31/03/2009
CLDF DEVE VOTAR HOJE PROJETO QUE CONGELA SALÁRIO DE SERVIDORES
O projeto que suspende reajuste para o funcionalismo do GDF até 2011 foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais e ainda passa por outras duas comissões. Ontem, houve protestos dos sindicatos.
Em frente à Câmara Legislativa, faixas de protesto. Os servidores do GDF não admitem ter os salários congelados, como determina um projeto de lei encaminhado pelo governo à Câmara.
Na segunda-feira (30), a Comissão de Assuntos Sociais aprovou a proposta. Quem assistiu à votação ficou indignado. Quatro dos cinco deputados votaram contra o relatório do presidente da comissão, deputado Paulo Tadeu (PT), que não concorda com a suspensão das gratificações e aumento salarial para os servidores.
“Todos os números econômicos do Distrito Federal mostram que a crise não chegou nas contas do governo”, diz Paulo Tadeu.
Pelo projeto, os reajustes previstos, como o dos professores, estão descartados. A regra vale para todos os servidores do governo.
Antes de ir a plenário, o projeto vai passar ainda nesta terça-feira (31) pelas comissões de Orçamento de Finanças e de Constituição e Justiça.
O deputado Raimundo Ribeiro (PSL) promete apresentar um substitutivo que condiciona o aumento dos servidores a análise da receita do GDF a cada três meses.
“Acho que o projeto da forma como veio não atendia o fim a que se propunha. Acho também que o parecer proferido pelo deputado Paulo Tadeu também não atendia àquilo que nós desejávamos”, acredita Raimundo Ribeiro.
Com ou sem modificação, os servidores são contrários à proposta.
“Tudo o que os pudermos fazer para derrotar essa iniciativa do governo, vamos fazer. Vamos aguardar a votação e esperamos que os parlamentares se sensibilizem com a situação dos servidores e com o clamor da sociedade”, diz a presidente da CUT/DF, Rejane Pitanga.
DFTV