TCDF lança projeto de inovação para usar inteligência artificial nas fiscalizações do Tribunal

21

 

Uso de inteligência artificial, ideias para fazer mais com menos, otimização de atividades no Tribunal de Contas do Distrito Federal… Esses foram os temas debatidos durante o lançamento do Projeto Ideia Nova, realizado na última terça-feira, 27 de junho, no Plenário da Corte. A iniciativa, proposta pelo Laboratório de Inovação do TCDF, pretende unir esforços em busca de soluções para diversas áreas do Tribunal. Assim, será possível melhorar os processos de trabalho no órgão e contribuir para a melhoria dos serviços públicos do Distrito Federal.

Por meio da iniciativa, servidores e colaboradores vão poder apresentar ideias que permitam melhorias a partir do uso de Tecnologia da Informação.  O projeto piloto terá como foco a Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex). Portanto, neste primeiro momento, as propostas vão contribuir para mudanças positivas nas fiscalizações promovidas pelo TCDF. São exemplos o uso de tecnologia da informação para: otimizar análise de editais; fazer a leitura automatizada do Diário Oficial do DF; priorizar processos; escolher temas de auditorias de conformidade; fazer criptografia para proteção de dados sigilosos, entre outros.

Durante a apresentação do projeto, Leon Sólon, que é cientista de Dados e auditor fiscal da Receita Federal, falou sobre o uso da inteligência artificial (IA) para soluções de problemas. Segundo ele, por meio do aprendizado de máquina (machine learning), é possível descobrir padrões existentes em documentos e processos e, assim, mapear riscos, identificar falhas e fraudes, criar relatórios técnicos de análise, simplificando processos de trabalho.

Representantes de diversas áreas do Tribunal como a Assessoria de Planejamento Estratégico da Fiscalização (APE), a Divisão de Planejamento e Modernização Administrativa (Diplan), a Escola de Contas (Escon), a Secretaria Geral de Controle Externo (Segecex), a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e o Núcleo de Informações Estratégicas (NIE) explanaram como as unidades têm aplicado soluções em tecnologia e como cada área poderá contribuir para o projeto piloto.

As ideias selecionadas passarão por uma análise de viabilidade para a implementação com envolvimento de outras unidades. Depois de passar pelo crivo dos gestores, as propostas selecionadas serão apresentadas ao Laboratório de Inovação.

A experiência-piloto com a Segecex vai possibilitar ao Laboratório de Inovação replicar a iniciativa para outras áreas e unidades do TCDF, bem como para desafios de diferentes graus de complexidade.