O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), conselheiro Manoel de Andrade, foi recebido, na manhã desta quinta-feira (27), pelo presidente em exercício do Tribunal de Contas da Paraíba (TC-PB), André Carlo Torres Pontes. A visita teve como objetivo reafirmar protocolo de intenções para firmatura de cooperação, disponibilização, capacitação mútua e compartilhamento de tecnologias da informação para utilização exclusiva nas atribuições constitucionais dos dois órgãos.
A negociação para a celebração do acordo teve início em 2024 e foi agora retomada pela nova gestão do TCDF. No encontro desta quinta-feira, um Termo de Intenção de Cooperação Técnica foi assinado pelos presidentes das Cortes de Contas da Paraíba e do Distrito Federal.
O conselheiro Manoel de Andrade destacou a importância da parceria com o TCE-PB e defendeu a interação entre os órgãos de controle, como forma de aprimorar as ferramentas de fiscalização. O presidente do TCDF ainda ressaltou que tais melhorias proporcionam maior eficiência na fiscalização dos serviços e políticas públicas, resultando, assim, em benefícios para a sociedade.
Após o encontro, a comitiva do TCDF participou de uma reunião técnica no Espaço Cidadania Digital. Na oportunidade, conheceram o funcionamento dos sistemas de coleta e tramitação de processos, Sagres e Tramita, e sistemas de informações estratégicas.
Além do presidente Manoel de Andrade, estiveram presentes na comitiva do TCDF: os chefes de gabinete José Augusto de Andrade Pinto e Patrício Santiago; o secretário-geral de Controle Externo (SEGECEX), Antônio Alexandre do Nascimento Filho; o secretário de Acompanhamento (SEACOMP/SEGECEX), Hugo Tomaz Neto Moraes; o secretário da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Ednaldo Ramos de Souza, o secretário-geral de Administração (SEGEDAM), Paulo Cavalcanti de Oliveira; e o diretor do NIE, André Fagundes Mendes.