As atualizações da SEFIPE/TCDF estão no Twitter (clique aqui para seguir) 
      22 de outubro de 2010      
Hoje Setembro01020304050607080910111213141516171819202122232425262728293031Novembro
22/10/2010
    

TCE/MS DÁ INÍCIO A ANÁLISE ELETRÔNICA DOS PROCESSOS DE ATOS DE PESSOAL
  
22/10/2010
    

TCE/MS DÁ INÍCIO A ANÁLISE ELETRÔNICA DOS PROCESSOS DE ATOS DE PESSOAL

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) inicia na próxima semana a análise dos processos de atos de pessoal eletronicamente. A informação é do diretor da Inspetoria de Controle de Atos de Pessoal (ICAP), Sebastião Mariano Serrou, afirmando que através do Sistema Informatizado de Controle de Atos de Pessoal (SICAP), já recebeu aproximadamente 600 processos dos órgãos jurisdicionados, o que equivale a 20% do total de órgãos fiscalizados pela Corte de Contas.

Ao reunir a equipe da ICAP para apresentação do Sistema que vai permitir fazer a análise destes processos, Serrou explicou que a análise do volume de processos de atos de pessoal recebidos deve ser concluída em 20 dias, o que antes levaria cerca de 3 a 4 meses. Ainda segundo ele, “além de ganharmos agilidade, eficiência e segurança através do Sistema, a economia vai ser de tempo e papel, já que todo este processo se dá por remessa eletrônica de dados e documentos”, enfatiza.

Outro grande benefício destacado pelos técnicos foi a facilidade no acesso ao Sistema. “De qualquer lugar, em qualquer computador, de posse do seu login e senha individual, pode-se trabalhar, em casa ou quando em viagem de inspeção, sem a necessidade de levar os documentos ou processos em papel”, comentou Patrícia, analista de controle externo da ICAP.

A apresentação aos técnicos coube a analista de Sistemas da Assessoria de Informática do TCE/MS, Gisele Venier que explicou as facilidades e novidades do Sistema, que emitirá relatórios automaticamente quando houver ausência de documentos ou irregularidade no processo, por exemplo. “Quando isso ocorrer, será gerada uma notificação ao responsável no órgão jurisdicionado, que terá prazo para responder e atender a exigência solicitada. É importante que todos os técnicos, servidores do TCE e dos órgãos jurisdicionados tenham em mente que não haverá mais necessidade de imprimir, o que irá gerar economia substancial na utilização de papel para todos”, destaca.

O chefe do Departamento de Gestão de TI, Ary Silvio Alves de Lima explicou que o SICAP permite o encaminhamento, por parte dos órgãos jurisdicionados, de informações e documentos relativos a atos de pessoal através do meio eletrônico de dados. Os dados começaram a ser apresentados dia 1° de abril, iniciando pelo cadastro dos planos de cargos e carreiras, concursos públicos e quadro de pessoal. “Após a análise conclusiva dos processos, os mesmos serão assinados através da certificação digital, o que dá maior segurança nas informações e prestações de contas”, salienta Ary de Lima.

A medida faz parte do Programa de Modernização que foi implantado pelo presidente do TCE/MS, conselheiro Cícero Antônio de Souza. Sebastião Serrou, esteve recentemente no Tribunal de Contas do Distrito Federal, participando do fórum de atos de pessoal e afirma, “dentro do contexto de modernização implantado pelo conselheiro, o nosso Tribunal de Contas do Estado, encontra-se um pouco a frente dos demais sistemas dos outros tribunais”.
Pantanal News