28/10/2010
GOVERNADOR ENCAMINHA À CLDF PROJETOS PARA BENEFICIAR SERVIDORES PÚBLICOS
O governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, anunciou o encaminhamento de três projetos à Câmara Legislativa do DF (CLDF), que vão beneficiar os servidores públicos. As propostas tratam das férias, que se aprovadas possibilitam a divisão em três períodos de no mínimo dez dias, da inclusão do Dia do Servidor - comemorado nesta quinta (28/10) - no calendário oficial do governo e, ainda, do afastamento de até cinco funcionários do cargo público para atuação sindical.
Os projetos foram criados com o objetivo de beneficiar os servidores do GDF. De acordo com a assessoria de imprensa de Rosso, eles já foram encaminhados à CLDF. No entanto, a assessoria da Câmara ainda não tem conhecimento do projeto. A expectativa é de que o material chegue até a outra semana.
Entre as propostas, está a possibilidade de divisão das férias em três períodos. Dentro deste mesmo projeto, há a flexibilidade do adiatamento de 40% do salário, onde o pagamento de devolução poderá ser divido em até quatro parcelas. A opção antes era de parcelament em apenas duas vezes.
As outras são referentes à instituição do Dia do Servidor Público no calendário oficial, o que garante subsídios para eventos em comemoração da data, e a possibilidade de cinco servidores serem afastados de seus cargosno quadro do GDF para atuarem sindicalmente.
Outros benefícios
Na véspera do Dia do Servidor, que neste ano será comemorado em 1º de novembro com o ponto facultativo, também foram anunciadas outras medidas que beneficiam a categoria. Desta vez, pela Secretaria de Planejamento do DF. Uma portaria será publicada e modificará o abono de cinco dias do servidor. A partir de então, o benefício poderá ser utilizado quando o servidor desejar. A outra vai regulamentar o pagamento aos instrutores internos da Escola de Governo.
A secretaria autorizou, ainda, a elaboração de escalas de revezamento dos servidores no final do ano.
Correio Braziliense