomas, além das Trilhas de Aprendizagem.

São exemplos de ações educacionais promovidas pela ESCON para o público externo os cursos de controle social voltados para Conselheiros de Saúde; treinamentos sobre elaboração de termo de referência para licitações, gestão e fiscalização de contratos administrativos; capacitações sobre aplicação da legislação de pessoal no setor público; abordagem de tópicos especiais sobre contratos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação; entre outras.

Os instrutores da ESCON são selecionados preferencialmente dentre membros e servidores do TCDF e servidores públicos efetivos distritais, havendo ainda a contratação de especialistas externos, a depender do assunto a ser tratado na capacitação.

A lista atualizada de cursos oferecidos pela Escon pode ser acessada aqui.