TCDF orienta gestores da Codhab para contribuir com as políticas de acesso à moradia

0
2

Para orientar gestores da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) a aprimorar as políticas públicas de acesso à moradia para a população de baixa renda, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) promoveu uma visita técnica à instituição.

No encontro, realizado nesta terça-feira, 11 de novembro, o Tribunal esclareceu as principais dúvidas dos servidores da Codhab sobre a atuação do TCDF, os processos da Companhia em andamento na Corte e tratou de ações voltadas à melhoria da gestão de Programas Habitacionais de Interesse Social.

Na visita, o presidente do TCDF, conselheiro Manoel de Andrade, ressaltou a importância dessa proximidade com os gestores dos órgãos. “Hoje quero destacar a importância de comparecer, se apresentar e reafirmar que o Tribunal pertence a todos nós. Temos o dever de servir, de gerir e de atuar com dedicação ao público e à comunidade que representamos. Quando visitamos nossos jurisdicionados, demonstramos nosso compromisso mútuo com a sociedade e com o Estado. Não podemos aceitar um Estado distante, que não dialoga com o cidadão e nem presta contas de suas ações”, afirmou.

Já o diretor-presidente da Codhab, Marcelo Fagundes Gomide, enfatizou a relevância do suporte recebido pelo Tribunal de Contas. “O presidente do TCDF já esteve do outro lado do balcão, por isso entende bem nossas dificuldades e preocupações. Vejo que o Tribunal sempre foi atuante, mas agora mostra ainda mais seu compromisso com as necessidades dos órgãos, ao realizar visitas de orientação, troca de ideias e diálogo com os gestores”, destacou.

Durante o encontro, o secretário-geral de Controle Externo do TCDF, Antônio Alexandre, conduziu o início da visita apresentando o corpo técnico do TCDF e os processos em tramitação na Corte relacionados à companhia.

Entre eles está o processo nº 1329/2018, que trata da auditoria realizada no programa habitacional Morar Bem. Recentemente, o Tribunal fez um monitoramento para avaliar a gestão e os controles adotados pela Codhab nesse programa após a fiscalização do TCDF. Já o processo nº 4347/2025 trata de uma auditoria operacional sobre a política habitacional da Codhab voltada para famílias com renda de até cinco salários mínimos.

O secretário de auditoria do TCDF em exercício, Davi da Silva Araújo, explicou como funciona o andamento desses processos na Corte. “Realizamos auditorias em 2016 e 2018 e, no agora, retornamos à Codhab para novo acompanhamento. Nosso objetivo é reforçar o Tribunal atua como parceiro, transformando o diagnóstico das gestões em informações claras e acessíveis para a sociedade”, explicou.

Ao término do encontro, o auditor de controle externo Rômulo Miranda Alvim apresentou aos gestores da Codhab a plataforma de Análise Automatizada de Decisões (ADA), criada pelo TCDF. A ferramenta utiliza inteligência artificial para identificar órgãos que não cumprem as determinações do Tribunal de Contas e para apontar os prazos já vencidos, entre outras funcionalidades.