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      Abril de 2004      
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20/04/2004
    

RESSARCIMENTO AO ERÁRIO. DETERMINAÇÃO DO TCDF. BOA-FÉ. DIREITO DE DEFESA. LEI Nº 9.784/99.
20/04/2004
    

PROCESSO ADMINISTRATIVO. AFASTAMENTO PREVENTIVO. POSSIBILIDADE.
20/04/2004
    

INCORPORAÇÃO DE DÉCIMOS. DECISÃO DO TCDF. CORRELAÇÃO.
20/04/2004
    

CONCURSO PÚBLICO. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA. AUSÊNCIA DE PREVISÃO LEGAL.
20/04/2004
    

DESCLASSIFICAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO. PREVALÊNCIA DAS NORMAS EDITALÍCIAS.
28/04/2004
    

MANDADO DE SEGURANÇA CONTRA DECISÃO DO TCU. CASSAÇÃO DE APOSENTADORIA.
20/04/2004
    

RESSARCIMENTO AO ERÁRIO. DETERMINAÇÃO DO TCDF. BOA-FÉ. DIREITO DE DEFESA. LEI Nº 9.784/99.

Ementa
PROFESSORA APOSENTADA. RECEBIMENTO DE QUANTIA A MAIOR NOS PROVENTOS. PAGAMENTO INDEVIDO. DESCONTO DO VALOR PRINCIPAL NO CONTRACHEQUE SEM INSTAURAÇÃO DE PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO. ILEGALIDADE. COBRANÇA TARDIA DE CORREÇÃO MONETÁRIA POR ORDEM DO TRIBUNAL DE CONTAS DO DISTRITO FEDERAL. POSSIBILIDADE. MAS DIREITO JÁ FULMINADO PELA PRESCRIÇÃO. PRAZO DE CINCO ANOS A CONTAR DA DATA DO ATO DE RECEBIMENTO. BOA-FÉ DO SERVIDOR. DISPENSA DE DEVOLVER O VALOR RECEBIDO A MAIOR POR ERRO DA ADMINISTRAÇÃO. INAPLICABILIDADE DO ARTIGO 54 DA LEI FEDERAL Nº 9.784/99 NO ÂMBITO DO TRIBUNAL DE CONTAS. APLICAÇÃO RESTRITA AO ÓRGÃO PÚBLICO DESTINATÁRIO.

1. O PODER DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ANULAR SEUS PRÓPRIOS ATOS NÃO É ABSOLUTO, PORQUANTO HÁ DE OBSERVAR AS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS DA AMPLA DEFESA E DO CONTRADITÓRIO. SENDO ASSIM, NÃO PODE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DESCONTAR NO CONTRACHEQUE DA PROFESSORA APOSENTADA QUANTIA QUE ESTA RECEBEU A MAIOR EM SEUS PROVENTOS, POR ERRO DA PRÓPRIA ADMINISTRAÇÃO, SEM LHE OPORTUNIZAR O DIREITO DE AMPLA DEFESA. PARA PODER COBRAR IMPORTÂNCIA INDEVIDAMENTE RECEBIDA PELO SERVIDOR É PRECISO, POIS, QUE A ADMINISTRAÇÃO INSTAURE O DEVIDO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO, AINDA QUE TENHA RECEBIDO ORDEM DO TRIBUNAL DE CONTAS PARA PROVIDENCIAR A COBRANÇA. O FATO DE O ATO DE APOSENTADORIA SER UM ATO COMPLEXO, QUE DEPENDE DA APROVAÇÃO DE DOIS ÓRGÃOS PÚBLICOS, E QUE SÓ SE APERFEIÇOA COM O DEFERIMENTO DO REGISTRO PELO TRIBUNAL DE CONTAS, NÃO IMPLICA EM AUTORIZAR O ÓRGÃO ADMINISTRATIVO CONCEDENTE A REVISAR O CÁLCULO DOS PROVENTOS, SEM OUVIR PREVIAMENTE O APOSENTADO.

2. O TRIBUNAL DE CONTAS DO DISTRITO FEDERAL TEM ASSENTADO O ENTENDIMENTO DE QUE O SERVIDOR APOSENTADO QUE AGIU DE BOA-FÉ AO RECEBER QUANTIA A MAIOR EM SEUS PROVENTOS, DEVIDO A ERRO COMETIDO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, NÃO ESTÁ OBRIGADO A RESTITUIR AO ERÁRIO A IMPORTÂNCIA INDEVIDAMENTE RECEBIDA, QUE TENHA CARÁTER ALIMENTAR, SOBRETUDO A RESPECTIVA CORREÇÃO MONETÁRIA.

3. TENDO A PROFESSORA RECEBIDO A QUANTIA A MAIOR EM SUA APOSENTADORIA, NO VALOR DE R$ 0,90 (NOVENTA CENTAVOS DE REAL), EM DEZEMBRO DE 1990, NÃO PODERIA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TER DESCONTADO DE SEU CONTRACHEQUE A REFERIDA IMPORTÂNCIA, EM 1996, AINDA QUE POR ORDEM DO TRIBUNAL DE CONTAS DO DISTRITO FEDERAL, PORQUE TAL DIREITO JÁ ESTAVA FULMINADO PELA PRESCRIÇÃO QÜINQÜENAL, APLICÁVEL À ESPÉCIE. ACOLHIA-SE NA OCASIÃO O ENTENDIMENTO DE HELY LOPES MEIRELLES E DA JURISPRUDÊNCIA DE QUE, HAVENDO LACUNA NA LEGISLAÇÃO, ADOTAVA-SE O PRAZO DE CINCO ANOS PARA REGULAR A PRESCRIÇÃO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ANULAR OU REVISAR OS SEUS ATOS. SEGUIA-SE O MESMO PRAZO ESTABELECIDO PELO DECRETO Nº 20.910/32. COM A ENTRADA EM VIGOR DA LEI FEDERAL Nº 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999, RECEPCIONADA NO DISTRITO FEDERAL PELA LEI DISTRITAL Nº 2.834, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2001, O PRAZO FOI MANTIDO EM CINCO ANOS, DE ACORDO COM O ART. 54 QUE DIZ: "O DIREITO DA ADMINISTRAÇÃO DE ANULAR OS ATOS ADMINISTRATIVOS DE QUE DECORRAM EFEITOS FAVORÁVEIS PARA OS DESTINATÁRIOS DECAI EM CINCO ANOS, CONTADOS DA DATA EM QUE FORAM PRATICADOS, SALVO COMPROVADA MÁ-FÉ." AINDA QUE NÃO HOUVESSE, NA OCASIÃO, O ALUDIDO ENTENDIMENTO, DE QUE O PRAZO DE PRESCRIÇÃO SERIA DE CINCO ANOS, HOJE, A MENCIONADA LEI FEDERAL 9.784/99, EM SEU ARTIGO 54, NÃO DEIXA QUALQUER DÚVIDA A RESPEITO DESSE PRAZO. PODERIA, ASSIM, RETROAGIR PARA REGULAR AQUELE PRAZO, VISTO QUE A NOVA LEI, DE CONTEÚDO ADMINISTRATIVO, TEM EFEITOS PRETÉRITOS, PARA RESOLVER SITUAÇÕES AINDA QUE OCORRIDAS ANTES DE SUA VIGÊNCIA, RESPEITADOS O ATO JURÍDICO PERFEITO, O DIREITO ADQUIRIDO E A COISA JULGADA (LICC, ART. 6º).

Decisão
CONHECER. NEGAR PROVIMENTO AOS RECURSOS VOLUNTÁRIO E OFICIAL. UNÂNIME.
APELAÇÃO CÍVEL E REMESSA OFICIAL 20010110394899-DF
Data de Julgamento : 01/12/2003
Órgão Julgador : 5ª Turma Cível
Relator : ROBERVAL CASEMIRO BELINATI
Publicação no DJU: 01/04/2004
20/04/2004
    

PROCESSO ADMINISTRATIVO. AFASTAMENTO PREVENTIVO. POSSIBILIDADE.

Ementa
PROCESSO ADMINISTRATIVO INSTAURADO PARA APURAR POSSÍVEIS IRREGULARIDADES COMETIDAS POR PROFESSORES. AFASTAMENTO PREVENTIVO. PARA EVITAR QUE VENHAM A INFLUIR NA APURAÇÃO DAS IRREGULARIDADES. LEGALIDADE. COMO MEDIDA CAUTELAR E A FIM DE QUE O SERVIDOR NÃO VENHA A INFLUIR NA APURAÇÃO DA IRREGULARIDADE, A AUTORIDADE INSTAURADORA DO PROCESSO DISCIPLINAR PODERÁ DETERMINAR O SEU AFASTAMENTO DO EXERCÍCIO DO CARGO, PELO PRAZO DE ATÉ 60 (SESSENTA) DIAS, SEM PREJUÍZO DA REMUNERAÇÃO. O AFASTAMENTO PODERÁ SER PRORROGADO POR IGUAL PRAZO FINDO O QUAL CESSARÃO OS SEUS EFEITOS AINDA QUE NÃO CONCLUÍDO O PROCESSO, SEGUNDO O DISPOSTO NO ARTIGO 147 DA LEI Nº 8.112/90. NO CASO, COMO OS PROFESSORES ESTÃO RESPONDENDO A PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR, QUE APURA POSSÍVEIS IRREGULARIDADES QUE TERIAM COMETIDO NO EXERCÍCIO DO CARGO, CORRETA A DECISÃO ADMINISTRATIVA QUE DETERMINOU O AFASTAMENTO PREVENTIVO DOS PROFESSORES, PELO PRAZO DE 60 (SESSENTA) DIAS, DO EXERCÍCIO DE SEUS CARGOS, VISANDO EVITAR QUE VENHAM A INFLUIR NA APURAÇÃO DAS IRREGULARIDADES.

Decisão
CONHECER. NEGAR PROVIMENTO. UNÂNIME.
AGRAVO DE INSTRUMENTO 20030020086987-DF
Data de Julgamento : 24/11/2003
Órgão Julgador : 5ª Turma Cível
Relator : ROBERVAL CASEMIRO BELINATI
Publicação no DJU: 01/04/2004
20/04/2004
    

INCORPORAÇÃO DE DÉCIMOS. DECISÃO DO TCDF. CORRELAÇÃO.

Ementa
ADMINISTRATIVO - SERVIDOR APOSENTADO PELO DISTRITO FEDERAL - HOMOLOGAÇÃO - TRIBUNAL DE CONTAS DO DISTRITO FEDERAL -QUINTOS/DÉCIMOS - ALTERAÇÃO - INCORPORAÇÃO - FUNÇÃO EFETIVAMENTE EXERCIDA NA ESFERA FEDERAL - VALORES DESATUALIZADOS - REDUÇÃO - IMPOSSIBILIDADE - GARANTIA CONSTITUCIONAL - IRREDUTIBILIDADE DE VENCIMENTOS.

1.MUITO EMBORA TENHA HAVIDO DETERMINAÇÃO DA EGRÉGIA CORTE DE CONTAS DO DISTRITO FEDERAL, NO SENTIDO QUE FOSSEM OBSERVADOS OS VALORES CONSTANTES DA TABELA FEDERAL PARA A FIXAÇÃO DA REFERIDA VANTAGEM, O QUE SE VISLUMBRA NOS AUTOS É QUE HOUVE SIGNIFICATIVA REDUÇÃO NOS PROVENTOS DO INATIVO, UMA VEZ QUE A ADMINISTRAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, POR MEIO DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, PROCEDEU ÀS ALTERAÇÕES COM BASE EM TABELA CUJOS VALORES ENCONTRAVAM-SE DESATUALIZADOS O QUE, POR CERTO, FERE DIREITO LÍQUIDO E CERTO DO APELADO.

2.TENDO O T.C.D.F., EM DILIGÊNCIA, EXIGIDO EXPRESSA OBSERVÂNCIA AOS VALORES PAGOS NO ÂMBITO DA UNIÃO, NÃO PODE O DISTRITO FEDERAL SE FURTAR À SUA UTILIZAÇÃO, SOB PENA DE INFRINGÊNCIA ÀS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS.

3.POR FORÇA DO PRINCÍPIO INSCULPIDO NO ART.40, §8º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, O APELADO, NA CONDIÇÃO DE APOSENTADO, FAZ JUS AO RECEBIMENTO DOS VALORES A TÍTULO DE QUINTOS, NOS MESMOS MOLDES ANTERIORMENTE PERCEBIDOS, DEVENDO, AINDA, SOFRER ATUALIZAÇÃO NA MESMA PROPORÇÃO DA REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES EM ATIVIDADE, SEM QUE TAL PROCEDIMENTO POSSA CARACTERIZAR QUALQUER INGERÊNCIA NO PRINCÍPIO DA AUTONOMIA POLÍTICA E ADMINISTRATIVA DO DISTRITO FEDERAL.

4.O IMPEDIMENTO EM SE ESTABELECER A INCORPORAÇÃO DO APELADO, COM BASE NA FUNÇÃO EFETIVAMENTE EXERCIDA PELO APELADO NA ESFERA FEDERAL, E QUE VENHA A ACARRETAR REDUÇÃO NOS VENCIMENTOS DO SERVIDOR, FUNDA-SE NOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO ADQUIRIDO E DA IRREDUTIBILIDADE DE VENCIMENTOS, NOTADAMENTE EM FACE DE SITUAÇÃO JURÍDICA HÁ MUITO CONSOLIDADA.

5.RECURSO CONHECIDO E IMPROVIDO.

Decisão
CONHECER. NEGAR PROVIMENTO. UNÂNIME.
APELAÇÃO CÍVEL 20020111058718-DF
Data de Julgamento : 08/03/2004
Órgão Julgador : 4ª Turma Cível
Relator : HUMBERTO ADJUTO ULHÔA
Publicação no DJU: 01/04/2004
20/04/2004
    

CONCURSO PÚBLICO. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA. AUSÊNCIA DE PREVISÃO LEGAL.

CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO - CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DE SOLDADO DA POLÍCIA MILITAR DO DF. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA. AUSÊNCIA DE PREVISÃO LEGAL. SUBJETIVIDADE. ILEGALIDADE.

1. FACE A LIMINAR DEFERIDA PELO COLENDO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, NA ADIN Nº 1045-0/DF, SUSPENDENDO A EFICÁCIA DO § 1º, DO ARTIGO 117, DA LEI ORGÂNICA DO DF, REVELA-SE NULO O ATO QUE CONSIDEROU O CANDIDATO NÃO RECOMENDADO NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, PREVISTA NO EDITAL DE CONCURSO PARA INGRESSO NA CARREIRA DE POLICIAL MILITAR DO DF.

2. O EXAME PSICOTÉCNICO REALIZADO COM BASE EM CRITÉRIOS SUBJETIVOS É NULO, POR ATENTAR CONTRA OS PRINCÍPIOS DA IMPESSOALIDADE, ISONOMIA E DA AMPLA DEFESA, CONSAGRADOS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

3. NENHUMA INSERÇÃO NO MÉRITO DO ATO ADMINISTRATIVO HÁ NA ANÁLISE DAS RAZÕES DE NÃO RECOMENDAÇÃO DE CANDIDATO SUBMETIDO À EXAME PSICOTÉCNICO, QUANDO RESTA EVIDENCIADO A ILEGALIDADE NO MÉTODO DE APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO.

4. REMESSA OFICIAL CONHECIDA E DESPROVIDA.

Decisão
CONHECER. NEGAR PROVIMENTO. UNÂNIME.
REMESSA DE OFÍCIO 20020110489474-DF
Registro do Acordão Número : 188302
Data de Julgamento : 08/03/2004
Órgão Julgador : 4ª Turma Cível
Relator : HUMBERTO ADJUTO ULHÔA
Publicação no DJU: 01/04/2004
20/04/2004
    

DESCLASSIFICAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO. PREVALÊNCIA DAS NORMAS EDITALÍCIAS.

NULIDADE DE ATO ADMINISTRATIVO - DESCLASSIFICAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO - NORMAS EDITALÍCIAS.

1 - DESCLASSIFICADO O CANDIDATO EM CONCURSO PÚBLICO, POR NÃO TER SIDO APROVADO NA REALIZAÇÃO DA PROVA ORAL/PRÁTICA, A QUESTÃO HÁ QUE SER DECIDIDA NOS TERMOS DO EDITAL.

2 - O OPERADOR DE MÁQUINAS NÃO MANUSEIA APENAS CALDEIRA, MAS TAMBÉM OUTRAS MÁQUINAS. DESSA FORMA, CABÍVEL A REALIZAÇÃO DE PROVA PRÁTICA DE LAVANDERIA. A SELEÇÃO DEVE SER FEITA CONFORME OS CRITÉRIOS DE CONVENIÊNCIA E OPORTUNIDADE ADOTADOS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

3 - RECURSO CONHECIDO E PROVIDO. MAIORIA.
APELAÇÃO CÍVEL E REMESSA EX-OFÍCIO 20000110797294-DF
Data de Julgamento : 07/04/2003
Órgão Julgador : 5ª Turma Cível
Relator : ASDRUBAL NASCIMENTO LIMA
Relator Designado: HAYDEVALDA SAMPAIO
Publicação no DJU: 27/08/2003
28/04/2004
    

MANDADO DE SEGURANÇA CONTRA DECISÃO DO TCU. CASSAÇÃO DE APOSENTADORIA.

DESPACHO
Vistos, etc. Pedro Leão de Menezes ajuíza mandado de segurança, com pedido de medida liminar, por meio do qual impugna a decisão administrativa proferida pelo Tribunal de Contas da União, nos autos do Processo nº TC-017.067/1995-2, que determinou a cassação de uma das aposentadorias do impetrante. 2. Sustenta o acionante que o mencionado processo administrativo padece de vício insanável, dado que, em momento algum, foi o postulante notificado para apresentar defesa nesse feito. Acrescenta o suplicante que tampouco sabia da existência do processo nº TC-017.067/1995-2, uma vez que nunca recebera comunicação da Corte de Contas da União. 3. Em sede de informações, a digna autoridade coatora pondera que o Tribunal de Contas da União agiu conforme o Direito, acrescentando que: "(...) o procedimento de apreciação de ato de reforma ou de concessão de aposentadoria adotado pelo TCU, para fins de registro, como é o ato discutido em sede do MS analisado, faz-se de acordo com a competência constitucional (CF, art. 71, inciso III) e legal (Lei nº 8.443/1992, art. 39, inciso II) atribuída a esta Corte de Contas, que, no cumprimento de seu poder-dever de controle externo, observou, no caso concreto em comento, o devido processo legal aplicável a essa espécie de procedimento. (...)" 4. É o relatório. 5. Decido. 6. Com os olhos postos no Texto Magno, observo que entre as competências constitucionais do Tribunal de Contas da União está a de apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos concessivos de aposentadoria a servidor público efetivo (CF, art. 71, inciso III). No desempenho dessa específica atividade, a Corte de Contas trava, primeiramente, uma relação jurídico-formal com a Administração Pública. Já num segundo momento, ou seja, depois de concedido o registro ao ato oficial de aposentação do servidor, aí a relação jurídica se dá, pelo menos no plano da imediatidade, entre a Corte de Contas e o agente público em situação de inatividade permanente (como é próprio de toda aposentadoria). 7. Sendo assim, entendo que, uma vez confirmada a aposentadoria do servidor pelo órgão tribunalício de contas, ela, aposentadoria, passa a ostentar visível aparência de ato jurídico perfeito. Por isso que sua desconstituição não prescinde da obrigatoriedade de garantir ao interessado o exercício do contraditório e da ampla defesa. 8. Ajunte-se que, recentemente, ao julgar uma questão idêntica à presente, o Plenário do Supremo Tribunal Federal, reconhecendo o desrespeito ao art. 5º, inciso LV, da Magna Carta, deferiu mandado de segurança para anular o ato do Tribunal de Contas da União, que, por meio de decisão unilateral, cancelou o pagamento de pensão especial concedido ao então postulante (cf. MS 24.268/MG, Relator p/ o acórdão o Min. Gilmar Mendes, Informativo STF nº 336). 9. Com estes fundamentos, defiro a medida liminar requestada para suspender, até a decisão do mérito deste writ, os efeitos do Acórdão nº 2.522/2003 -- 1ª Câmara, proferido nos autos do Processo nº TC-017.067/1995-2.
Publique-se. Brasília, 03 de março de 2004.
Ministro CARLOS AYRES BRITTO - Relator
STF - MEDIDA CAUTELAR - MS 24790 DF
Publicação: DJ de 24/03/2004