23/03/2004
LEI Nº 2.706/01. REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA FISCALIZAÇÃO E INSPEÇÃO. INCONSTITUCIONALIDADE DO ARTIGO 31.
DIREITO CONSTITUCIONAL. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. MEDIDA LIMINAR. SUSPENSÃO DO ART. 31, DA LEI DISTRITAL N. 2.706/2001. RESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA DE FISCALIZAÇÃO E INSPEÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. INCONSTITUCIONALIDADE MATERIAL FRENTE AO ART. 19, III, DA LODF. NÃO OBRIGATORIEDADE DE CONCURSO PÚBLICO PARA O PREENCHIMENTO DO CARGO. AUSÊNCIA DO FUMUS BONI IURIS. LIMINAR INDEFERIDA.
1. CONSIDERANDO QUE OS CARGOS OCUPADOS PELOS SERVIDORES ATINGIDOS PELA MUDANÇA DA NOMENCLATURA DA CARREIRA NA QUAL INGRESSARAM ORIGINARIAMENTE CONTINUARAM A SER OS MESMOS, FISCAIS E INSPETORES, BEM ASSIM NÃO TER SIDO ALTERADA PELA NORMA IMPUGNADA AS ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES DOS MESMOS, E, AINDA, QUE A LODF, EM SEU ART. 19, INCISO XXIII, EXIGE NÍVEL SUPERIOR PARA INGRESSO NA CARREIRA, A PARTIR DA EMENDA N. 21, DE 18-12-97, A EXIGÊNCIA DE NÍVEL SUPERIOR PARA O EXERCÍCIO DAS ATIVIDADES DE INSPEÇÃO E FISCALIZAÇÃO, NO ÂMBITO DO DISTRITO FEDERAL, NÃO TRADUZIRIA QUALQUER INOVAÇÃO À LEI GUERREADA, MAS CONDIÇÃO DE ACESSIBILIDADE ESTATUÍDA EM CARÁTER OBRIGATÓRIO.
2. COM EFEITO, POSSÍVEL AOS SERVIDORES DE NÍVEL MÉDIO QUE INGRESSARAM NAS ATIVIDADES DE INSPEÇÃO E DE FISCALIZAÇÃO, PARA AS QUAIS, ATÉ ENTÃO, O NÍVEL MÉDIO BASTAVA E ERA SUFICIENTE, CONTINUAR EXERCENDO DITAS ATIVIDADES, QUE, APÓS A MUDANÇA, PASSARAM A SER PRIVATIVAS DO NÍVEL SUPERIOR, PORQUANTO IMPLICA EM MERO RECONHECIMENTO DA PARIDADE DE TRATAMENTO PARA EXERCENTES DE FUNÇÕES IDÊNTICAS. EM OUTRAS PALAVRAS, A MUDANÇA DE ESCOLARIDADE IMPOSTA POR UMA NOVA LEI AFIGURA-SE IRRELEVANTE PARA AQUELE SERVIDOR QUE PREENCHIA TODAS AS CONDIÇÕES PARA O EXERCÍCIO DO CARGO, ANTES DO ADVENTO DA LEI ALTERNADORA.
3. AUSENTE O FUMUS BONI IURIS INDEFERE-SE A LIMINAR
Classe do Processo : AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE nº 20030020068456-DF
Registro do Acordão Número : 186401
Data de Julgamento : 14/10/2003
Órgão Julgador : Conselho Especial
Relator : ADELITH DE CARVALHO LOPES
Relator Designado: JERONYMO DE