Uma sessão especial, com a presença do presidente do TCU, Ministro Benjamin Zymler e da Procuradora-Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Eunice Carvalhido além de outras autoridades do TCU e do Governo do Distrito Federal, marcou, nesta quinta-feira (9 de junho), a posse de Demóstenes Tres Albuquerque novo procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal.
Ele substitui a procuradora Márcia Ferreira Cunha Farias no cargo e exercerá mandato de dois anos, conforme estabelece a Lei. Demóstenes Tres Albuquerque foi eleito pelos demais procuradores do MP junto ao TCDF e nomeado pelo governador Agnelo Queiroz.
A posse do novo procurador-geral ocorreu durante sessão Especial do Pleno do TCDF, comandada pela presidente conselheira Marli Vinhadeli. Em discurso de saudação ao empossado, o conselheiro Renato Rainha destacou o importante papel do Ministério Público na missão de fiscalizar a correta aplicação do dinheiro do contribuinte.
O novo Procurador Geral, Dr. Demóstenes Tres Albuquerque é natural de Palmeiras das Missões, Rio Grande do Sul, formado em Engenharia Agronômica (1985-1990) – Universidade de Brasília (UnB), Direito (1992-1996) – Universidade de Brasília (UnB) e Pós-graduado em Controle Externo (2002-2003) – Regulação dos Serviços Públicos Concedidos – pelo Instituto Serzedello Correia.
Ele tomou posse como Procurador do Ministério Público junto ao TCDF em julho de 2003, admitido por concurso público. Foi servidor do Tribunal de Contas da União, onde exerceu as atividades de Analista de finanças e Controle Externo, assessor de Secretário de Controle Exter, assessor de Ministro – Gabinete do Ministro Benjamim Zymler e Exerceu atividades de magistério junto ao Instituto Serzedello Côrrea e à Escola de Administração Fazendária – ESAF.