Auditor do TCDF participa de treinamento para Conselho de Auditores da ONU 

3

O auditor de controle externo, Carlos Alberto Cascão Júnior, escolhido em seleção nacional para representar o Tribunal de Contas do Distrito Federal e o Brasil no Board of Auditors, da Organização das Nações Unidas, participou de dois treinamentos feitos para o grupo de auditores selecionados para compor a delegação brasileira.

O grupo tem como missão realizar auditoria externa das finanças do organismo internacional, de seus fundos, programas e missões de paz, além de fazer recomendações para aprimorar a governança e a gestão dos recursos.

Os treinamentos realizados no Tribunal de Contas da União, no âmbito da Secretaria de Controle Externo da ONU (SecexONU), focaram na apresentação da estrutura de governança da Organização e de suas entidades e fundos, bem como no trabalho realizado pelos membros do Conselho. Dirigentes e especialistas da ONU também estiveram presentes. Durante as reuniões foram abordadas questões técnicas, como regras financeiras aplicáveis, controles internos e o funcionamento da entidade.

Representantes da China, do Chile e da França participaram dos encontros apresentando os resultados dos trabalhos realizados sob seus comandos na ONU. O diretor chinês Hu Xuewen, que preside o Comitê de Operações de Auditoria, retratou o panorama das regras de procedimentos sobre o comitê. Ele também abordou questões como os relatórios produzidos pelo Conselho e a forma de comunicação sobre os achados de auditorias.

Valentina Monasterio, representante do Chile, compartilhou o portfólio das entidades e fundos auditados no seu mandato, bem como a estrutura de governança do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), com detalhamento sobre financiamento e a mandatos. O mandato do Chile no Conselho de Auditores da ONU termina em 30 de junho. A partir de julho, o Brasil será responsável por auditar órgãos e missões de paz das Nações Unidas, entre os quais o Fundo das Nações para a Infância (Unicef), o Fundo de Pensão da ONU (UNJSPF), Entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Os treinamentos começaram no mês passado e seguem até maio. Além do representante do TCDF, o grupo também é formado por membros do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria-Geral da União (CGU) e de tribunais de contas dos estados e municípios.