Foi empossado na tarde desta quarta-feira, 14 de junho, o novo procurador-geral do Ministério Público junto ao TCDF (MPjTCDF), Demóstenes Tres Albuquerque, que assume a chefia do órgão pela terceira vez – agora para o biênio 2023/2025.
A cerimônia, realizada no Plenário do Tribunal de Contas do DF e presidida pelo presidente da Corte, conselheiro Márcio Michel, contou com a participação de diversas autoridades. Entre os presentes estavam a vice-governadora do DF, Celina Leão; a procuradora-geral do DF, Ludmila Galvão; o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Cruz Macedo; o procurador-geral de Justiça do DF, Georges Seigneur; e o deputado distrital Roosevelt Vilela, representando o presidente da Câmara Legislativa do DF.
Em seu discurso de posse, Demóstenes fez um agradecimento especial aos familiares; elogiou a atuação de seu antecessor, procurador Marcos Felipe; e se comprometeu a fazer uma gestão colaborativa entre Ministério Público, Tribunal de Contas e demais órgãos públicos, buscando, assim, o melhor para a sociedade brasiliense.
O procurador Marcos Felipe, que esteve no cargo nos últimos quatro anos, desejou serenidade e sabedoria na condução dos trabalhos. Depois de desejar uma boa gestão ao novo procurador-geral, o presidente do TCDF, conselheiro Márcio Michel, lembrou a importância das prerrogativas dos conselheiros do Tribunal e dos membros do Ministério Público de Contas.
Nesse biênio, os mandatos de procurador-ouvidor e procurador-corregedor do MPjTCDF serão exercidos, respectivamente, pelo procurador Marcos Felipe Pinheiro Lima e pela procuradora Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira.