11/03/2010
DETRAN DO GAMA TAMBÉM TEM FUNCIONÁRIOS FANTASMAS
Oito comissionados nunca apareceram para trabalhar na regional da cidade. Novo diretor diz que vai exigir que comissionados assinem ponto.
Lotadas em Taguatinga, Fernanda Inácio e Sandra Maria Neves ainda não apareceram para trabalhar esse ano e serão exoneradas. Antes, o DETRAN havia afirmado que elas tinham sido remanejadas para outros estados.
Clarice Calais, chefe da ouvidoria que não trabalhava desde julho foi exonerada nesta quarta-feira (10) e pode ser obrigada a devolver os dois últimos salários. Até dezembro do ano passado, ela apresentou vários atestados médicos.
No DETRAN do Gama, mais um flagrante: todos 45 funcionários são de carreira ou cedidos de outros órgãos. Os oito nomeados políticos que estão lotados na regional nunca foram ao local. “Nunca trabalharam, não se apresentaram ainda, no momento, nenhuma dessas pessoas trabalha aqui”, disse o gerente Adilson Vellasco, destacando que o posto precisa de mais dois servidores para ter uma estrutura mínima.
Segundo o DETRAN, esses comissionados estão trabalhando, mas em outros setores. O remanejamento é frequente dentro do órgão por causa da estrutura dos cargos. A diretoria geral, por exemplo, tem doze assessores em cargos comissionados, sete deles em outras áreas do DETRAN.
Para o presidente do sindicato dos servidores do DETRAN, Ider Marcos Antunes de Almeida, é preciso verificar se todas essas pessoas estão realmente trabalhando e onde. “A estrutura foi planejada pra que funcionasse dessa forma, com essa quantidade. A questão é saber se essas pessoas estão trabalhando onde deveriam”, afirmou.
O novo diretor do órgão, José Antônio Araújo, disse que pediu um controle rigoroso do ponto de todos os comissionados. “Vamos tentar deixar as pessoas nos seus locais de trabalho até para ter um controle maior, mas com certeza só vai receber quem estiver trabalhando. Ele tem que estar prestando seu serviço para fazer jus à remuneração”, disse.
Enquanto era diretor do Detran, César Caldas não exonerou os fantasmas. Hoje, ele foi nomeado assessor especial do governador Wilson Lima (PR).
DFTV