Equipe do TCDF visita institutos de pesquisa para subsidiar fiscalizações de políticas públicas no âmbito do DF

21

Na primeira quinzena de maio, servidores do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) visitaram órgãos de pesquisa e estatística de excelência, a fim de levantar informações sobre dados, indicadores e pesquisas que podem ser úteis para fiscalizações e avaliações de políticas públicas no âmbito do Tribunal. Servidores da Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex), do Núcleo de Informações Estratégicas (NIE) e da Escola de Contas Públicas (Escon) visitaram o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF). 

No IBGE, os servidores do TCDF conheceram as principais pesquisas realizadas pelo instituto, com destaque para o Censo (ou recenseamento demográfico), a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), a PNAD Contínua e o Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA), base de dados digital contendo informações e indicadores apurados pelo instituto.  

Na ocasião, também foram apresentados o sistema Cidades@, que reúne informações sobre estados e municípios brasileiros; o Portal de Mapas, contendo o mapeamento de todo o território nacional; e a Agência IBGE, responsável por divulgar as notícias e trabalhos envolvendo o órgão. 

No IPEA, a equipe técnica do TCDF pode conhecer o portal Central de Conteúdo. Esse espaço centraliza textos para discussões, notas e relatórios de pesquisa, livros e boletins, além de trabalhos envolvendo o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM); o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) e o Mapa da Violência. 

Na ocasião, os servidores do Tribunal também se familiarizaram com o portal de dados IPEA-Data. Nele é possível acessar séries históricas envolvendo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) e o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Também foram apresentados o Projeto Acesso Oportunidades, com estimativas de acesso a postos de emprego, serviços de saúde, educação entre outros, e o Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento-MPPPD, realizado no próprio IPEA.   

Durante a visita ao IPEDF, o destaque foi para a PDAD (Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios); a PDAD rural; e o portal Geocode, que fornece as coordenadas geográficas de diversos endereços e localidades do DF. Já o portal de publicações permite o acesso a diversos trabalhos realizados pelo IPEDF, a exemplo da Pesquisa PopRua com a população de rua do DF. A equipe do instituto também apresentou o Estudo sobre Pessoas Idosas e com Demência e Cuidadores do DF e o catálogo de mapas do DF, com camadas de visualização a partir de determinados temas, como rodovias e consumo de água.  

Representaram o TCDF nas visitas o chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização do Controle Externo, Rômulo Miranda Alvim; o diretor da 2ª Divisão de Fiscalização de Educação, Áreas Sociais e Saúde Pública, Davi Assunção Salvador Nery de Castro; o diretor da 3ª Divisão de Fiscalização de Educação, Áreas Sociais e Saúde Pública, Henrique Eduardo de Oliveira; o diretor da 3ª Divisão de Fiscalização de Educação, Áreas Sociais e Saúde Pública, Henrique Eduardo de Oliveira; o diretor da 3ª Divisão de Fiscalização de Gestão Pública, Infraestrutura, Mobilidade e Segurança Pública, David da Silva de Araújo; o diretor da Divisão de Auditoria Financeira e de Programas, Diogo dos Santos Coelho; e a diretora da 1ª Divisão de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia, Silvia Lima Damasceno.  

Também participaram das visitas os coordenadores de Auditoria Douglas Vieira Silva Filho; Gustavo Henrique Takahashi de Aquino Carvalho; e Reinaldo Alencar Domingues; além dos auditores de Controle Externo Carlos Alberto Leite Coutinho Filho; Elivelton Eliel da Silva Cavalcante; Luís Gustavo de Aquino Carvalho; Mario Augusto de Oliveira Neto; e Vilcemar Fernandes Maia Filho.  

O supervisor de Ações Educacionais, Sílvio Nascimento de Abreu Bueno, e os servidores da Escon Gerivaldo Nogueira da Silva e Gilson Domingos de Paiva, além de participarem das visitas, foram os responsáveis por articular os encontros. 

Saiba mais: 

IBGE: 

Censo 

https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/ 

PNAD Contínua 

https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9173-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-trimestral.html 

Sidra 

https://sidra.ibge.gov.br/home/pms/brasil 

Cidades@ 

https://cidades.ibge.gov.br/ 

Portal de mapas 

https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#homepage 

Agência IBGE 

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/ 

 

IPEA: 

Central de conteúdo 

https://www.ipea.gov.br/portal/coluna–5/central5/central–dede–conteudo/buscaconteudo/busca–publicacoespublicacoes 

IPEA–Data 

http://www.ipeadata.gov.br/Default.aspx 

Projeto Acesso Oportunidades 

https://www.ipea.gov.br/acessooportunidades/ 

Metrado Profissional em PPPD 

https://www.ipea.gov.br/portal/mestrado–profissionalprofissional–emem–politicaspoliticas–publicaspublicas–ee–desenvolvimentodesenvolvimento 

 

IPEDF: 

PDAD — Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (2021)  

https://www.ipe.df.gov.br/pdad 

PDAD Rural (2022) 

https://www.ipe.df.gov.br/pdad-rural/ 

Geocode 

https://geocode.ipe.df.gov.br/ 

Portal de publicações 

https://www.ipe.df.gov.br/publicacoes/ 

Catálogo de mapas do IPEDF 

https://catalogo.ipe.df.gov.br/