Força-tarefa vai contribuir para aprimorar sistema de busca por informações no TCDF

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Servidores de diversas áreas do Tribunal de Contas do DF estão fazendo um trabalho conjunto para aprimorar o Tesauro, um sistema de organização do conhecimento que utiliza palavras-chaves e conceitos para o cadastramento de informações dentro do TCDF. A medida vai tornar a busca por dados relacionados às atividades da Corte mais rápida, fácil e precisa; melhorar o acesso à informação no processo eletrônico; além de facilitar a realização de estatísticas e outros levantamentos.

Representantes da Divisão de Tecnologia da Informação; do Serviço de Protocolo e Preservação Documental; do Serviço de Gestão da Informação e Documentação; da Seção de Jurisprudência; do Núcleo de Informações Estratégicas; e das Secretarias de Controle Externo participam de uma capacitação promovida pela Escola de Contas do TCDF. Ministrado pela servidora Andréa Fortaleza Brandes de Souza, o curso explora as revisões necessárias no Tesauro; a indexação de palavras e a recuperação de informações no âmbito do Tribunal.

Para a instrutora, que é pós-graduada em Gestão de Conhecimento, da Informação e Documentação, é fundamental discutir como tratar as informações no TCDF para gerar conhecimento, tendo como principal referência o assunto. “Às vezes você não lembra o número do processo, não lembra qual foi o jurisdicionado envolvido, mas você lembra o assunto tratado”, complementa. Segundo Andréa, as palavras-chaves e conceitos validados por especialistas de diversas áreas do TCDF não ajudam somente na pesquisa de informações e peças processuais, mas nas tomadas de decisão dentro da Corte.