Esses veículos susntentáveis funcionam à base de biodiesel e motor elétrico
Depois dos esclarecimentos prestados pela Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) e com a determinação para que haja mudanças no edital, o Tribunal de Contas do Distrito Federal autorizou a continuidade do Pregão Presencial nº 02/2014 para a aquisição de 18 ônibus híbridos. Os veículos serão utilizados na criação do Corredor Eixo Norte, que vai operar com o sistema de transporte BRT (Bus Rapid Transit). A licitação está estimada em R$ 19.717.517,22.
O TCDF determinou à TCB que a compra dos ônibus híbridos seja condicionada à comprovação de que o preço ofertado pela licitante vencedora em relação ao item carroceria encontra-se compatível com os valores de mercado obtidos em aquisições de mesma natureza, inclusive em outras unidades da federação. Os documentos comprobatórios ou as devidas justificativas quanto ao valor a ser contratado devem ser encaminhados ao Tribunal.
O corpo instrutivo do TCDF havia encontrado um suposto sobrepreço no edital. Isso porque o valor estimado do certame era cerca de 170% superior ao de um contrato similar realizado em Curitiba. Após as informações prestadas pela TCB, os auditores verificaram que o custo do chassi encontrava-se compatível. Mas, em relação à carroceria, o preço ofertado ainda apresentava um percentual de 43% superior ao valor de referência. “Contudo enfatizamos que o modelo utilizado em nossa comparação não guarda equivalência com o escolhido pela TCB, por não ser adaptado ao chassi com sistema híbrido, não possuir os isolamentos térmicos necessários para o ar condicionado, nem apresentar janelas vedadas, dentre outros aspectos”, aponta o relatório.
O contrato também deverá possuir uma cláusula que estabeleça garantia para eventual descumprimento da execução dos serviços relativos à manutenção da bateria do sistema híbrido elétrico e à manutenção do chassi. O Tribunal também enviou um alerta à TCB para que adote a modalidade pregão eletrônico nas futuras licitações, utilizando a forma presencial (mais restritiva) somente se houver um impedimento devidamente justificado.
Transporte sustentável
O ônibus híbrido é considerado ecológico por funcionar à base de biodiesel e ter motor elétrico. O veículo funciona com um sistema de geração de energia sinérgica. O motor elétrico do ônibus acumula a energia gerada nas frenagens para ser usada quando o veículo é acelerado. Isso deve contribuir para a redução da emissão de poluentes.
Processo nº 3.249/2014