Está no ar o Sistema de Registro de Admissões e Concessões – SIRAC, que vai agilizar a apreciação dos atos de aposentadoria, reforma e pensões dos servidores do Governo do Distrito Federal. O Tribunal de Contas do DF, conforme a Resolução-TCDF nº 219 /2011, disponibilizou o módulo SIRAC aos jurisdicionados no dia 18 de julho.
Com o aplicativo, é possível fazer a atualização das informações sobre aposentadorias, reformas, pensões e revisões pela internet, o que facilita o registro dos atos pelo TCDF. A medida ajuda a acelerar a análise desses atos, reduzir a ocorrência de diligências, aumentar a quantidade e a qualidade das fiscalizações de pessoal nos órgãos jurisdicionados e viabilizar o cruzamento de informações com outros sistemas informatizados, como o CNIS, RAIS, SISOB e SIGRH.
A tecnologia possibilita a fiscalização eletrônica remota e contribui para o trabalho dos próprios servidores do TCDF, ao padronizar as rotinas operacionais, diminuir as diligências, automatizar os cálculos do tempo de serviço/contribuição. O SIRAC também vai permitir a atualização legal e jurisprudencial tempestiva e diminuir a burocracia envolvendo tramitação de processos. Tudo isso vai tornar mais ágil a fiscalização por esta Corte dos atos sujeitos a registro.