Os parlamentares que integraram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Transportes, da Câmara Legislativa Distrito Federal, apresentaram o relatório final da CPI ao Tribunal de Contas do DF, nesta quarta-feira, dia 04 de maio de 2016.
A presidente da CLDF, Celina Leão (PPS), e os deputados distritais Bispo Renato Andrade (PR) e Raimundo Ribeiro (PPS), que foram presidente e relator da Comissão, entregaram o documento para o presidente do TCDF, Conselheiro Renato Rainha, e para a procuradora do Ministério Público de Contas do DF Márcia Farias.
Aprovado no dia 27 de abril, o relatório final da CPI dos Transportes recomenda a nulidade da última licitação para a renovação da frota de ônibus no DF. O principal motivo são os fortes indícios de fraude em favor das empresas vencedoras do certame. “Há várias irregularidades e provas. Acreditamos que há condições de fazer o cancelamento da licitação, até porque a população não ganhou nada com isso. Só perdeu”, disse o deputado Bispo Renato.
A presidente da Câmara afirmou que as ilegalidades no sistema público de transporte do DF vêm causando prejuízos imensos aos cofres públicos. “O aumento da tarifa técnica passou de 1.000%. Essa talvez seja a maior corrupção instalada no DF, porque é contínua”, completou a deputada distrital Celina Leão.
O presidente do TCDF ressaltou que o relatório final da CPI vai contribuir muito para os processos e as auditorias que estão em curso na Corte. “Esse material é essencial para enriquecer nossas apurações, até porque a CLDF teve acesso à quebra dos sigilos bancário e telefônico dos envolvidos”. O Conselheiro Renato Rainha garantiu que a análise do documento terá prioridade no Tribunal. “A população precisa de um serviço público de qualidade e com um preço justo”, finalizou.