“O Governo é da Nossa Conta” orienta sobre o papel do TCDF na fiscalização dos recursos públicos

0
15

Estagiários do Governo do Distrito Federal (GDF) participaram de uma vivência sobre o funcionamento do governo e o papel da Corte de Contas na fiscalização dos recursos públicos. Nesta sexta-feira (21), a Escola de Contas do Tribunal de Contas do Distrito Federal (Escon/TCDF) reuniu a primeira turma de estagiários do projeto “O Governo é da Nossa Conta”.

O curso busca proporcionar uma visão prática e atualizada sobre o papel do Tribunal na fiscalização dos recursos públicos, o funcionamento dos órgãos governamentais, as responsabilidades dos servidores e gestores públicos, bem como a aplicação de práticas de controle social no cotidiano.

Durante a abertura, o presidente do Tribunal de Contas, Conselheiro Manoel de Andrade, destacou a importância de despertar nos jovens uma consciência cidadã. “O cidadão precisa estar bem focado no seu papel social. E a Corte de Contas do DF, por sua vez, está abrindo caminhos para facilitar a compreensão e entender o papel do Estado”, destacou.

O regente da Escola de Contas, Conselheiro Renato Rainha, enfatizou que a intenção foi proporcionar aos estagiários do GDF uma oportunidade de conhecer a missão do Tribunal e, principalmente, saber o que cada cidadão pode fazer para melhorar a sociedade. “Porque, na medida que o governo melhora, os serviços públicos e as políticas públicas que chegam ao nosso encontro têm mais qualidade”, enalteceu.

Com alegria, a diretora da Escola de Contas, Ivana Dessen, ressaltou que o objetivo do curso é promover o controle social e fazer que as pessoas entendam como contribuir para a atuação do Tribunal de Contas.

A estagiária da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) Larissa Assunção agradeceu a oportunidade de participar do curso. “É muito importante como estudante do curso de gestão pública entender o funcionamento das contas públicas. Além de aprender na prática a dinâmica do Tribunal.”, defendeu.