Integrantes da PGR de Moçambique participam de capacitação sobre o e-TCDF

14

Uma equipe técnica da Procuradoria-Geral da República de Moçambique está no Tribunal de Contas do Distrito Federal para aprender mais sobre o e-TCDF e customizar a ferramenta para uso próprio. O sistema da Corte de Contas foi cedido, por meio de convênio, à PGR daquele país, com o intuito de melhorar a eficiência da tramitação de processos no órgão.

Durante a abertura da capacitação, o presidente do TCDF, Conselheiro Márcio Michel, recebeu o procurador-geral adjunto, André Paulo Cumbe, e a procuradora da república de Moçambique Zulmira Malate e deu as boas-vindas aos técnicos de Tecnologia da Informação que também fazem parte da comitiva.

De hoje (17) até o dia 21 de julho, os integrantes da PGR do país africano e do Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (Cedsif) vão ter acesso a informações detalhadas sobre a estruturação do e-TCDF, o histórico da digitalização de processos no Tribunal, a gestão de documentos, a criação do protocolo digital e o uso de Power BI com dados do sistema.

Durante esta semana, eles também vão entender como funciona a infraestrutura de apoio e a comunicação entre o e-TCDF e outros sistemas; conhecer a rotina de uso da ferramenta pelos gabinetes e pelo Controle Externo; acompanhar testes de sistema; e assistir às sessões plenárias. A equipe técnica moçambicana ainda vai visitar o Conselho Nacional de Justiça para conhecer o funcionamento do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Por fim, haverá a customização do e-TCDF para uso na Procuradoria-Geral da República de Moçambique, a implementação de uma jurisdição em testes e uma audiência com o presidente do Tribunal para a conclusão dos trabalhos.

A Divisão de Planejamento e Modernização Administrativa (Diplan) coordenou a capacitação com a colaboração da Secretaria de Tecnologia da informação, da Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex), da Coordenadoria de Gestão de Documentos e Preservação da Memória Institucional (Cogedoc), da Secretaria das Sessões (SS) e o apoio do Cerimonial, da Escola de Contas (Escon), da Assessoria de Comunicação (Ascom) e do Serviço de Transportes (Setra).