No próximo dia 15, o Tribunal de Contas do Distrito Federal comemora seis décadas de fiscalização dos recursos públicos no DF.
A sessão solene de instalação do TCDF, ocorrida em 15 de setembro de 1960, marca a data oficial do aniversário do Tribunal, que havia sido criado por lei em abril do mesmo ano, poucos dias antes da inauguração de Brasília.
A cerimônia ocorreu nas dependências da primeira sede do TCDF, localizada no prédio do então Ministério da Educação na Esplanada dos Ministérios. Lá também funcionavam, à época, o TCU e o TJDFT.
Na sessão de instalação do TCDF, foram empossados os primeiros três Ministros da Corte – Cyro Versiani dos Anjos, Saulo Diniz e Moacyr Gomes e Souza –, que haviam sido nomeados pelo então Prefeito de Brasília, Israel Pinheiro, em 5 de setembro de 1960.
A composição pioneira do Plenário se completaria mais tarde, com a nomeação do Procurador-Geral do MPjTCDF Victor Nunes Leal e dos Ministros do TCDF Segismundo de Araújo Mello e Taciano Gomes de Mello.
Cyro dos Anjos foi eleito primeiro Presidente do Tribunal, para o exercício de 1960. Naquela sessão, o Tribunal também decidiu pela adoção da Lei Orgânica e do Regimento Interno do TCU, até a elaboração de normativos próprios do TCDF.