A Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) foi reconhecida publicamente, no 2º Fórum Nacional de Trilhas de Aprendizagem, pela qualidade do projeto desenvolvido para o TCDF. O evento foi realizado nos dias 12 e 13 de setembro, em Brasília. Além da Corte de Contas, outras quatro instituições também receberam o reconhecimento.
As trilhas de aprendizagem são plataformas de capacitação e gestão do conhecimento corporativo que reúnem diversas formas de aprendizagem com utilização de diferentes recursos educativos. Entre eles, filmes, vídeos, e-learning, EAD, e-book, livros digitalizados, artigos de revista, papers, orientações de procedimentos escritas ou em vídeo, passo-a-passo de atividades etc. Elas são instrumentos de capacitação e desenvolvimento que atuam de forma complementar às ações de aprendizagem formal, como cursos de treinamento.
No TCDF, as Trilhas de Aprendizagem foram regulamentadas por meio da Portaria 315, de setembro de 2016, e o projeto piloto está em fase final. Uma das premissas estabelecidas pela Corte é o autogerenciamento das competências e do seu desenvolvimento pelos próprios servidores, como um objetivo mais importante que a forma de aquisição desse conhecimento. As trilhas também são estruturadas de forma a acelerar o desenvolvimento dos servidores para que eles atinjam o desempenho esperado no menor tempo possível.
As Trilhas de Aprendizagem no TCDF também visam a oferecer uma visão sistêmica da formação profissional e tornar visíveis as expectativas em relação aos servidores. Outra vantagem é que, além de oferecer acesso amplo e democrático às oportunidades de aprendizagem, elas também consideram os diferentes contextos de trabalho, ampliando o papel ocupacional dos servidores e as estratégias de desenvolvimento de competências.
As Trilhas também tornam o processo de desenvolvimento profissional aberto ao ambiente social, conciliando, sempre que possível, as necessidades de competências da organização com as diferentes motivações, aptidões, experiências e objetivos individuais dos servidores. Assim, possibilitam um processo de aprendizagem ativo e permanente, favorecem o desenvolvimento integral e estimulam o autodesenvolvimento permanente.