Prêmio Inspiração TCDF: conheça os vencedores!

0
2

“Até poucos minutos atrás, tínhamos um arco-íris de ponta a ponta visível da nossa janela. Quero acreditar que ele simboliza a sorte e o significado deste momento tão especial”, observou a diretora da Escola de Contas (Escon), Ivana Dessen, dando início à 1ª edição do Prêmio Inspiração TCDF 2025 – Práticas que transformam. 

Com esse clima de celebração, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) anunciou os vencedores do Prêmio Inspiração nesta quinta-feira (27/11). Promovida pela Escon, a iniciativa reconheceu a atuação dos servidores e colaboradores que contribuem para uma rotina de trabalho mais humana e mais eficaz no Tribunal. 

Durante a abertura do evento, o regente da Escon, conselheiro Renato Rainha, valorizou o esforço das ações desenvolvidas por servidores e colaboradores para fortalecer o serviço público. “A gestão do conhecimento produzida por pessoas e para pessoas tem o objetivo de melhorar a vida dos cidadãos, contribuindo diretamente para a qualidade dos serviços prestados à população do Distrito Federal”, destacou. 

A diretora da Escon, Ivana Dessen, elogiou a participação dos servidores que se inscreveram para concorrer ao prêmio “Ao todo foram 53 iniciativas inscritas, envolvendo 44 setores do Tribunal e mais de 100 servidores e colaboradores, terceirizados e estagiários. Descobrimos trabalhos extraordinários que são realizados no Tribunal e que muitos de nós desconhecíamos.” 

As iniciativas concorreram em duas categorias: Controle Externo, com 32 trabalhos inscritos, e Gestão e Governança, com 21 participantes. Para definir os vencedores, os projetos passaram por uma avaliação preliminar realizada pelos integrantes do Comitê de Gestão Estratégica, servidores e especialistas convidados. Após essa etapa, foram anunciados os 12 finalistas e aberta a votação popular, que recebeu quase 300 votos para eleger o vencedor de cada categoria. 

Antes de anunciar os vencedores, Renato Rainha parabenizou todos os participantes. “Todas as ações inscritas, independentemente de vencerem ou não, são valiosas e contribuem para elevar o padrão de qualidade dos serviços prestados pelo Tribunal à população”, destacou.  

Conheça os vencedores do  Prêmio Inspiração TCDF 2025 – Práticas que transformam: 

Na categoria Controle Externo, a prática vencedora foi a ferramenta de Análise de Decisões Automatizada (ADA) que usa inteligência artificial para resolver problemas e para melhorar processos de controle externo. Fizeram parte da equipe os servidores: Bruno Coelho; Cinthia Thomazi; Danilo Menezes; David da Silva de Araujo; Rodrigo Régis Palmeira e Romulo Miranda Alvim. “O ADA é um projeto que resolvemos usar a tecnologia para trazer transparência e eficiência para o Tribunal. Isso afeta tanto o nosso trabalho, quanto dos jurisdicionados, que conseguem saber se têm pendências com o Tribunal”, explicou Danilo Menezes ao receber o prêmio. 

Na categoria Gestão e Governançao vencedor foi o Programa Vida Ativa. A iniciativa busca incentivar o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis, além de estimular as ações de lazer e práticas sustentáveis. “Imaginamos que esse programa faria parte do dia a dia da Casa, contribuindo para a qualidade de vida e para o bem-estar dos servidores e colaboradores. No primeiro ciclo, tivemos mais de 80 participantes, já no segundo ciclo são quase 200 participantes”, afirmou João Bosco, representante da equipe. Também participaram do projeto os servidores: Marineuza Aparecida Bueno; Rafael Martins Rocha; Paola de Barron Sales e Elaine Marins.  

Posteriormente, será publicado um e-book reunindo todas as iniciativas inscritas, permitindo que todos no Tribunal conheçam e se inspirem com esses trabalhos.