A Coordenadoria de Gestão de Documentos e Preservação da Memória Institucional (Cogedoc) e a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Contas do Distrito Federal promoveram uma atualização no sistema e-TCDF para facilitar a visualização e a identificação dos processos de barramento correlacionados. No caso da Corte, o barramento é feito por meio da aplicação Tramita GOV.BR e permite o trâmite eletrônico de processos e documentos entre o TCDF e entidade e órgãos externos. É como, por exemplo, é feita a comunicação entre o e-TCDF e o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que é utilizado por todos os órgãos e entidades do DF.
Com a melhoria, a tela de Informações dos processos do sistema passa a contar com uma aba específica chamada “Barramento”. Nela, está disponibilizada uma tabela contendo todos os autos de barramento correlacionados. Anteriormente, a navegação e a usabilidade estavam prejudicadas, pois os usuários tinham que abrir individualmente uma quantidade excessiva de processos para obter as informações que precisavam.
A atualização traz ainda um ícone, ao lado de cada número de processo, que permite a visualização de uma sinopse ao posicionar o cursor do mouse sobre ele. O ícone também está disponibilizado para os demais processos correlacionados, apensados ou anexados na aba Informações do processo. Tais melhorias objetivam agilizar a identificação da matéria tratada, em cada processo, e reduzir a quantidade de cliques necessários para a navegação no sistema.
Além disso, a STI atualizou a interface de programação da aplicação Tramita GOV.BR para a versão mais recente na última semana, garantindo que o TCDF continue integrado a uma plataforma composta por 152 instituições (órgãos e entidades) em todo o Brasil.
A Cogedoc e a STI permanecem comprometidas com a melhoria contínua do sistema e-TCDF, a fim de facilitar o trabalho de todos os usuários, promovendo eficiência e celeridade processual.