Presidente do TCDF debate fiscalização de gastos públicos com blogueiros do DF

35

O presidente do Tribunal de Contas do DF, Conselheiro Renato Rainha, recebeu nesta sexta-feira, dia 10 de junho de 2016, integrantes da Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política (ABBP). Na pauta, estavam temas como a análise das Contas de Governo, as auditorias realizadas pelo TCDF, e a capacitação de fiscais sociais promovida pela Escola de Contas da Corte.

O Conselheiro Renato Rainha abriu o encontro falando sobre a importância de capacitar as lideranças comunitárias e outros representantes da sociedade civil  para um controle social mais efetivo sobre a aplicação do dinheiro público. Ele falou sobre os cursos promovidos pela Escola de Contas Públicas do TCDF, que inaugura sua sede própria nesta segunda-feira, dia 13 de junho de 2016. “Já atuamos, há algum tempo, capacitando servidores do GDF sobre licitação, gestão de contratos e outros temas. Agora, vamos fazer também cursos sobre fiscalização do orçamento público e controle social para cidadãos em geral”, disse.

Durante o bate-papo, o presidente explicou aos blogueiros que a análise das Contas de Governo pelo TCDF é feita de forma extremamente criteriosa. “Nós recebemos os documentos e cada informação registrada é checada e analisada pelo nosso corpo técnico. Temos trabalhado muito no sentido de unir esforços com outros órgãos de controle para aprimorar essa fiscalização”, detalhou.

As auditorias na área de saúde também foram tema da conversa com os blogueiros. O Conselheiro Renato Rainha falou sobre as investigações mais recentes, como a de órteses, próteses e materiais especiais; sobre os leitos de UTI; e problemas causados pela má gestão dos recursos na área. “Nunca vi uma auditoria daqui concluir que falta dinheiro para a saúde. Essa área não é para amadores. O que pode resolver vários problemas é profissionalizar a gestão, no sentido de colocar o comando nas mãos de pessoas qualificadas, especializadas em gestão nesse setor, que tem muitas peculiaridades", ponderou.