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      Maio de 2004      
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04/05/2004
    

SERVIDOR PÚBLICO. NÃO ATENDIMENTO AO REQUISITO DE ESCOLARIDADE. IMPOSSIBILIDADE DA RECONVOCAÇÃO.
04/05/2004
    

TCU. BANCO DO BRASIL. TCE PARA APURAÇÃO DE PREJUÍZOS EM OPERAÇÕES FINANCEIRAS. AUSÊNCIA DE LEGITIMIDADE.
04/05/2004
    

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. COMPROVAÇÃO INSUBSISTENTE. READAPTAÇÃO.
04/05/2004
    

CONCURSO PÚBLICO. SOLDADO DA PMDF. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA. SUBJETIVISMO.
19/05/2004
    

QUINTOS. EXERCÍCIO DE CARGO COMISSIONADO NA ÁREA FEDERAL. MANUTENÇÃO DO VALOR DA REMUNERAÇÃO PERCEBIDA.
24/05/2004
    

CAUTELAR EM MANDADO DE SEGURANÇA. DECISÃO DO TCU. SUPRESSÃO DE PENSÃO.
Publicação: 26/05/2004
Decreto nº 24.611/04
28/05/2004
    

PENSÃO MILITAR. DIÁRIAS DE ASILADO. INCORPORAÇÃO AO BENEFÍCIO PENSIONAL.
28/05/2004
    

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. REVERSÃO. NOVA APOSENTADORIA. IMPOSSIBILIDADE.
Publicação: 28/05/2004
Lei nº 3.347/04
04/05/2004
    

SERVIDOR PÚBLICO. NÃO ATENDIMENTO AO REQUISITO DE ESCOLARIDADE. IMPOSSIBILIDADE DA RECONVOCAÇÃO.

Ementa
ADMINISTRATIVO - CONCURSO PÚBLICO - PROFESSOR - ESCOLARIDADE - POSSE - CANDIDATA APROVADA EM CONCURSO PARA MAGISTÉRIO E IMPOSSIBILITADA DE TOMAR POSSE POR NÃO CONCLUÍDO O CURSO COM LICENCIATURA PLENA. IMPOSSIBILIDADE DE RECONVOCAÇÃO. ACERTO DA ADMINISTRAÇÃO. 1.RECURSO IMPROVIDO, POIS A IMPETRANTE AINDA NÃO CONCLUIU O CURSO DE HISTÓRIA COM LICENCIATURA PLENA, NEM TEM DIPLOMA REGISTRADO EM CURSO DE LICENCIATURA CURTA, REQUISITOS EXIGIDOS PELO EDITAL DO CONCURSO, ESTANDO ESTE ADEQUADAMENTE FUNDAMENTADO NA LEI. 2.A RECONVOCAÇÃO PRETENDIDA PELA IMPETRANTE NÃO ENCONTRA RESPALDO LEGAL, UMA VEZ QUE A LEI N. 2.072/1998 FOI REVOGADA PELA LEI N. 2.818/2001, POR INCONSTITUCIONAL.

Decisão
CONHECER. DESPROVER. UNÂNIME.
APELAÇÃO CÍVEL 20020110178939/DF
Data de Julgamento : 08/03/2004
Órgão Julgador : 1ª Turma Cível
Relator : HERMENEGILDO GONÇALVES
Publicação no DJU: 25/03/2004 Pág. : 30
04/05/2004
    

TCU. BANCO DO BRASIL. TCE PARA APURAÇÃO DE PREJUÍZOS EM OPERAÇÕES FINANCEIRAS. AUSÊNCIA DE LEGITIMIDADE.

EMENTA: CONSTITUCIONAL. ATO DO TCU QUE DETERMINA TOMADA DE CONTAS ESPECIAL DE EMPREGADO DO BANCO DO BRASIL - DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A., SUBSIDIÁRIA DO BANCO DO BRASIL, PARA APURAÇÃO DE "PREJUÍZO CAUSADO EM DECORRÊNCIA DE OPERAÇÕES REALIZADAS NO MERCADO FUTURO DE ÍNDICES BOVESPA". ALEGADA INCOMPATIBILIDADE DESSE PROCEDIMENTO COM O REGIME JURÍDICO DA CLT, REGIME AO QUAL ESTÃO SUBMETIDOS OS EMPREGADOS DO BANCO. O PREJUÍZO AO ERÁRIO SERIA INDIRETO, ATINGINDO PRIMEIRO OS ACIONISTAS. O TCU NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA JULGAR AS CONTAS DOS ADMINISTRADORES DE ENTIDADES DE DIREITO PRIVADO. A PARTICIPAÇÃO MAJORITÁRIA DO ESTADO NA COMPOSIÇÃO DO CAPITAL NÃO TRANSMUDA SEUS BENS EM PÚBLICOS. OS BENS E VALORES QUESTIONADOS NÃO SÃO OS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, MAS OS GERIDOS CONSIDERANDO-SE A ATIVIDADE BANCÁRIA POR DEPÓSITOS DE TERCEIROS E ADMINISTRADOS PELO BANCO COMERCIALMENTE. ATIVIDADE TIPICAMENTE PRIVADA, DESENVOLVIDA POR ENTIDADE CUJO CONTROLE ACIONÁRIO É DA UNIÃO. AUSÊNCIA DE LEGITIMIDADE AO IMPETRADO PARA EXIGIR INSTAURAÇÃO DE TOMADA DE CONTAS ESPECIAL AO IMPETRANTE. MANDADO DE SEGURANÇA DEFERIDO.
STF - MS 23875 / DF - DISTRITO FEDERAL
MANDADO DE SEGURANÇA
Relator(a): Min. CARLOS VELLOSO
Rel. Acórdão Min. NELSON JOBIM
Órgão Julgador: Tribunal Pleno
Publicação: DJ DATA-30-04-04
04/05/2004
    

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. COMPROVAÇÃO INSUBSISTENTE. READAPTAÇÃO.

ADMINISTRATIVO. APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. DELEGADO DE POLÍCIA. NA AUSÊNCIA DE COMPROVAÇÃO CABAL DE INVALIDEZ TOTAL E PERMANENTE PARA O EXERCÍCIO LABORAL, É IMPOSSÍVEL A CONCESSÃO DE APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. A COMPROVADA REDUÇÃO DA CAPACIDADE LABORATIVA DO ENSEJO, TÃO-SOMENTE, A APLICAÇÃO DE CONDICIONANTES DO EXERCÍCIO LABORAL, O QUE SE FAZ TANTO POR MEIO DE READAPTAÇÃO EM OUTRO CARGO QUANTO PELA IMPLEMENTAÇÃO DE RESTRIÇÕES AO DESEMPENHO DO MESMO CARGO.

Decisão
NEGAR PROVIMENTO. UNÂNIME.
APELAÇÃO CÍVEL 20030110321575/DF
Data de Julgamento : 29/03/2004
Órgão Julgador : 6ª Turma Cível
Relator : ANA MARIA DUARTE AMARANTE
Publicação no DJU: 29/04/2004 Pág. : 64
04/05/2004
    

CONCURSO PÚBLICO. SOLDADO DA PMDF. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA. SUBJETIVISMO.

Ementa
REMESSA EX OFFICIO E APELAÇÃO. MANDADO DE SEGURANÇA. CONCURSO. SOLDADO DA POLÍCIA MILITAR. EXAME PSICOTÉCNICO. SUBJETIVISMO. VIOLAÇÃO AO PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE. 1 - O ENTENDIMENTO SUMULADO DESTE TRIBUNAL (SÚMULA 1) É NO SENTIDO DA LEGALIDADE DA EXIGÊNCIA EDITALÍCIA PARA EXAME PSICOTÉCNICO EM CONCURSO PARA POLICIAL MILITAR, DESDE QUE O ADMINISTRADOR ADOTE CRITÉRIOS OBJETIVOS PARA AFERIÇÃO DO PERFIL PSICOLÓGICO DO CANDIDATO. 2 - NO CASO, RESTOU DEMONSTRADA A SUBJETIVIDADE NO EXAME REALIZADO, VIOLANDO-SE O PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE, ART. 37, CAPUT, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, JÁ QUE O IMPETRANTE NÃO TEVE ACESSO AOS FUNDAMENTOS DE SUA "NÃO RECOMENDAÇÃO", DANDO MARGEM AO ARBÍTRIO DO ADMINISTRADOR. 3 - CONCEDIDA A SEGURANÇA, O CANDIDATO LOGROU ÊXITO NAS DEMAIS FASES DO CONCURSO, MOSTRANDO-SE MAIS RAZOÁVEL E LEGÍTIMA SUA AVALIAÇÃO NO PERÍODO DO ESTÁGIO PROBATÓRIO, ONDE SE PODERÁ AVALIAR COM MAIS SEGURANÇA AS SUAS CONDIÇÕES PARA O CARGO QUE OCUPA. 4 - NÃO HÁ QUE SE FALAR EM VIOLAÇÃO AO PRINCÍPIO DA ISONOMIA EM RELAÇÃO AOS DEMAIS CANDIDATOS, JÁ QUE O IMPETRANTE BUSCA TÃO-SOMENTE EXERCER DIREITO SUBJETIVO QUE ENTENDEU VIOLADO, NÃO PODENDO SER IMPEDIDO SEU ACESSO AO JUDICIÁRIO ANTE A INÉRCIA DOS DEMAIS. 5 - RECURSOS CONHECIDOS E IMPROVIDOS.

Decisão
CONHECER E PROVER, POR MAIORIA.
APELAÇÃO CÍVEL E REMESSA DE OFÍCIO 20020110739828/DF
Data de Julgamento : 01/03/2004
Órgão Julgador : 1ª Turma Cível
Relator : NÍVIO GONÇALVES
Publicação no DJU: 29/04/2004 Pág. : 39
19/05/2004
    

QUINTOS. EXERCÍCIO DE CARGO COMISSIONADO NA ÁREA FEDERAL. MANUTENÇÃO DO VALOR DA REMUNERAÇÃO PERCEBIDA.

Ementa
ADMINISTRATIVO - VANTAGEM PESSOAL - "QUINTOS" - SERVIDOR DO DISTRITO FEDERAL - INCORPORAÇÃO DE FUNÇÃO GRATIFICADA EXERCIDA JUNTO AO PODER JUDICIÁRIO FEDERAL. A EQUIVALÊNCIA ENTRE FUNÇÕES COMISSIONADAS OU GRATIFICADAS DO PODER JUDICIÁRIO E AQUELAS EXERCIDAS NO ÂMBITO DO DISTRITO FEDERAL NÃO PODE ACARRETAR SITUAÇÃO QUE IMPLIQUE REDUÇÃO DO VALOR INCORPORADO PELO SERVIDOR. A INCORPORAÇÃO DEVE SER EFETIVADA DE MODO QUE SEJA PRESERVADO O DIREITO À PERCEPÇÃO DO VALOR CORRESPONDENTE À FUNÇÃO EFETIVAMENTE EXERCIDA. NÃO HAVENDO POSSIBILIDADE DE EQUIPARAÇÃO EXATA, POR DISTINÇÃO DE VALORES ENTRE AS FUNÇÕES, AO SERVIDOR DEVE SER GARANTIDO O DIREITO DE RECEBIMENTO DA PARCELA INCORPORADA COM BASE NO VALOR DA REMUNERAÇÃO DA FUNÇÃO COMISSIONADA EFETIVAMENTE EXERCIDA.

Decisão
DAR PROVIMENTO AO RECURSO. MAIORIA. VENCIDO O VOGAL.
APELAÇÃO CÍVEL 20010110192000-DF
Data de Julgamento : 29/09/2003
Órgão Julgador : 4ª Turma Cível
Relator : SÉRGIO BITTENCOURT
DJU: 03/12/2003
24/05/2004
    

CAUTELAR EM MANDADO DE SEGURANÇA. DECISÃO DO TCU. SUPRESSÃO DE PENSÃO.

DECISÃO : Impugna-se, neste mandado de segurança, decisão do Tribunal de Contas da União, que determinou ao Ministério da Previdência e Assistência Social a supressão de pensão mensal paga à impetrante. Relata a inicial que a impetrante é pensionista em virtude do falecimento de seu marido, o servidor José Cândido da Silva, em 9 de abril de 1997. Tal pensão correspondia aos proventos antes recebidos por José Cândido da Silva, cumulativamente, decorrentes de aposentadoria como Juiz de Direito do Estado de Goiás (em 1964) e como Procurador da LBA (em 1991). Aponta a impetrante que "passados mais de 12 (doze) anos da aposentação do servidor, e mais de 6 (seis) anos de seu falecimento e concessão da pensão à impetrante, veio o Ofício nº 607/2003/SPOA/SE/MP dizer que, por decisão do Egrégio Tribunal de Contas da União, a impetrante teria que optar por uma das pensões, bem como informar que benefício será suspenso já no pagamento referente ao mês de outubro de 2003". Afirma que teria interposto recurso administrativo que, no entanto, ainda não teria sido sequer analisado no âmbito do TCU. Os fundamentos invocados para a concessão da segurança são, em resumo, os seguintes: 1) Violação aos princípios do contraditório, da ampla defesa, e do devido processo legal. Alega-se que a impetrante "em nenhum momento foi convocada para participar do processo, tendo sido, tão somente, comunicada da decisão do TCU, através do Ofício nº 607/2003/SPOA/SE/MPS, que atribui à mesma apenas o direito de em 15 (quinze) dias, optar por uma das pensões pela mesma percebida"; 2) Nulidade do ato administrativo impugnado; 3) Prescrição administrativa. Afirma que "desde a data da aposentadoria do servidor (01/01/1991) até a data de seu falecimento (09/04/1997), passaram-se mais de 06 (seis) anos", e ainda, "da data da concessão da pensão (11/07/1997) até a data da expedição do Ofício nº 607/2003/SPOA/SE/MPS (28/10/2003) passaram-se mais de 06 (seis) anos, ou seja, o prazo prescricional de 05 (cinco) anos já há muito foi superado, não podendo mais a Administração Pública rever o ato de concessão da aposentadoria do servidor, e nem mesmo questionar a pensão concedida a sua viúva, a ora impetrante". 4) No mérito, alega-se a legitimidade da acumulação de proventos e vencimentos percebidos pelo servidor falecido, a partir do disposto no art. 11 da Emenda Constitucional nº 20, de 1998, e conforme jurisprudência respectiva deste Supremo Tribunal. A impetrante postula a concessão de liminar, para o fim de sobrestar os efeitos do ato impugnado. No mérito, requer a anulação do ato impugnado. Requer, ainda, "nos termos do parágrafo único do art. 6º da Lei nº 1.533/51, que seja determinado [...] sejam apresentados aos autos do presente mandamus pelas autoridades coatoras no prazo das informações, cópia do inteiro teor do processo administrativo TC-018.527/1992-2, vez que a impetrante não teve acesso aos mesmos, uma vez que, conforme se comprova pela cópia dos Ofícios nº 4202/2003-SEFIP, de 04/12/2003, e nº 0113/2004-SEFIP, de 16/01/2004, o TCU solicita o processo junto a Secretaria federal de Controle e este remeteu somente uma parte do mesmo, não tendo sido oportunizado à impetrante trazer aos autos sua cópia em inteiro teor devidamente autenticada". O pleito impressiona tanto sob a perspectiva de segurança jurídica quanto da perspectiva da garantia da ampla defesa e do contraditório. A pensão foi concedida em 11 de julho de 1997. A decisão do TCU, considerando ilegal a concessão e remetendo o servidor ao regime de aposentadoria com proventos proporcionais, é de 7 de fevereiro de 2002. A comunicação à impetrante é de 28 de outubro de 28 de outubro de 2003. Como já escrevi em outras oportunidades, a Constituição de 1988 (art. 5o, LV) ampliou o direito de defesa, assegurando aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. As dúvidas porventura existentes na doutrina e na jurisprudência sobre a dimensão do direito de defesa foram afastadas de plano, sendo inequívoco que essa garantia contempla, no seu âmbito de proteção, todos os processos judiciais ou administrativos. Assinale-se, por outro lado, que há muito vem a doutrina constitucional enfatizando que o direito de defesa não se resume a um simples direito de manifestação no processo. Efetivamente, o que o constituinte pretende assegurar - como bem anota Pontes de Miranda - é uma pretensão à tutela jurídica (Comentários à Constituição de 1967/69, tomo V, p. 234). Dessa perspectiva não se afastou, por exemplo, a Lei no 9.784, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. O art. 2o desse diploma legal determina, expressamente, que a Administração Pública obedecerá aos princípios da ampla defesa e do contraditório. O parágrafo único desse dispositivo, estabelece que nos processos administrativos serão observados, dentre outros, os critérios de "observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos dos administrados" (inc. VIII) e de "garantia dos direitos à comunicação" (inc. X). Também registra Celso de Mello, no que toca à adoção da ampla defesa no processo administrativo: "A nova Constituição do Brasil instituiu, em favor dos indiciados em processo administrativo, a garantia do contraditório e da plenitude de defesa, com os meios e recursos a ela inerentes (art. 5o, LV). O legislador constituinte consagrou, em norma fundamental, um direito do servidor público oponível ao poder estatal. A explícita constitucionalização dessa garantia de ordem jurídica, na esfera do procedimento administrativo-disciplinar, representa um fator de clara limitação dos poderes da administração pública e de correspondente intensificação do grau de proteção jurisdicional dispensada aos direitos dos agentes públicos." (MS 20999, DJ 25.5.1990) Assim, quando se impõe que determinadas medidas estatais que afetem direitos fundamentais devam observar um determinado procedimento, sob pena de nulidade, não se está a fazer outra coisa senão proteger o direito mediante o estabelecimento de determinadas normas de procedimento. Portanto, ao prever, no art. 5o, LV, o contraditório e a ampla defesa nos âmbitos administrativo e judicial, por certo o Constituinte estabeleceu um dever de adotar normas de organização e procedimento a fim de evitar que outros bens coletivos ou princípios consagrados na Constituição fossem atingidos. Resta evidente, portanto, a vinculação entre a efetiva participação do impetrante no processo administrativo e a garantia da cláusula constitucional do devido processo legal. No âmbito da cautelar, a matéria evoca, inevitavelmente, o princípio da segurança jurídica. O impetrante invoca, no caso, a prescrição que é, sem dúvida alguma, uma expressão do princípio da segurança jurídica. Conforme já afirmei (MS 24.268), não estou completamente seguro de que, em casos como o presente, se possa invocar o disposto no art. 54 da Lei no 9.784, de 1999, (Lei no 9.784, de 29.1.1999: "Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé. § 1o No caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência contar-se-á da percepção do primeiro pagamento. § 2o Considera-se exercício do direito de anular qualquer medida de autoridade administrativa que importe impugnação à validade do ato.") - embora tenha sido um dos incentivadores do projeto que resultou na aludida lei -, uma vez que, talvez de forma ortodoxa, esse prazo não deva ser computado com efeitos retroativos. Mas, afigura-se-me inegável que há um "quid" relacionado com a segurança jurídica que recomenda, no mínimo, maior cautela em casos como o dos autos. A propósito do direito comparado, vale a pena ainda trazer à colação clássico estudo de Almiro do Couto e Silva sobre a aplicação do princípio da segurança jurídica: "É interessante seguir os passos dessa evolução. O ponto inicial da trajetória está na opinião amplamente divulgada na literatura jurídica de expressão alemã do início do século de que, embora inexistente, na órbita da Administração Pública, o principio da res judicata, a faculdade que tem o Poder Público de anular seus próprios atos tem limite não apenas nos direitos subjetivos regularmente gerados, mas também no interesse em proteger a boa fé e a confiança (Treue und Glauben)dos administrados. (...) Esclarece OTTO BACHOF que nenhum outro tema despertou maior interesse do que este, nos anos 50 na doutrina e na jurisprudência, para concluir que o princípio da possibilidade de anulamento foi substituído pelo da impossibilidade de anulamento, em homenagem à boa fé e à segurança jurídica. Informa ainda que a prevalência do princípio da legalidade sobre o da proteção da confiança só se dá quando a vantagem é obtida pelo destinatário por meios ilícitos por ele utilizados, com culpa sua, ou resulta de procedimento que gera sua responsabilidade. Nesses casos não se pode falar em proteção à confiança do favorecido. (Verfassungsrecht, Verwaltungsrecht, Verfahrensrecht in der Rechtssprechung des Bundesverwaltungsgerichts, Tübingen 1966, 3. Auflage, vol. I, p. 257 e segs.; vol. II, 1967, p. 339 e segs.). Embora do confronto entre os princípios da legalidade da Administração Pública e o da segurança jurídica resulte que, fora dos casos de dolo, culpa etc., o anulamento com eficácia ex tunc é sempre inaceitável e o com eficácia ex nunc é admitido quando predominante o interesse público no restabelecimento da ordem jurídica ferida, é absolutamente defeso o anulamento quando se trate de atos administrativos que concedam prestações em dinheiro, que se exauram de uma só vez ou que apresentem caráter duradouro, como os de índole social, subvenções, pensões ou proventos de aposentadoria." (SILVA, Almiro do Couto e. Os princípios da legalidade da administração pública e da segurança jurídica no estado de direito contemporâneo. Revista da Procuradoria-Geral do Estado. Publicação do Instituto de Informática Jurídica do Estado do Rio Grande do Sul, V. 18, No 46, 1988, p. 11-29) Depois de incursionar pelo direito alemão, refere-se o mestre gaúcho ao direito francês, rememorando o clássico "affaire Dame Cachet": "Bem mais simples apresenta-se a solução dos conflitos entre os princípios da legalidade da Administração Pública e o da segurança jurídica no Direito francês. Desde o famoso affaire Dame Cachet, de 1923, fixou o Conselho de Estado o entendimento, logo reafirmado pelos affaires Vallois e Gros de Beler, ambos também de 1923 e pelo affaire Dame Inglis, de 1935, de que, de uma parte, a revogação dos atos administrativos não cabia quando existissem direitos subjetivos deles provenientes e, de outra, de que os atos maculados de nulidade só poderiam ter seu anulamento decretado pela Administração Pública no prazo de dois meses, que era o mesmo prazo concedido aos particulares para postular, em recurso contencioso de anulação, a invalidade dos atos administrativos. HAURIOU, comentando essas decisões, as aplaude entusiasticamente, indagando: 'Mas será que o poder de desfazimento ou de anulação da Administração poderá exercer-se indefinidamente e em qualquer época? Será que jamais as situações criadas por decisões desse gênero não se tornarão estáveis? Quantos perigos para a segurança das relações sociais encerram essas possibilidades indefinidas de revogação e, de outra parte, que incoerência, numa construção jurídica que abre aos terceiros interessados, para os recursos contenciosos de anulação, um breve prazo de dois meses e que deixaria à Administração a possibilidade de decretar a anulação de ofício da mesma decisão, sem lhe impor nenhum prazo'. E conclui: 'Assim, todas as nulidades jurídicas das decisões administrativas se acharão rapidamente cobertas, seja com relação aos recursos contenciosos, seja com relação às anulações administrativas; uma atmosfera de estabilidade estender-se-á sobre as situações criadas administrativamente.' (La Jurisprudence Administrative de 1892 a 1929, Paris, 1929, vol. II, p. 105-106.)" (COUTO E SILVA, Almiro do. Os princípios da legalidade da administração pública e da segurança jurídica no estado de direito contemporâneo. Revista da Procuradoria-Geral do Estado. Publicação do Instituto de Informática Jurídica do Estado do Rio Grande do Sul, V. 18, no 46, 1988, p.11-29) Na mesma linha, observa Couto e Silva em relação ao direito brasileiro: "MIGUEL REALE é o único dos nossos autores que analisa com profundidade o tema, no seu mencionado 'Revogação e Anulamento do Ato Administrativo' em capítulo que tem por título 'Nulidade e Temporalidade'. Depois de salientar que 'o tempo transcorrido pode gerar situações de fato equiparáveis a situações jurídicas, não obstante a nulidade que originariamente as comprometia', diz ele que 'é mister distinguir duas hipóteses: (a) a de convalidação ou sanatória do ato nulo e anulável; (b) a perda pela Administração do benefício da declaração unilateral de nulidade (le bénéfice du préalable)'". (COUTO E SILVA, Almiro do. Os princípios da legalidade da administração pública e da segurança jurídica no estado de direito contemporâneo. Revista da Procuradoria-Geral do Estado. Publicação do Instituto de Informática Jurídica do Estado do Rio Grande do Sul, V. 18, no 46, 1988, p. 11-29). Registre-se que o tema é pedra angular do Estado de Direito sob a forma de proteção à confiança. É o que destaca Karl Larenz, que tem na consecução da paz jurídica um elemento nuclear do Estado de Direito material e também vê como aspecto do princípio da segurança o da confiança: "O ordenamento jurídico protege a confiança suscitada pelo comportamento do outro e não tem mais remédio que protegê-la, porque poder confiar (...) é condição fundamental para uma pacífica vida coletiva e uma conduta de cooperação entre os homens e, portanto, da paz jurídica." (Derecho Justo - Fundamentos de Ética Jurídica. Madri. Civitas, 1985, p. 91). O autor tedesco prossegue afirmando que o princípio da confiança tem um componente de ética jurídica, que se expressa no princípio da boa fé. Diz: "Dito princípio consagra que uma confiança despertada de um modo imputável deve ser mantida quando efetivamente se creu nela. A suscitação da confiança é imputável, quando o que a suscita sabia ou tinha que saber que o outro ia confiar. Nesta medida é idêntico ao princípio da confiança. (...) Segundo a opinião atual, [este princípio da boa fé] se aplica nas relações jurídicas de direito público." (Derecho Justo - Fundamentos de Ética Jurídica. Madri. Civitas, 1985, p. 95 e 96) Na Alemanha, contribuiu decisivamente para a superação da regra da livre revogação dos atos administrativos ilícitos uma decisão do Tribunal Administrativo de Berlim, proferida em 14.11.1956, posteriormente confirmada pelo Tribunal Administrativo Federal. Cuidava-se de ação proposta por viúva de funcionário público que vivia na Alemanha Oriental. Informada pelo responsável pela Administração de Berlim de que teria direito a uma pensão, desde que tivesse o seu domicílio fixado em Berlim ocidental, a interessada mudou-se para a cidade. A pensão foi-lhe concedida. Tempos após, constatou-se que ela não preenchia os requisitos legais para a percepção do benefício, tendo a Administração determinado a suspensão de seu pagamento e solicitado a devolução do que teria sido pago indevidamente. Hoje a matéria integra a complexa regulação contida no § 48 da Lei sobre processo administrativo federal e estadual, em vigor desde 1977 (Cf. Erichsen, Hans-Uwe, in: Erichsen, Hans-Uwe/Martens, Wolfgang, Allgemeines Verwaltungsrecht, 9a edição, Berlim/Nova York, 1992, p. 289) Considera-se, hodiernamente, que o tema tem, entre nós, assento constitucional (princípio do Estado de Direito) e está disciplinado, parcialmente, no plano federal, na Lei no 9.784, de 29 de janeiro de 1999, (v.g. art. 2o). Como se vê, em verdade, a segurança jurídica, como subprincípio do Estado de Direito, assume valor ímpar no sistema jurídico, cabendo-lhe papel diferenciado na realização da própria idéia de justiça material. Nesse sentido, vale trazer passagem de estudo do professor Miguel Reale sobre a revisão dos atos administrativos: "Não é admissível, por exemplo, que, nomeado irregularmente um servidor público, visto carecer, na época, de um dos requisitos complementares exigidos por lei, possa a Administração anular seu ato, anos e anos volvidos, quando já constituída uma situação merecedora de amparo e, mais do que isso, quando a prática e a experiência podem ter compensado a lacuna originária. Não me refiro, é claro, a requisitos essenciais, que o tempo não logra por si só convalescer, ¾ como seria, por exemplo, a falta de diploma para ocupar cargo reservado a médico, ¾ mas a exigências outras que, tomadas no seu rigorismo formal, determinariam a nulidade do ato. Escreve com acerto José Frederico Marques que a subordinação do exercício do poder anulatório a um prazo razoável pode ser considerado requisito implícito no princípio do due process of law. Tal princípio, em verdade, não é válido apenas no sistema do direito norte-americano, do qual é uma das peças basilares, mas é extensível a todos os ordenamentos jurídicos, visto como corresponde a uma tripla exigência, de regularidade normativa, de economia de meios e forma e de adequação à tipicidade fática. Não obstante a falta de termo que em nossa linguagem rigorosamente lhe corresponda, poderíamos traduzir due process of law por devida atualização do direito, ficando entendido que haverá infração desse ditame fundamental toda vez que, na prática do ato administrativo, por preterido algum dos momentos essenciais à sua ocorrência; porém destruídas, sem motivo plausível, situações de fato, cuja continuidade seja economicamente aconselhável, ou se a decisão não corresponder ao complexo de notas distintivas da realidade social tipicamente configurada em lei." (Miguel Reale, Revogação e anulamento do ato administrativo. 2a ed. Forense. Rio de Janeiro. 1980.) Pelas razões expostas, ressalvado melhor juízo quando do julgamento de mérito, vislumbro sinal de bom direito e inequívoco perigo da demora, haja vista que o ato impugnado já está a impor à impetrante substancial redução de sua pensão. Defiro a liminar para o fim de suspender a decisão do Tribunal de Contas da União que, nos autos do Processo TC 018.527/1992-2, determinou a suspensão de benefício pago à impetrante, até o pronunciamento desta Corte quanto ao mérito do presente mandado de segurança. Oficie-se, comunicando o teor desta decisão e solicitando as informações. Solicite-se, ainda, no mesmo ofício, a cópia integral do referido Processo TC 018.527/1992-2. Recebidas as informações, remetam-se os autos à Procuradoria-Geral da República. Publique-se.
Brasília, 22 de abril de 2004.
Ministro Gilmar Mendes Relator
STF - MS nº. 24.850-5
RELATOR : MIN. GILMAR MENDES
Publicação: DJ de 04/05/04
Publicação: 26/05/2004
Decreto nº 24.611/04

Estabelece o regime de trabalho atinente às atividades de plantão e expediente administrativo do Departamento de Trânsito do Distrito Federal.
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28/05/2004
    

PENSÃO MILITAR. DIÁRIAS DE ASILADO. INCORPORAÇÃO AO BENEFÍCIO PENSIONAL.

DECISÃO: - Vistos. O acórdão recorrido, em ação sob o rito ordinário, está assim ementado: "MILITAR. PENSIONISTAS. PRESCRIÇÃO. DIÁRIA DE ASILADO. MILITARES QUE NÃO RECEBIAM O BENEFÍCIO. INAPLICABILIDADE DA SÚMULA 22 DESTA EG. CORTE. NÃO COMPROVAÇÃO DE QUE OS 'DE CUJUS' FAZIAM JUS À DIÁRIA. IMPROCEDÊNCIA DO PEDIDO. - Inocorrência de prescrição do fundo de direito (Súmula 85 do eg. STJ). - Inexistindo comprovação nos autos de que os militares falecidos já recebiam a diária de asilado, bem como em que época ocorreram suas inativações a fim de ser aferida a base de cálculo de acordo com a legislação regente, não há falar em direito das pensionistas à diária de asilado, inaplicando-se a Súmula 22 desta eg. Corte. - Ausência de comprovação nos autos de que os 'de cujus' faziam jus ao benefício pleiteado. - Ademais, com os Decretos-Leis nºs 728/69 e 957/69, a diária de asilado foi substituída pelo benefício denominado auxílio-invalidez, cuja base de cálculo mudou em relação àquela, não podendo, portanto, ser pleiteado tal benefício. - Recurso e remessa providos. Sentença reformada." (fl. 97). Rejeitaram-se os embargos de declaração opostos. Daí o RE, interposto por NELLY DOS SANTOS BARBOSA E OUTROS, fundado no artigo 102, III, a, da Constituição, alegando afronta ao art. 40, § 5º, da mesma Carta (redação anterior à EC 20/98). Sustentam as recorrentes que, "de acordo com a isonomia capitulada" no referido dispositivo constitucional, o pensionamento deve se dar de forma integral. Alega, ainda, que os militares instituidores das pensões, "se estivessem vivos, estariam recebendo além de seus proventos, o benefício da DIÁRIA DE ASILADO", conforme declarado pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (fl. 117). O recurso extraordinário foi inadmitido na origem, ao argumento de que "o dispositivo magno apontado como violado não foi ventilado na decisão recorrida, incidindo o óbice das Súmulas 282 e 356/STF, pela ausência de prequestionamento" (fl. 131). Autos conclusos em 03.11.2003. Decido. O agravo de instrumento merece prosperar. A questão constitucional está devidamente prequestionada. Esclareça-se que os embargos de declaração servem para obter o prequestionamento quando, posta a questão constitucional à apreciação do Tribunal, este se omite. No caso, a questão constitucional, referente ao art. 40, § 5º, foi suscitada pelas pensionistas nas contra-razões à apelação interposta pela UNIÃO, e nos embargos de declaração opostos ao acórdão recorrido. Passo ao exame do recurso. Está na sentença de primeiro grau: "(...) No mérito, inicialmente cumpre esclarecer que os documentos apresentados concedem a segurança necessária a este juízo para o deslinde da demanda, inexistindo necessidade da juntada de outros documentos. Tais documentos atestam que, de fato, os falecidos militares percebiam as denominadas diárias de asilado (fls. 97/98). Ora, se os finados militares faziam jus a tal benefício, nada mais óbvio do que mantê-lo em relação às pensões oriundas de seus falecimentos. (...) Relembre-se que, pelo disposto no art. 40, parágrafo 4º e 5º e art. 42, parágrafo 10, ambos da Constituição Federal, as mesmas teriam direito desde o advento da Carta Magna à percepção de suas pensões pelo valor integral dos vencimentos do servidor falecido, tendo em vista a auto-aplicabilidade dos aludidos dispositivos. (...)" (fls. 41/45). Por sua vez, o acórdão recorrido, dando provimento à apelação interposta pela UNIÃO, decidiu pela "ausência de comprovação nos autos de que os 'de cujos' faziam jus ao benefício pleiteado" (fl. 97). O acórdão merece ser reformado. Observe-se que, instada a informar "se os ex-Policiais Militares, instituidores de suas Pensões, se vivo estivessem, estariam recebendo, além de seus proventos, os benefícios da DIÁRIA DE ASILADO" (fl. 54), o Serviço Público Estadual, por meio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, declarou que os "falecidos, que se vivos fossem, estariam recebendo além de seus proventos, os benefícios da DIÁRIA DE ASILADO (...) (fl. 55)" Resta, portanto, reconhecido nos autos, que o benefício pleiteado integraria os soldos dos policiais militares, caso vivos estivessem. Assim, o acórdão é de ser reformado para reconhecer que o cálculo das pensões corresponderá à totalidade dos vencimentos e proventos dos servidores falecidos, dado que a jurisprudência da Casa, firmou-se no sentido de que a norma do artigo 40, §§ 4º e 5º, da Constituição, é de eficácia plena e aplicabilidade imediata e que o disposto no parágrafo 5º, do artigo 195, não lhe retira a auto-aplicabilidade. Menciono, inter plures: MMII 211/DF e 263/DF, MS 21.521/CE, RREE 161.224/CE, 179.646/MG, 140.863/AM, MI 274-AgR/DF e AI 221.703-AgR/SP, por mim relatado, "DJ" de 18.12.1998. Do exposto, forte no disposto no art. 544, §§ 3º e 4º, C.P.C., com a redação da Lei 9.756/98, dou provimento ao agravo e, desde logo, conheço do RE e dou-lhe provimento.

Publique-se. Brasília, 18 de março de 2004.

Ministro CARLOS VELLOSO - Relator
STF - AGRAVO DE INSTRUMENTO 481149-1
Relator: Min. CARLOS VELLOSO
DJ de 18/05/2004
28/05/2004
    

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. REVERSÃO. NOVA APOSENTADORIA. IMPOSSIBILIDADE.

Ementa
ADMINISTRATIVO - APOSENTADORIA POR INVALIDEZ - REVERSÃO AO SERVIÇO PÚBLICO APÓS 14 ANOS - REQUERIMENTO POSTERIOR DE APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA COM PROVENTOS INTEGRAIS - DECISÃO DO TCDF QUE CONSIDEROU IRREGULAR OS ATOS ANTERIORES - PRETENSÃO DE VALIDAR O ATO DA APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA. 01.O FUNCIONÁRIO APOSENTADO POR INVALIDEZ NÃO PODERÁ REVERTER AO SERVIÇO PÚBLICO SE CONTAR COM TEMPO SUFICIENTE PARA REQUERER APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA PROPORCIONAL (LEI 7.016/82, ART. 1º, § 1º). 02.NEGOU-SE PROVIMENTO AO APELO. UNÂNIME.

Decisão
NEGAR PROVIMENTO. UNÂNIME.
APELAÇÃO CÍVEL 20000110294065/DF
Data de Julgamento : 29/09/2003
Órgão Julgador : 5ª Turma Cível
Relator : ROMEU GONZAGA NEIVA
Publicação no DJU: 10/12/2003

Recursos Especial e Extraordinário - Indeferimento (DJ de 07/05/2004).

Obs. Processo
Publicação: 28/05/2004
Lei nº 3.347/04

Cria a Gratificação por Atividade de Docência em Estabelecimentos Prisionais e de Restrição de Liberdade – GDEP para integrantes da carreira Magistério Publico do Distrito Federal, e dá outras providências. Revogada pela Lei nº 4.075/2007.
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