03/03/2011
CLDF ESTABELECE LIMITES PARA CONTRATAÇÃO DE COMISSIONADOS
No início do ano, a Câmara Legislativa demitiu 480 servidores comissionados. Agora, eles começam a voltar, mas as contratações foram limitadas.
A sessão dessa quarta-feira (2) na Câmara Legislativa foi relâmpago, não teve discussões ou pronunciamentos. Em reunião com portas fechadas, os distritais trataram mais uma vez da divisão de poder na Casa.
Ao final, divulgaram o acordo de que os parlamentares vão poder indicar 12 pessoas para cargos comissionados na estrutura da Câmara, como chefias de departamentos e comissões. O corregedor e o ouvidor ficaram com 13 cargos cada. Cada um dos cinco deputados da Mesa Diretora vai poder contratar 14 pessoas.
Ao todo, serão 300 vagas para comissionados - metade delas vai ter de ser preenchida por servidores de carreira da própria Câmara Legislativa. “Esses cargos vão ser preenchidos de acordo com a necessidade da Câmara Legislativa, depois do carnaval”, explicou o presidente da CLDF, deputado Patrício (PT).
A Justiça autorizou, no fim de janeiro, que os deputados voltassem a contratar funcionários, contanto que respeitem a Lei de Responsabilidade Fiscal - senão, vão ser impedidos de novo. “Nós fizemos uma redução geral na estrutura da Casa. Essa redução foi feita a partir da decisão do Judiciário, uma proposta apresentada pela própria Casa, pela Mesa Diretora”, afirmou o líder do governo na Câmara, deputado Wasny de Roure (PT).
Agora, com as indicações de cargos definidas, será que o ritmo de trabalho vai aumentar? “A partir da semana que vem, logo depois do carnaval, a Casa pega o ritmo mesmo. Vamos conseguir desempenhar um trabalho mais rápido e mais produtivo para Brasília”, garante a distrital Celina Leão (PMN).
DFTV