O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e o Tribunal de Contas da União (TCU) lançam, em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB), a versão inicial do Tesauro de Contas Nacional (TCN) nesta sexta-feira, dia 13 de novembro de 2015, durante o IV Encontro de Jurisprudência nos Tribunais de Contas, que ocorre em São Paulo.
O TCN é uma ferramenta de controle de termos linguísticos da área de controle externo. Ele foi criado para auxiliar os tribunais de contas em seus processos de organização e recuperação de informações e poderá ser utilizado como referência pelos TCs no desenvolvimento de vocabulários controlados específicos.
O desenvolvimento do TCN é resultado do trabalho colaborativo de servidores das áreas de Biblioteconomia, de Jurisprudência e de Tecnologia da Informação do TCDF e do TCU e teve como base os tesauros das duas instituições.
O programa utilizado para a construção do instrumento foi o TemaTres, um software livre específico para criação e gestão de vocabulários controlados. O IRB vai disponibilizar o Tesauro de Contas Nacional no site da instituição para ampliar a divulgação e facilitar o acesso à ferramenta. Confira a primeira parte do trabalho acessando os links abaixo!