O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), em conjunto com o Instituto Rui Barbosa (IRB), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), a Rede Integrar e os Tribunais de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) e da União (TCU), promove o seminário Boas Práticas de Fiscalização na Área de Pessoal, nos dias 1º e 2 de outubro, em Vitória (ES).
O evento tem como como foco a divulgação de soluções tecnológicas, novas metodologias de fiscalização e rotinas operacionais inovadoras utilizadas pelos Tribunais de Contas em atividades relacionadas ao controle de pessoal no setor público.
Além de coordenar o evento, o TCDF participa como expositor, apresentando duas boas práticas: a Calculadora de Aposentadoria, a Automatização do Fluxo de Concessões e as Técnicas para Uso de IA Generativa na Área de Pessoal. As inovações da Corte de Contas distrital foram apresentadas pelos auditores de controle externo Vilcemar Fernandes Maia Filho e Gustavo Henrique Takahashi de Aquino Carvalho, lotados na Secretaria de Fiscalização de Pessoal (Sefipe).
A Calculadora de Aposentadoria, acessível no site do TCDF na internet, foi desenvolvida pela Sefipe e disponibilizada a todos os servidores distritais para realizar simulações e verificar a provável data da inativação, bem como escolher a modalidade de aposentadoria financeiramente mais vantajosa. Já a Automatização do Fluxo de Concessões consiste em um processo integrado que permite a elaboração eletrônica da minuta do ato de inativação, importando dados diretamente do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Humanos (SIGRH), o que reduz falhas manuais e agiliza a concessão.
Por sua vez, as Técnicas para Uso de IA Generativa na Área de Pessoal envolvem o ensino de métodos para elaboração de prompts aplicados à análise de documentos relacionados à fiscalização de pessoal, como denúncias, representações e editais de concurso público. Essas técnicas permitem que os auditores de controle externo formulem solicitações mais precisas e direcionadas, resultando em respostas da IA de maior qualidade, confiabilidade e aderência às necessidades do controle externo.
Reunindo mais de 120 participantes de 28 Tribunais de Contas, o seminário aborda temas como a análise automatizada de atos de admissão e concessão, a realização de auditorias eletrônicas em folhas de pagamento, a identificação de irregularidades em descontos de benefícios previdenciários e a aplicação da inteligência artificial para otimizar a produção de informações estruturadas.