O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) comemora um marco significativo: o primeiro aniversário da Rede Ouvir DF. Lançada em maio de 2023, a Rede de Ouvidorias Públicas do Distrito Federal tem como missão ouvir, acolher e transformar a vida da população por meio de uma escuta ativa e empática. Ela é uma parceria entre órgãos da União e do Distrito Federal facilitar a comunicação entre as instituições e a sociedade; rede agilizar o atendimento dos cidadãos; e encaminhar demandas dos usuários aos órgãos competentes, trazendo benefícios à população do DF.
Desde a sua criação, a Rede Ouvir DF cresceu e se fortaleceu, conectando pessoas e criando um espaço seguro para que todos possam compartilhar suas histórias, dúvidas e denúncias. Em seu primeiro ano, a rede tratou 437 manifestações, reforçando a transparência pública e estimulando o controle social no DF. Para o Conselheiro Ouvidor do TCDF, Paulo Tadeu, a Rede fortalece a participação popular e colabora para a melhoria dos serviços públicos. Já a ouvidora do TCDF, Juliane Azevedo, ressalta o compromisso dos órgãos com a escuta humanizada “Nosso compromisso com a escuta humanizada e o apoio emocional foi e continua sendo o pilar central da Rede Ouvir. Acreditamos que, ao dar voz a quem precisa, contribuímos para um mundo mais compreensivo e acolhedor”.
Além do Tribunal de Contas do DF, compõem a rede o Ministério Público de Contas do Distrito Federal (MPC/DF), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e a Controladoria-Geral do Distrito de Federal (CGDF). Por meio dela, os órgãos promovem uma integração das ouvidorias para solucionar demandas de maneira mais rápida e eficiente.
A partir da celebração da parceria, quando um cidadão aciona a ouvidoria de um órgão que não é responsável pela resolução de determinada demanda, a questão é direcionada para o órgão competente. O melhor é que os usuários dos serviços públicos não precisam fazer uma peregrinação presencial ou digital para obter a resposta que necessitam, pois após o tratamento da questão, o atendimento ao cidadão continua sendo feito pelo órgão que foi contatado inicialmente. A rede ainda promove a troca de experiências e práticas entre as instituições, potencializando o impacto de suas ações.