07/10/2008
GOVERNO PROMETE PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS AOS PROFESSORES PARA ESTE MÊS
O governador José Roberto Arruda garantiu a dois mil professores da rede pública de ensino do Distrito Federal que o Plano de Cargos e Salários da categoria será regulamentado ainda este mês. A adequação legal da carreira foi um dos estopins da greve de dois dias dos professores na semana passada. Arruda falou na abertura do Congresso de Tecnologia Educacional Aplicada à Sala de Aula (www.congressotecnoeducacional.com.br), que acontece nesta terça-feira (7/10) e amanhã, no Centro de Convenções Brasil XXI.
Para o governador, o primeiro desafio da educação brasileira já foi vencido: levar as crianças às escolas. “Agora vamos lutar pela qualidade do ensino desses estudantes”, explicou, destacando o volume de recursos que o GDF vêm investindo na área de educação: “Enquanto um aluno do Piauí custa 600 reais por ano ao estado, o de Brasília custa os mesmos 600 reais por mês. É um investimento superior ao que se faz em São Paulo, o maior do país aplicado ao ensino”.
Arruda destacou que, em 2009, a estratégia do governo para a área de educação inclui o investimento em novas tecnologias aplicadas às salas de aula e gratificações para professores e dirigentes das 620 escolas públicas do Distrito Federal. “É preciso diferenciar quem se destaca e quem apenas cumpre as tabelas”, defendeu o governador.
O evento
Antes do discurso do governador, Eduardo Vidal, presidente da Interdidática, realizadora do Congresso, abriu os trabalhos destacando a importância da utilização de novas tecnologias e da capacitação contínua dos profissionais da área de educação para a promoção de melhorias no ensino. Ele anunciou que Brasília receberá, em 2009, dois grandes eventos voltados para os educadores. “Vamos dar continuidade à discussão desses temas realizando a segunda edição deste evento, no mês de junho. Depois, em novembro, vamos trazer pela primeira vez a Feira e o Fórum Interdidática. Professores e diretores terão oportunidades únicas de trocar experiências e conhecer muitas novidades”, avaliou.
Além de palestras, o Centro de Convenções recebe até amanhã às 18h, oficinas práticas de podcast e elaboração de programa de rádio com os alunos para facilitar o aprendizado da turma. Nos estandes, estão disponíveis algumas das novas tecnologias disponíveis para a sala de aula. A Secretaria de Educação, que financiou a participação de diretores e coordenadores, além de professores das escolas melhor colocadas nas avaliações do Ministério da Educação, também expõe o programa “Ler é Legal” e “Caixa Estante”, dois programas de incentivo à leitura.
Correio Braziliense