As unidades do Tribunal de Contas do Distrito Federal foram reestruturadas para aumentar a efetividade da atuação do TCDF. As antigas inspetorias de Controle Externo ficaram mais especializadas, ao serem substituídas pelas seguintes Secretarias: de Auditoria, de Contas, de Acompanhamento, de Macro-Avaliação da Gestão Pública e de Fiscalização de Pessoal. Elas foram divididas por áreas de trabalho, o que vai dar mais objetividade e melhor direcionamento à análise de processos. Além disso, o corpo técnico conta agora com uma Secretaria Geral, encarregada de supervisionar todo o trabalho de Controle Externo. A área fim passa a ser gerenciada pelo auditor Humberto Souza Ferro Júnior, que ocupa o cargo de Secretário Geral.
Veja como ficou a nova divisão do corpo técnico*:
Secretaria de Auditoria – É responsável por realizar auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial nos órgãos do GDF.
Secretaria de Acompanhamento – Fiscaliza editais de licitação, atos e contratos firmados no âmbito da administração pública do DF, além de analisar denúncias e representações.
Secretaria de Contas – Examina as tomadas de contas especiais e as prestações de contas anuais administração direta e indireta, respectivamente.
Secretaria de Macro-Avaliação da Gestão Pública – É responsável pela avaliação geral da gestão pública. Avalia as contas do governador e emite parecer prévio, além de realizar auditorias propostas por organismos internacionais.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal – Analisa a regularidade dos atos de admissão, concessões de aposentadorias, reformas e pensões no âmbito do DF.
* A Secretaria Geral também engloba os Núcleos de Fiscalização de Obras e de Fiscalização de Tecnologia da Informação.