Live apresenta lançamentos em TI e avanços em Inteligência Artificial no TCDF

0
40

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) lançou recentemente uma série de ferramentas e serviços inovadores para otimizar o fluxo de trabalho interno e trazer mais eficiência às atividades dos servidores e colaboradores. Na tarde dessa terça-feira (18), o presidente do TCDF, Manoel de Andrade, fez a abertura da primeira live para apresentar os avanços promovidos pela atual gestão na área de Tecnologia da Informação do Tribunal.

Durante a transmissão ao vivo pela plataforma Teams, o presidente do TCDF enfatizou a importância dessas inovações. “A implementação dessas novas ferramentas representa um marco significativo na modernização de nossos processos, garantindo maior transparência e agilidade em nossas atividades”, reforçou o conselheiro Manoel de Andrade.

Oráculo – Uma das inovações é o primeiro Chatbot com Inteligência Artificial do TCDF implementado com ferramentas gratuitas. Na mitologia, o Oráculo é uma fonte de sabedoria e previsões. Diferente de sistemas tradicionais, ele não apenas organiza, mas também interpreta dados, permitindo o acesso às informações institucionais de forma mais dinâmica e interativa. O secretário de TI, Ednaldo Ramos, complementou: “O ‘Oráculo’ foi desenvolvido para fornecer respostas rápidas e precisas às demandas internas, facilitando o acesso à informação “.

Na prática, a implementação da ferramenta impacta diretamente a rotina de trabalho, ao permitir o acesso a respostas sobre normativos, procedimentos internos e outros dados essenciais sem que o usuário precise recorrer a múltiplas fontes ou depender de intermediários. Ao automatizar os processos, o Oráculo promove aumento de produtividade e minimiza o retrabalho.

Segundo Rodrigo Régis, coordenador de Desenvolvimento de Sistemas e Processos do TCDF, a complexidade do projeto exigiu um alto nível de planejamento e adaptação. Tivemos que desenvolver uma solução que não apenas oferecesse respostas rápidas, mas que também aprendesse continuamente com as interações, garantindo um serviço cada vez mais eficiente e alinhado às demandas do Tribunal”, disse.

Há planos para expandir as funcionalidades do Oráculo no futuro. A ideia é que a ferramenta evolua continuamente, incorporando novas bases de conhecimento e aprimorando sua capacidade de resposta para atender a um número cada vez maior de demandas dos servidores. Uma das possibilidades é a integração com outros sistemas internos do TCDF, permitindo que o Oráculo não apenas forneça informações, mas também execute determinadas ações automatizadas, como consultas processuais ou solicitação de serviços internos.

Smart Room – Um dos destaques entre os lançamentos é  um sistema para facilitar a reserva de salas de reunião do TCDF. Disponível em https://intranet.tc.df.gov.br/reservas, a iniciativa promete eliminar conflitos de agendamentos e reservas duplicadas, ao centralizar as reservas de todas as salas do Tribunal em um só local. O uso desse sistema vai proporcionar um melhor uso do espaço e já permite que o solicitante reserve computadores e até mesmo suporte técnico especializado.

A Smart Room, sala inteligente equipada com tecnologia de ponta para facilitar reuniões, apresentações e videoconferências está localizada na STI. Além dela, outras salas estão sendo incorporadas ao sistema proporcionando maior interatividade e eficiência na comunicação institucional.

Além da tecnologia de ponta, a Smart Room também foi pensada para proporcionar conforto e praticidade aos servidores e colaboradores. O espaço conta com um sistema automatizado de agendamento de café e água, permitindo que os participantes das reuniões sejam servidos sem precisar interromper os trabalhos para solicitar o serviço de copa. “A ideia foi criar um ambiente que unisse tecnologia e conforto, onde as pessoas pudessem se concentrar no trabalho sem precisar se preocupar com detalhes operacionais”, ressaltou o secretário de TI.

Ampliação do Resolve – Entre as entregas divulgadas está a ampliação do atendimento Resolve STI, um sistema de atendimento interno que será expandido para o público externo. Em tempo real, o atendimento será humanizado e ao vivo exclusivamente pelo WhatsApp, das 9h às 19h. Na Intranet do Tribunal, além do uso do WhatsApp, a comunicação com o usuário interno será feita via Teams, áudio e vídeo. A intenção é estreitar a conversa com o usuário.

Aplicação para PDF  – Outro lançamento é a Plataforma Eu AMO PDF do TCDF, uma ferramenta de código aberto implementada no TCDF que visa permitir que o usuário possa manipular arquivos PDF preservando os arquivos sempre no ambiente do Tribunal, garantindo a segurança e a privacidade dos dados.

Automatização de processos internos – O projeto Flux, uma startup de estagiários, vai envolver os nove estagiários de Tecnologia da Informação que vão aos setores do TCDF automatizar os processos de fluxo interno.