TCDF assina convênio com Rede Virtual de Bibliotecas

55

O Tribunal de Contas do Distrito Federal assinou, nessa segunda-feira, um Termo de Cooperação Técnica com o Senado Federal que regula a participação do TCDF na Rede Virtual de Bibliotecas. A RVBI cria um intercâmbio de informações, materiais bibliográficos e profissionais de 14 bibliotecas da Administração Pública Federal e dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário do DF. Isso quer dizer que os usuários de uma das bibliotecas integrantes também podem ter acesso ao acervo das outras 13 participantes da Rede, como livros, artigos de revistas e jornais, obras raras e dados digitais. Isso representa quase um milhão de documentos!

O acervo registrado na base de dados da RVBI tem como prioridade temática a área do Direito, principalmente doutrina. Mas a Rede Virtual de Bibliotecas abrange, também, outras áreas das Ciências Humanas e Sociais. Cada membro ainda tem a base administrativa com os dados particulares da coleção que possui, dos usuários, fornecedores, etc.

O documento, assinado pelo Diretor-Geral de Administração do TCDF, Paulo Cavalcanti de Oliveira, pelo 1º secretário do Senado, senador Cícero Lucena, e outros representantes das instituições participantes, oficializa o acordo de integração.

Biblioteca do TCDF

A Biblioteca Cyro dos Anjos , que faz parte da RVBI desde  1980, conta com um acervo de quase 25 mil obras. Oferece serviços como pesquisas de doutrina, jurisprudência e legislação; empréstimo de livros e periódicos aos membros e aos servidores. A pesquisa virtual ao acervo também está disponível no endereço eletrônico: www2.tc.df.gov.br/web/biblioteca-cyro-dos-anjos/ 

 

A Biblioteca funciona das 8h às 19h, tem espaço para estudo, oferece acesso gratuito à internet (wireless) e é aberta ao público.

 

RVBI

A Rede Virtual de Bibliotecas utiliza um programa de gerenciamento de bibliotecas chamado Aleph, que adota o padrão internacional de intercâmbio bibliográfico. Cada biblioteca participante é responsável por atualizar as bases de dados bibliográficos, disponíveis na Internet, e as bases administrativas particulares.