TCDF na Campanha Novembro Azul contra o câncer de próstata

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O movimento teve início na última segunda-feira e ganhou cores em vários monumentos espalhados pelo país, inclusive o TCDF que já está com iluminação azul também pra reforçar a campanha e o  Novembro Azul.

O tema da campanha – Um Toque, um Drible – pretende conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos para evitar o câncer de próstata.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença.
O Instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.
Embora os homens estejam mais conscientes da necessidade de realizar exames preventivos para detectar precocemente a doença, permitindo assim trata-la com cura, ainda estamos longe de atingir níveis de prevenção suficientes.

O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer.
Segundo a SBU, quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis.
Segundo o Inca, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando 10% do total de cânceres.
Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
Aproveite este tempo de conscientização, em que as atenções estão mais concentradas sobre este se ainda quiser mais informações basta entrar na página da campanha no link  http://umtoqueumdrible.ladoaladopelavida.org.br/