25/08/2009
GDF CONCEDE 15% DE REAJUSTE A SERVIDORES ASSISTENTES EM EDUCAÇÃO
Aumento será parcelado em três anos, sendo os primeiros retroativos a julho de 2009 e os restantes em março de 2010 e março de 2011
O governador José Roberto Arruda sancionou nesta segunda-feira (24) a Lei 1.334/2009, que concede 15% de reajuste sobre o vencimento básico dos assistentes em educação. Com a medida serão beneficiados 13 mil servidores de várias categorias: merendeiros, conservação e limpeza, vigias e porteiros, apoio administrativo e analistas de educação (engenheiros, arquitetos e médicos). O aumento será parcelado em três anos, com os primeiros 5% retroativos a julho e os outros dois 5% em março de 2010 e 2011.
Arruda anunciou ainda o financiamento de laptops para todos os assistentes em educação. O programa será nos moldes do já oferecido aos professores da rede pública: o GDF banca 50% do valor e o BRB financia os outros 50% em 24 parcelas fixas de R$ 38. As inscrições poderão ser feitas pelo site www.fap.df.gov.br até outubro.
“Com a sanção desta lei estamos reconhecendo o trabalho que vocês [assistentes em educação] fazem nas nossas escolas. Vocês são muito importantes para a nossa Educação”, disse Arruda, ressaltando que a Educação é a área que mais avançou, até agora, em sua gestão. Entre as melhorias estão a implantação dos programas Educação Integral em 200 colégios do DF, Escolas Técnicas (cursos profissionalizantes gratuitos a alunos do Ensino Médio) e Parceiros da Escola (atrai empresas para ajudar em pequenos serviços nos colégios).
O governador afirmou ainda que apesar da queda da arrecadação no DF e dos cortes anunciados pelo governo federal sobre os recursos repassados à capital federal, os programas ligados á educação não serão afetados.
De acordo com o secretário-geral do Sindicato dos Assistentes em Educação, Denivaldo do Nascimento, a categoria não recebia aumento salarial desde 2004. Segundo ele, um novo projeto de lei que definirá a estruturação da carreira tramita na Secretaria de Planejamento. A proposta atenderá a uma reivindicação antiga dos servidores.
Agência Brasília