O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) lançou nesta terça-feira, dia 21 de agosto, seu novo site institucional, durante a abertura do XXIV Seminário de Atualização de Normas e Procedimentos de Controle Externo (SEMAT). Fruto do esforço conjunto de diversas unidades do Tribunal, o novo site traz mudanças significativas na identidade visual, na arquitetura da informação, no conteúdo e nos sistemas utilizados.
A nova identidade visual do site do TCDF busca oferecer ao usuário uma navegação mais amigável e intuitiva, de maneira que as informações mais acessadas sejam rapidamente encontradas. Para chegar ao resultado atual, o site passou pela avaliação de representantes dos diversos públicos que acessam a plataforma – servidores do próprio tribunal e dos órgãos do GDF, jornalistas, advogados e público externo. A arquitetura da informação, a navegabilidade e a velocidade do site foram alguns dos quesitos avaliados.
Uma das medidas tomadas para melhorar a performance foi o aumento no número de servidores que hospedam o site. Isso aumenta a portabilidade, a segurança e a velocidade durante a navegação. Outro avanço é o design responsivo, ou seja, a capacidade de adaptar o formato do site a telas de smartphones e tablets, que hoje são ferramentas mais utilizadas para acesso à internet do que os computadores de mesa.
Além das mudanças de visual e performance, o novo site traz ainda outros importantes avanços:
Acessibilidade – O novo site do TCDF incorporou funções de acessibilidade para que as pessoas com deficiência fossem atendidas satisfatoriamente. Ele utiliza a ferramenta Rybená, que ajuda na comunicação com pessoas com deficiência auditiva e visual. A ferramenta traduz palavras e frases em português para a Linguagem Brasileira de Sinais. Ela também possui um tradutor de voz, que lê as telas para as pessoas com deficiência visual. Para promover a inclusão digital, também foram inseridas outras funcionalidades, tais como contraste, aumento e redução de fonte, inversão de cores e destaque de links.
Busca TCDF – Um dos principais avanços do novo site é o sistema de pesquisa. O Busca TCDF, desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação do Tribunal, utiliza a elastic search, que é uma ferramenta de buscas utilizada por empresas como Google e SoundCloud. Ela tem capacidade para tratar um grande volume de dados, o que garante alta performance na realização das pesquisas. Agora, é possível ranquear os resultados por relevância. Isso quer dizer que há mais precisão na busca. Com mais exatidão nos resultados, há consequentemente menos documentos apresentados e mais velocidade na pesquisa, trazendo mais facilidade para os usuários. O Busca TCDF também incorpora sinônimos das palavras-chaves digitadas pelo usuário no momento da pesquisa.
A Divisão de Tecnologia da Informação do TCDF também desenvolveu um sistema chamado Tika, que converte para texto os documentos digitalizados como imagem. O sistema está convertendo 250 documentos a cada cinco minutos. A previsão é de que, até o final deste mês, quase 2 milhões de documentos digitalizados como imagens se tornem pesquisáveis.
Ouvidoria Digital – O novo site também ampliou as possibilidades de controle social por meio da criação de uma página digital da Ouvidoria. Foi desenvolvido um sistema de registro e acompanhamento de demandas dos cidadãos. Com isso, o contato com o Tribunal ficou mais fácil e intuitivo. No menu lateral, é possível enviar denúncias, elogios, reclamações, sugestões e solicitações de informação com base na Lei de Acesso à Informação (LAI). Em todas essas funções, há a opção de anexar fotos, vídeos e documentos, o que não era possível antes. Além disso, a partir de agora, cada manifestação do cidadão gera um número de protocolo. E, com esse número, é possível acompanhar o status da demanda. Nessa página especial, o usuário também encontra toda a legislação distrital, federal e a regulamentação no âmbito do TCDF no que diz respeito ao acesso à informação.
Jurisprudência – Outra novidade foi a criação de uma página específica sobre jurisprudência, que reúne informações relativas ao entendimento do TCDF e de outros tribunais sobre assuntos dentro da esfera de competência da Corte de Contas. Além dos boletins informativos, com o posicionamento do Tribunal sobre matérias de sua competência, também estão disponíveis na página da Jurisprudência decisões, súmulas, acórdãos de julgamento de contas e legislação anotada. O usuário pode ainda solicitar pesquisa jurisprudencial pelo site.
Escola de Contas – O novo site do TCDF também traz uma página específica para a Escola de Contas da Corte. Nela, é possível saber o que a Escon faz, ver quais cursos já foram realizados e quais ainda serão ofertados, ter acesso ao conteúdo das edições anteriores do SEMAT, inclusive as palestras em vídeo. A novidade na página própria da Escola de Contas é o SIGED, que é um sistema de gestão educacional completo. Nele, os servidores do GDF e do próprio TCDF, além dos cidadãos do Distrito Federal poderão se inscrever nos cursos por meio do sistema, emitir certificado de participação a qualquer momento, avaliar as capacitações, ter acesso ao histórico e ao material didático, entre outras vantagens.