Durante todo o mês de setembro, o Edifício-Sede do Tribunal de Contas do Distrito Federal ficará iluminado de amarelo em referência à campanha de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental. Idealizado desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o “Setembro Amarelo” busca chamar atenção para a prevenção ao suicídio, tema ainda considerado tabu.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, foram notificados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, mas esse número pode chegar a 1 milhão de casos. No Brasil, cerca de 14 mil ocorrências são notificadas anualmente.
Ainda segundo a OMS, a maioria dos casos estão relacionados às doenças mentais não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Essas mortes poderiam ser evitadas se os pacientes tivessem acesso a tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.
O Tribunal, por meio da Secretaria de Qualidade de Vida e Bem-Estar (Sesbe), promove diversas ações voltadas para a saúde mental e qualidade de vida no trabalho, como acolhimento, atendimento psicológico, palestras, workshops e campanhas educativas que favoreçam o bem-estar físico e emocional de membros, servidores e colaboradores.
Se precisar, peça ajuda!