A presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Marli Vinhadeli, a conselheira Anilcéia Machado e o conselheiro Manoel de Andrade participam do XXVI Congresso dos Tribunais de Contas, realizado em Belém, capital do Pará. O evento, que vai até o dia 23 de novembro, reúne representantes de órgãos do Brasil, da Argentina e da Espanha e tem como objetivo fortalecer a cooperação internacional, além de modernizar as atividades de Controle Externo.
Na abertura do Congresso, o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Salomão Ribas Júnior, ressaltou que o encontro serve para reafirmar os compromissos com a melhoria do desempenho e com o fortalecimento dos mecanismos de fiscalização e controle, em benefício da sociedade.
O governador do Pará, Simão Jatene, lembrou a importância das atividades dos órgãos de controle externo. “Ainda temos enormes desafios para que palavra transparência seja o reflexo de um efetivo controle social e os Tribunais de Contas têm um papel fundamental nisso”, disse.
Também participaram da solenidade os anfitriões do evento, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará e do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, os conselheiros Cipriano Sabino de Oliveira Jr e José Carlos Araújo; o vice-presidente do Tribunal de Contas da União, ministro João Augusto Nardes; a presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon; o presidente da Abracom, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto; o presidente do Instituto Rui Barbosa, Severiano Costandrade Aguiar; o presidente do Secretariado Permanente dos Tribunais de Contas da República Argentina, Rubén Edgardo Quijano; a presidente da Ass. Nac. do Ministério Público de Contas, Evelyn Freire Carvalho Pareja e o presidente da Ass. Nac. dos Auditores de Contas do Brasil, ministro-substituto do TCU Marcos Bemquerer Costa.